Exercícios sobre características e propriedades da água, cruzadinha ciências 6º ao 9º ensino fundamental.

Cruzadinha científica:
1) Propriedades da água.

                                                                                           
01) FENÔMENO EM QUE UM LÍQUIDO SOBE ESPONTANEAMENTE POR UM TUBO MUITO FINO.
02) FORÇA EXERCIDA POR LÍQUIDOS SOBRE CORPOS MERGULHADOS NELES.
03) SÁBIO GREGO QUE ESTUDOU O COMPORTAMENTO DE OBJETOS MERGULHADOS NA ÁGUA.
04) INSTRUMENTO USADO PARA MEDIR DENSIDADES.
05) METAL LÍQUIDO MUITO DENSO, USADO EM TERMÔMETROS.
06)FORÇA QUE ATUA NOS CORPOS, PUXANDO-OS PARA BAIXO, EM FUNÇÃO DA ATRAÇÃO EXERCIDA PELA TERRA.
07) ACONTECEM COM CORPOS MAIS DENSOS QUE A ÁGUA, QUANDO MERGULHADOS NELA.
08) SUBSTÂNCIA MENOS DENSA QUE A ÁGUA, MUITO USADA NA COZINHA.
09) ACONTECE COM OBJETOS MERGULHADOS EM LÍQUIDOS MAIS DENSOS DO QUE ELES.

Resposta:

2) Para garantir que a água fornecida para a população de uma cidade seja potável, é necessário que ela passe por um tratamento.
Sobre as etapas 1, 2 e 3 do tratamento da água, são feitas as seguintes afirmações:
I. No processo de floculação, por meio da adição de sulfato de alumínio, ocorre formação de flocos onde as sujeiras vão se aglutinar.
II. Na decantação, os flocos com a sujeira são depositados no fundo do decantador.
III. Tanto a decantação como a floculação eliminam todos os flocos com as sujeiras aglutinadas.
IV. Na filtração, a água passa por diversas camadas filtrantes, eliminando assim os flocos com as sujeiras menores.
V. As etapas de floculação, decantação e filtração, apenas clarificam a água.
São corretas apenas as afirmações

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, II, IV e V.
D) I, II, III e V.
Resposta: c

3) Após o processo de clarificação, a água ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, é feita a cloração, acerto de pH e a fluoretação.
Esses processos têm como objetivos, respectivamente,

A) desinfetar, melhorar o sabor e neutralizar a acidez da água.
B) melhorar o sabor, neutralizar a acidez e desinfetar a água.
C) melhorar a saúde bucal da população, desinfetar e neutralizar a acidez da água.
D) desinfetar, neutralizar a acidez da água e melhorar a saúde bucal da população.
Resposta: d

4) (Fatec) As águas dos rios, lagos e mares vizinhos às regiões metropolitanas são, em geral, poluídas. Utilizando métodos físicos e químicos apropriados, as estações municipais de tratamento de água conseguem transformar água contaminada em água potável.

Em uma das etapas do tratamento da água, poluentes são eliminados por processo que envolve reações químicas.
São reações de dupla troca, que produzem substâncias gelatinosas, retendo em sua superfície muitas das impurezas presentes na água. Esse processo denomina-se:

A) desinfecção.
B) decantação.
C) fluoretação.
D) floculação.
Resposta: d

5) Indique a afirmativa correta.

A) A maior parte da água do planeta é salgada.
B) As nuvens são feitas de vapor de água.
C) A maior parte de água doce do planeta encontra-se no estado líquido.
D) As plantas participam do ciclo da água por meio da precipitação.
Resposta: a

6) Na ilustração abaixo pode-se ver a passagem de um pouco de água por três estados físicos.


Assinale a alternativa que corresponde com a sequência 1, 2, 3, 4.

A) Solidificação, sublimação, vaporização e fusão.
B) Fusão, condensação, solidificação e sublimação.
C) Fusão, vaporização, solidificação e condensação.
D) Solidificação, condensação, vaporização e fusão.
Resposta: c

7) Existe um tipo de água que é boa para beber porque é tratada e livre de microrganismo, como é chamada essa água?
A) Água mineral.
B) Água potável.
C) Água doce.
D) Água salgada.
Resposta: b

8) A fórmula química da água é H2O. Conclui-se que esta fórmula apresenta:

A) 2 átomos de hidrogênio (H) e 2 átomos de oxigênio (O).
B) 2 átomos de hidrogênio (H) e 1 átomo de oxigênio(O).
C) 1 átomo de hidrogênio (H) e 2 átomos de oxigênio (O).
D) 1 átomo de hidrogênio (H) e 1 átomo de oxigênio (O).
Resposta: b

9) A produção de água potável é cara: a água dos rios ou de outras fontes precisa passar pelas estações de tratamento e depois ser distribuída para a população. Isso custa muito dinheiro. Veja algumas medidas que devemos tomar para evitar desperdício desse preciso bem mundial.
I. Consertar imediatamente os vazamentos de torneiras, descargas e canos;
II. Não deixar a torneira aberta sem necessidade, desde que seja para lavar a louça, pois ajuda na remoção da sujeira;
III. Ficar no banho somente o necessário;
IV. Na lavagem de carro, utilize a mangueira em vez de balde;
V. Manter a válvula da descarga regulada pra não lançar muita água.
A alternativa que NÃO é considerada uma medida para se economizar água, é?

A) I e II.
B) III e IV.
C) II e IV.
D) IV e V.
Resposta: c

10)  “O sol aquece a superfície da Terra, e parte da água dos lagos, rios e oceanos passam para a atmosfera na forma de vapor. Ao resfriar-se, o vapor de água origina minúsculas gotinhas de água que formam as nuvens. Por fim, na forma de chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre solo, os lagos, os rios e os oceanos”. Qual alternativa que identifica as mudanças de fase da água que aparecem no texto?

A) Evaporação, gasoso, condensação e líquido.
B) Vaporização, gasoso, solidificação, líquido.
C) Vaporização e condensação.
D) Gasoso e líquido.
Resposta: c

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