Exercícios de ciências sobre vírus com gabarito 6º e 7º anos ensino fundamental.

1) ALTERAÇÃO GENÉTICA DE TRANSMISSOR PODE ACABAR COM A DENGUE.
"A engenharia genética está prometendo uma solução para um dos flagelos dos países tropicais, como o Brasil. A ideia é impedir a implantação do agente causal no transmissor.” ("Folha de S. Paulo" - 12/05/96).
O transmissor e o agente causal da dengue são, respectivamente, um:

A) mosquito e um vírus.
B) mosquito e uma bactéria.
C) percevejo e um vírus.
D) percevejo e uma bactéria.

2. Certos agentes infecciosos são formados apenas por material genético protegido por uma cápsula de proteína. Estes seres só conseguem se reproduzir quando invadem uma célula e utilizam suas estruturas, terminando por destruí-la. Estes agentes são;

A) bactérias.
B) fungos.
C) protozoários.
D) vírus.

3) Gripe espanhola, gripe do porco ou gripe aviária são vários nomes dados à gripe causada pelo vírus Influenza A - H1N1. Esta gripe, de 1918 a 1919, matou aproximadamente 50 a 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Para evitar que isso torne a acontecer, medidas estão sendo tomadas.
Entre elas, a mais importante no momento é;

A) lavar bem as mãos varias vezes e ao tossir colocar o cotovelo frente á boca.
B) aderir à campanha de vacinação, indo ao posto nas datas marcadas e se vacinando.
C) ter contato com pessoas contaminadas pela gripe.
D) apenas não sair de casa quando estiver chovendo, mas, se o fizer usar guarda chuva.

4) Muitas doenças podem ser evitadas. Algumas que matavam muitas pessoas antigamente, hoje deixaram de existir graças a pesquisas que possibilitaram a produção de vacinas. Estas vacinas:

A) não ajudam em nada.
B) são ricas em vitaminas que fortalecem o nosso organismo.
C) devem ser usadas depois que a pessoa já está com a doença, para fortalecer o organismo.
D) ajudam o nosso corpo a criar anticorpos e evitar que fiquemos doentes, mesmo com a presença dos agentes causadores da doença, pois nos tornam imunes ao micro-organismo específico.

5) A dona-de-casa deve encher os latões de ferro e a caixa-d´água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho – e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, a água parada nos baldes – sem qualquer proteção para evitar que seja contaminada – transforma-se em piscina para o Aedes aegypti, que já infectou dezessete pessoas da comunidade desde janeiro. Falta água e sobra dengue no Guará II. In: Correio Brasiliense, 19 maio 1999 (com adaptações). Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os seguintes itens.

A) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo evoluir para hemorragias e causar a morte.
B) O simples contato do Aedes aegypti com a água parada torna-a contaminada e, portanto, a água é potencial, transmissora da dengue.
C) Para “evitar que seja contaminada” pelo Aedes aegypti a água estocada nos recipientes referidos no texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem.
D) O Aedes aegypti é o causador da dengue e o vírus o transmissor.

6) O sarampo, uma das doenças mais contagiosas que se conhecem, está de volta. Em 1996, foram registrados 1.600 casos no continente americano, e desde janeiro do presente ano, foram registrados 4. 169 casos no Brasil.
O microrganismo causador do sarampo injeta na célula infectada seu material genético, que altera as funções normais de célula e passa a comandar a síntese das proteínas para a produção de novos microrganismos que são a ruptura da célula infectada. Sobre esse microrganismo é correto afirmar que:

A) é uma bactéria que tem o material genético localizado dentro de seu núcleo;
B) é um vírus que tem organismo celular do tipo eucarioto;
C) é uma bactéria que não apresenta nem complexo de Golgi nem mitocôndrias;
D) é um vírus, e trata-se de um parasita obrigatório;

7) Considere as seguintes possibilidades de transmissão de um agente patogênico:
I- transfusão de sangue.
II- aperto de mão e abraço.
III- uso de banheiros públicos.
IV- relações sexuais.
V- uso de seringas, material cirúrgico e agulhas contaminadas.
O vírus da AIDS pode ser transmitido, comprovadamente, através de APENAS:

A) I, II e III
B) I, IV e V
C) II, III e IV
D) II, IV e V

8) Considere as seguintes afirmações em relação à Aids :
I- O HIV, vírus da Aids, pode ser transmitido principalmente por meio de relações sexuais com parceiros portadores, transfusões de sangue contaminado ou uso de agulhas contaminadas.
II Mulheres grávidas podem passar HIV para o feto por meio da placenta; o bebê também pode ser contaminado se for amamentado por uma mulher portadora do vírus.
III- Apertos de mão, abraços e uso de utensílios domésticos, como talheres e copos, não representam meios de transmissão do HIV.
IV- O vírus destrói os glóbulos vermelhos do sangue e debilita o sistema imunitário da pessoa.
É incorreta somente a frase de número:

A) I
B) II
C) III 
D) IV

9) Há varias medidas para prevenir doenças, mas apenas uma das frases a seguir refere-se a uma medida importante na prevenção da contaminação pelo HIV.( vírus da Aids)

A) Evitar as picadas de mosquitos.
B) Evitar abraços a pessoas soropositivas.
C) Usar camisinha durante as relações sexuais.
D) Evitar a convivência com pessoas contaminadas.

10) Marque a alternativa em que todas as doenças citadas são viroses: 

A) AIDS, HPV, hepatite e dengue
B) AIDS, dengue, malária, gripe
C) Febre amarela, dengue, AIDS e Leishmaniose
D) Catapora, rubéola, caxumba, tétano
Confira mais informações assistindo o vídeo: Os vírus
https://youtu.be/2OdcMZWSkSY

GABARITO
1) a
2) d
3) b
4) d
5) a
6) d
7) b
8) d
9) c
10) a

Um comentário:

  1. Como me tornei uma mulher feliz novamente
    Com lágrimas de alegria e felicidade, estou prestando meu testemunho a todos os telespectadores on-line, meu problema com o estágio IB de Câncer de Estômago causou-me muitas dores e tristezas, especialmente em minha família.
    Eu estava com tanto medo de perder a vida, sofri o constrangimento de visitar
    terapia centenas de vezes, infelizmente eles não encontraram uma solução definitiva para o meu problema, chorei o dia todo e a noite, tenho que viver minha vida dessa maneira? Eu procurei toda a Internet por cuidados, fui enganado por fraudadores da Internet vezes sem números ... até que um amigo meu que fica no Reino Unido me apresentou a um amigo dela que estava curado da mesma doença, e ela me apresentou ao Dr. Itua, que a curou do câncer de mama por este e-mail / WhatsApp +2348149277967, drituaherbalcenter@gmail.com. Entrei em contato com ele e ele prometeu que tudo ficaria bem e que eu tinha fé. Ele me enviou seus medicamentos à base de plantas através do Courier servcie e fui instruído sobre como tomá-lo por três semanas para curar, segui as instruções que me foram dadas e Hoje sou uma mulher feliz novamente. Ele cura todos os tipos de doenças como - câncer no cérebro, doença trofoblástica gestacional, câncer de cabeça e pescoço, câncer de ovário, linfoma de Hodgkin, herpes, câncer de fígado, câncer de garganta,
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progresesclerose, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, Parkinson, Als, carcinoma adrenocortical Mononucleose infecciosa.
    Câncer de intestino, Câncer de tireóide, Câncer de útero, Fibróide, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Escoliose lateral amiotrófica, Tumor cerebral, Fibromialgia, Toxicidade por fluoroquinolonaTumor de bexiga Mieloma múltiplo, tumores neuroendócrinos
    Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de sinusite, Hepatite A, B / C, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
    Câncer testicular, Doenças de Tach, Leucemia.

    ResponderExcluir