Exercícios propriedades da água 6º ano ciências fundamental

1) Nome dado a substância que tem capacidade de dissolve-se como o sal.

A) saturada.
B) soluto.
C) suspensão.
D) solvente.
Resposta: b

2) É uma propriedade calculada pela razão (divisão) entre a massa e o volume de um corpo.

A) capilaridade
B) divisibilidade
C) transpiração
D) densidade
Resposta: d

3) Propriedade que a água tem de subir por finíssimos tubos chamados capilares (finos como o cabelo).

A) transpiração.
B) tensão superficial.
C) capilaridade.
D) ebulição.
Resposta: c

4) Relacione as duas colunas:
1). cloração. ( ) Agrupar partículas de sujeira.
2) filtração. ( ) Separação espontânea das partículas em suspensão da água.
3) decantação. ( ) Remoção de partículas muito pequenas, para clareamento da água.
4) floculação. ( ) Matar os microrganismos ainda existentes é prevenir o aparecimento de outros.
A relação correta é:

A) 4, 3, 2, 1
B) 1, 4, 2, 3
C) 4, 3, 2, 1
D) 3, 1, 4, 2
Resposta: a

5) Doença transmitida pela urina de ratos contaminados.

A) cólera.
B) giardíase.
C) leptospirose.
D) infecção intestinal.
Resposta: c

6) A contínua circulação da água na natureza constitui o chamado ciclo da água, que se relaciona ao conjunto das mudanças de lugar e de estado físico da água ao longo do tempo. Ao receber o calor do Sol, a água presente nos rios, lagos, mares, no solo e nas plantas modifica seu estado físico e sobe formando as nuvens. Essas, por sua vez, são levadas pelos ventos e precipitam a água, agora no estado líquido, sobre outras regiões do planeta, que escorrem até os grandes mananciais (mares, rios, lagos etc.) ou são absorvidos pelas plantas ou pelo solo, tornando a entrar no ciclo anterior.
Desta forma, a água muda de fase quando recebe calor do Sol e quando torna-se líquido nas nuvens. Os nomes que damos a esses fenômenos são, respectivamente:

A) Evaporação e condensação
B) Condensação e sublimação
C) Sublimação e evaporação
D) Solidificação e condensação
Resposta: a

7) Qual das alternativas abaixo indica uma relação entre as etapas EVAPORAÇÃO e PRECIPITAÇÃO, referente aos versos da letra da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes?
I - Água que nasce na fonte serena do mundo e que abre um profundo grotão.
II - Águas que caem das pedras, no véu das cascatas, ronco de trovão e depois
dormem tranquilas no leito dos lagos.
III - Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão.
IV - Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação.
V - Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão e sempre voltam humildes pro fundo da terra.
A alternativa correspondente à relação estabelecida é:

A) I e IV
B) II e III
C) III e IV
D) I e V
Resposta: c

8) As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa ‘‘bomba biótica de umidade’’ em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa ‘‘bomba’’ consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente. 
A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental.
Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações).
As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,

A) onde chove, há floresta.
B) onde a floresta cresce, chove.
C) onde há oceano, há floresta.
D) apesar da chuva, a floresta cresce.
Resposta: b

9) O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a Água sofra mudanças e a compreensão dessas transformações é fundamental para entender o ciclo hidrológica. Numa dessas mudanças a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas dos líquidos podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.
A transformação mencionada no texto é a:

A) fusão.
B) liquefação.
C) evaporação.
D) condensação.
Resposta: c

10) (ENEM) Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios?
Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que:

A) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.
B) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.
C) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.
D) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho.
Resposta: a

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