Exercícios sobre vertebrados, peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos. 7º ano ciências ensino fundamental.

1) Preencha o diagrama de acordo com as instruções a seguir:

1) Vertebrados exclusivamente de ambiente aquático.
2) Grupo de vertebrados ao qual pertencem as serpentes, os jacarés,as tartarugas e os lagartos.
3) Palavra que se refere a um ser vivo cujo organismo mantém a temperatura praticamente constante.
4) Grupo de vertebrados que tem espécies cujo ciclo de vida se incia dentro da água, sob a forma de larvas, e, em geral, após e tornarem adultos, prossegue fora dela, em locais úmidos.
5) Ser vivo cujo organismo não mantém a temperatura constante.
6) Vertebrados com o corpo coberto por penas.
7) Animais com glândulas mamárias e com pêlos na superfície do corpo.


R. 1) peixes; 2) répteis; 3) homeotérmicos; 4) anfíbios; 5) pecilotérmicos; 6) aves; 7) mamíferos.

2) Os sapos:

A) podem ser perigosos, pois lançam veneno à distância.
B) são transmissores de doenças.
C) podem ser perigosos se manuseados sem cuidados.
D) são desprovidos de glândulas.
Resposta: c

3) Nas figuras abaixo estão ilustrados representantes de diferentes grupos de animais.
Numere os parênteses de acordo com as características de cada grupo.
( ) A maioria respira por brânquias.
( ) Apresentam glândulas mamárias. 
( ) Possuem os ovos com casca e a temperatura de seus corpos varia com relação a do ambiente. 
( ) Apresentam ossos ocos, (ossos pneumáticos) que lhes dão leveza. 
( ) Possuem dois estágios de vida diferentes (um na água e outro no solo). 
Marque agora a questão que indica a ordem acima:

A) 2 – 4 – 5 – 1 – 3 
B) 3 – 4 – 5 – 1 – 2 
C) 4 – 2 – 5 – 1 – 3 
D) 2 – 4 – 5 – 3 – 1
Resposta: a

4) Pedro e Ítalo foram fazer um estudo sobre um ecossistema e trouxeram um animal para analisar. Deixando-o em cativeiro, puderam acompanhar o nascimento de alguns indivíduos e depois a reprodução dos mesmos. Notaram que, diferentemente dos seres humanos, esses animais passavam por diferentes fases. Eles punham ovos, que se desenvolviam na água, dando origem a girinos. Essas larvas passavam por metamorfoses, dando origem a indivíduos adultos. Nesses estágios eles mudaram completamente suas aparências. Com base no texto acima, podemos dizer que os dois estudaram o ciclo vital de um 

A) mamífero de pequeno porte. 
B) um anfíbio. 
C) um peixe. 
D) uma ave.
Resposta: b

5) Embora alguns animais tenham características em comum, cada grupo tem peculiaridades próprias. Por exemplo, suas formas de alimentação se modificam com o passar do tempo, e nem todos comem as mesmas coisas. Com base no texto, marque a frase abaixo que melhor representa o grupo dos mamíferos. 

A) Os mamíferos mamam na infância e depois todos viram carnívoros. 
B) Os mamíferos mamam na infância, mas depois todos transformam-se em roedores ou carnívoros. C) Nem todos os mamíferos mamam, pois uns são roedores, outros são carnívoros, outros são herbívoros. 
D) Os mamíferos mamam na infância, mas depois mudam sua alimentação, passando a necessitar de outros alimentos.
Resposta: d

6) Marque a 2ª coluna de acordo com os revestimentos dos animais da 1ª coluna.
1 - Aves.            
2 - Mamíferos.
3 - Répteis.
4- Anfíbios.
5 - Peixes.

( ) Apresentam o corpo coberto de penas.
( ) Têm a pele nua e úmida.
( ) Têm o corpo coberto de escamas soltas.
( ) O corpo geralmente é coberto de pelos.
( ) Podem apresentar escamas soldadas ou placas dérmicas.

A) 1- 4- 5- 2 - 3
B) 2 - 4- 3- 1- 5
C) 5 - 3 - 2 - 4- 1
D) 4- 2- 1- 5- 3
Resposta:  a

7) Num trabalho realizado em sala da aula, os alunos descreveram as características de um grupo de animais. Veja a tabela montada pela turma.


Essas características descrevem o grupo de

A) Aves.
B) Peixes.
C) Mamíferos.
D) Anfíbios.
Resposta: a

8) Um aluno do 7º ano fez a seguinte lista de características das classes de vertebrados.
Veja a lista do aluno.



Porém, o aluno não soube relacionar essas características aos nomes das classes dos vertebrados. Você vai ajudá-lo, marcando a relação correta. 

A) Classe A= Aves Classe B = Anfíbios Classe C = Peixes Classe D = Mamíferos Classe E = Répteis 
B) Classe A= Mamíferos Classe B = Peixes Classe C = Anfíbios Classe D = Répteis Classe E = Aves 
C) Classe A= Peixes Classe B = Répteis Classe C = Aves Classe D = Mamíferos Classe E = Anfíbios 
D) Classe A= Peixes Classe B = Anfíbios Classe C = Répteis Classe D = Aves Classe E = Mamíferos
Resposta: a

9) Um condomínio de casas foi construído num local onde os seres vivos se relacionavam conforme a cadeia alimentar abaixo. Todas as cobras do lugar foram mortas. Sabendo disso, marque a alternativa correta.

A) Com a morte das cobras, muitas aves apareceram. 
B) Com o desaparecimento das cobras, os ratos começaram a invadir as casas. 
C) Com a morte das cobras, os ratos também desapareceram. 
D) Com o extermínio das cobras, o ambiente não foi afetado.
Resposta: b

10) Marque nas frases abaixo as características de um organismo vertebrado.

A) São hermafroditas, pecilotérmicos (ectotérmicos) e possuem o corpo formado por anéis.
B) Podem ser homeotérmicos (endotérmicos) ou pecilotérmicos (ectotérmicos) e possuem coluna vertebral.
C) Seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdômen (com três pares de patas).
D) Seu corpo é dividido em cefalotórax e abdômen (com quatro pares de patas).
Resposta: b 

3 comentários: