Exercícios sobre cadeias, teias alimentares e suas propriedades 6º e 7º anos, ciências ensino fundamental.

Use o que aprendeu:
1) Explique o significado da seguinte representação:
Milho -------> rato -------> cachorro-do-mato -------> onça
Resposta: É a representação de uma cadeia alimentar, a ponta da seta indica o organismo que se nutre, ou seja, a espécie para a qual a matéria e energia são transferidas.

2) Considere os seguinte seres vivos:
Joaninha, pássaro, gato, pulgão, folha
A) Esquematize uma cadeia alimentar na qual todos eles estejam envolvidos.
Resposta: folha -------> pulgão --------> joaninha --------> pássaro --------> gato

3) Quando um animal se alimenta apenas de vegetais, ele é chamado de herbívoro. Se ele alimenta apenas de animais, é denominado carnívoro.
Mas se inclui na sua alimentação animais e vegetais então recebe o nome de onívoro.
Usando essas informações, diga se os seguintes animais são herbívoros, carnívoros ou onívoros.

A) Capivara.          ____________________________________
B) Onça.               ____________________________________
C) Ser humano.     ____________________________________
D) Porco.              ____________________________________
E) Cavalo.             ____________________________________
F) Leão.                ____________________________________
G) Vaca.               ____________________________________
H) Tigre.               ____________________________________
Resposta:
a) herbívoro.
b) carnívoro.
c) onívoro.
d) herbívoro.
e) herbívoro.
f) carnívoro.
g) herbívoro.
h) carnívoro.

5) Observe atentamente o seguinte desenho.

A) Esse desenho pode representar uma relação entre cinco seres vivos que nela aparecem.
Cientificamente, como é denominada essa relação?
Resposta: cadeia alimentar

B) Escreva o papel desempenhado, nessa relação, pelos seres vivos que aparecem no desenho.
Plantas ______________________________
Gafanhoto ___________________________
Sapo _______________________________
Cobra ______________________________
Gavião ______________________________
Resposta:
planta; produtor
gafanhoto; consumidor primário ou consumidor de 1ª ordem.
sapo; consumidor secundário ou consumidor de 2ª ordem.
cobra; consumidor terciário ou consumidor de 3ª ordem.
águia; consumidor quaternário ou consumidor de 4ª ordem. 

C) Se os sapos forem mortos por poluentes, o que se espera que aconteça com a quantidade de serpentes no ambiente? E com a quantidade de gafanhotos? Que consequências isso traria para o capim existente nas imediações?
Resposta: o número de serpentes diminuirá.
Resposta: o número de gafanhotos aumentará.
Resposta: uma redução na população de capim.

6) Leia o texto:
Predador - Um organismo que mata e se alimenta de outros organismos. Geralmente se pensa em predação envolvendo o consumo de animais, mas ela também pode significar o consumo de plantas. Com base no texto, responda:

A) A onça é predadora da capivara?
Resposta: sim. A onça captura e destrói fisicamente a capivara utilizando-a como alimento.

B) A capivara pode ser considerada predadora de uma touceira de capim?
Resposta: sim. A capivara captura e destrói fisicamente a touceira de capim utilizando-a como alimento.

C) O ser humano é um animal predador?
Resposta:sim. O ser humano é uma espécie que captura e destroem fisicamente seres de outras espécies, utilizando-os como alimento.

7) (UEG) Os cogumelos são fungos comumente encontrados em troncos de árvores, onde suas hifas nutrem-se de moléculas orgânicas que são os componentes presentes nesses troncos. Um indivíduo, ao se alimentar desse fungo, é considerado:

A) Consumidor primário.
B) Consumidor secundário.
C) Consumidor terciário.
D) Consumidor quaternário.
Resposta: b

8) (UENP) “Os papéis duais das formas de vida como produtores de alimento e como consumidores de alimento dão ao sistema uma estrutura trófica, determinada pelas relações de alimentação, através da qual a energia flui e os nutrientes circulam”..
A partir das relações apresentadas no esquema a seguir, assinale a afirmação correta.
A) A teia apresenta organismos que ocupam até o nível de consumidor terciário.
B) A energia que chegará ao homem será maior do que para o grilo.
C) O grilo e o boi apresentam interação ecológica do tipo competição intraespecífica.
D) Os decompositores atuam sobre todos os níveis apresentados na teia e na ciclagem dos nutrientes.
Resposta: d

9) (IFSudeste-MG) Como os fios de uma teia de aranha são interligados, os seres que habitam a Terra interligam entre si e com o meio ambiente. Essa interligação, estudada na ecologia, pode ser representada pelas cadeias alimentares e pelas teias alimentares. Sobre essas interligações, leia, a seguir, as afirmativas e escreva entre parênteses a letra “V” se a afirmativa for verdadeira e “F” se a afirmativa for falsa.
(  ) Na cadeia alimentar, os vegetais, em todos os ecossistemas, são os únicos produtores.
(  ) Numa teia alimentar, um organismo pode ser considerado consumidor primário ou consumidor secundário, dependendo da relação que esteja sendo estabelecida com outros organismos.
(  ) Um organismo onívoro, numa teia alimentar, sempre será considerado consumidor secundário, pois permite duas relações alimentares.
(  ) Os decompositores em uma cadeia alimentar atuam somente no final da cadeia; já em uma teia alimentar os decompositores atuam somente no início, fornecendo nutrientes básicos aos produtores.
Norteado pelas letras que escreveu entre parênteses, marque abaixo a única alternativa correta:

A) F V F F.
B) V F V V.
C) V V F F.
D) F F F V.
Resposta: a

10) Mackenzie-SP Considere o esquema abaixo, que
representa uma teia alimentar. I, II, III, IV e V constituem os vários níveis tróficos.
Os fungos podem ocupar todos os níveis tróficos acima,
EXCETO:
a) I 
b) II 
c) III 
d) IV
Resposta: b

Nenhum comentário:

Postar um comentário