Exercícios sobre características das cadeias e teias alimentares, caça-palavras fotossíntese 6ª e 7ª anos ciências ensino fundamental.

1) Procure no caça-palavras os seguintes termos relacionados à fotossíntese:


2) (UFRRJ) A cidade de Seropédica onde está a Universidade Rural recebeu esse nome devido ao grande desenvolvimento da sericicultura na região há muito tempo atrás. As larvas do bicho-da-seda 'Bombyx mori', produtoras da seda, atacavam as folhas da amoreira, comuns na região. Sob o ponto de vista ecológico, um predador dessas larvas se comporta como:

A) produtor.
B) decompositor.
C) consumidor primário.
D) consumidor secundário.
Resposta: d

3) (UERJ) Na maioria dos casos, a energia de um ecossistema origina-se da energia solar. A figura abaixo mostra alguns seres componentes do ecossistema de um lago. Considere que, no lago, existam quatro diferentes espécies de peixes. Cada uma dessas espécies se alimenta exclusivamente de um dos quatro componentes indicados. O peixe que teria melhores condições de desenvolvimento, em função da disponibilidade energética, seria o que se alimentasse de:
A) algas. 
B) insetos. 
C) copépodes. 
D) crustáceos.
Resposta: a

4) (UERJ 2012) O aumento da poluição atmosférica, especialmente pelo acúmulo de gases do efeito estufa, como o CO2 , tem acarretado a elevação da temperatura global. Alguns seres vivos, no entanto, apresentam um metabolismo capaz de fixar esse gás em matéria orgânica. Em condições ideais, o grupo de organismos com maior capacidade de fixar CO2 é: 

A) levedo. 
B) bactéria. 
C) zooplâncton. 
D) fitoplâncton.
Resposta. d

5) (UFSCar) No aparelho digestório de um boi o estômago é dividido em 4 compartimentos. Os dois primeiros, rúmem e barrete (ou retículo), contêm rica quantidade de bactérias e protozoários que secretam enzimas que decompõem a celulose do material vegetal ingerido pelo animal. O alimento semidigerido volta à boca onde é remastigado (ruminação) e novamente deglutido. Os dois outros compartimentos, ômaso e abômaso, recebem o alimento ruminado e secretam enzimas que quebram as proteínas das bactérias e dos protozoários que chegam continuamente dos compartimentos anteriores. Considerando apenas o aproveitamento das proteínas bacterianas na nutrição do boi, é correto afirmar que o boi e os microorganismos são, respectivamente, 

A) consumidor primário e decompositores. 
B) consumidor secundário e decompositores. 
C) consumidor primário e produtores.  
D) consumidor secundário e consumidores primários.
Resposta: d

6) (UFSCar) No exemplo de cadeia alimentar da ilustração, supondo que o peixe abocanhado pelo jaburu se alimente de plantas aquáticas, podemos considerar que:
A) a maior quantidade de energia disponível está no nível trófico do peixe. 
B) o nível trófico do jaburu apresenta menor quantidade de energia disponível que o do jacaré. 
C) a menor quantidade de energia disponível está no nível trófico do jaburu. 
D) a quantidade de energia disponível no nível trófico do peixe é maior que no nível trófico do jaburu.
Resposta: d

7) Observe a teia alimentar abaixo:
Qual das possibilidades apresentadas a seguir possui um efeito mais provável na promoção do aumento na população de graxains? 
a) A redução da população de corujas. 
b) O aumento da população de gaviões. 
c) O aumento da população de onças. 
d) A redução da vegetação. 
Resposta: a

8) Considere a informação dada pela tirinha.

Podemos dizer que minhoca e gato:

A) participam de cadeias alimentares diferentes, porque gatos são carnívoros de outros tipos de animais. 
B) fazem parte de uma mesma teia alimentar, porém gatos são consumidores e minhocas são produtores. 
C) fazem parte de uma mesma cadeia alimentar, porque são animais carnívoros. 
D) fazem parte de uma mesma teia alimentar, porém gatos são decompositores e minhocas são produtores.
Resposta: a

9) (UFSM 2013) Leia o texto:
Você já ouviu falar no vírus Nipah? Pois ele quase provocou uma tragédia na Malásia, em 1998. Ele foi encontrado em morcegos que se alimentavam de frutos (frugívoros). As fazendas de criação de porcos invadiram o ambiente natural dos morcegos. Instalados sob as árvores, os chiqueiros ficaram cheios de frutas mordidas, fezes e urina infectada. Os porcos adoeceram e as pessoas foram contaminadas pela carne ou excrementos dos animais – dos infectados, 50%
morreram. Fonte: Disponível em <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/UMA+AMEAÇA+A+ME NOS>. Acesso em: 20 de jul. 2012. (adaptado)
Considerando as informações do texto, pode-se afirmar:
I. A sequência morcego porco homem é um exemplo de cadeia alimentar.
II. No texto, a expressão “ambiente natural” é sinônimo de hábitat.
III. Em relação às árvores, os morcegos são consumidores primários.
Está(ão) correta(s):

A) apenas I.
B) apenas II.
C) apenas I e II.
D) apenas II e III.
Resposta: d

10) (FGV) Na goiabeira do quintal de uma casa, eram muitas as goiabas que se apresentavam infestadas por larvas de moscas. Nos galhos da árvore, inúmeros pássaros se alimentavam dos frutos enquanto, ao pé da goiabeira, pássaros iguais aos dos galhos se alimentavam das larvas expostas pelas goiabas que haviam caído e se esborrachado no chão. Sobre a cadeia alimentar aqui representada, é correto afirmar que:

A) os pássaros dos galhos e os pássaros do chão ocupam diferentes níveis tróficos e, portanto, a despeito da mesma aparência, não pertencem à mesma espécie.
B) as larvas são decompositores, enquanto os pássaros são consumidores primários.
C) as larvas são consumidores primários e os pássaros podem se comportar como consumidores primários e secundários.
D) a goiabeira é produtor, os pássaros são consumidores primários e as larvas são parasitas, não fazendo parte desta cadeia alimentar.
Resposta: c

Nenhum comentário:

Postar um comentário