Páginas

Exercícios sobre artrópodes localizando estruturas e identificando classes. Ciências 7º ano ensino fundamental.

1) Localize e associe corretamente cada estrutura:

c = cabeça                       t = tórax                      a = abdome

A) (        ) localização das patas
B) (        ) localização das asas
C) (        ) localização dos olhos compostos
D) (        ) localização das antenas
E) (        ) ausência de apêndices
F) (        ) localização do aparelho bucal
Resposta: 
a = t
b = t
c = c
d = c
e = a
f = c

2) Assinale com x as afirmativas corretas:

A) (      ) Os artrópodes possuem esqueleto interno.
B) (      ) Os artrópodes possuem patas articuladas.
C) (      ) Por apresentarem duas asas, os insetos pertencem à ordem dos dípteros.
D) (      ) As patas dos insetos saem do tórax.
E) (      ) Os insetos apresentam sistema circulatório fechado.
Resposta: b, d

3) Preencha os quadrinhos, escrevendo as ordens do filo que está indicado na vertical.


Resposta:
aracnídeos
insetos
quilópodes
diplópodes
crustáceos

4) Relacione as colunas:

(A) traqueia
(B) quitina
(C) muda
(D) élitro
(E) lacunoso

(   ) asa grossa e opaca de besouro
(   ) exoesqueleto abandonado
(   ) sistema circulatório dos insetos
(   ) órgão respiratórios
(   ) presente no exoesqueleto dos artrópodes
Resposta de cima para baixo: d, c, e, a, b

5) Assinale com um x as características encontradas somente nos crustáceos:

A) (  ) corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
B) (  ) respiração branquial.
C) (  ) exoesqueleto com impregnação de cálcio.
D) (  ) extremidades ou patas birremes.
Resposta: b, d

6) A lagosta, o polvo e o poliquetos pertencem, respectivamente, aos filos:

A) nematelmintos, anelídeos e artrópodes 
B) artrópodes, moluscos e anelídeos 
C) moluscos, anelídeos e artrópodes 
D) moluscos, artrópodes e equinodermos 
Resposta: b

7) Considere as duas colunas a seguir. Grupos de invertebrados:
I - anelídeos
II - moluscos
III - artrópodes
IV - equinodermos Características:

A- presença de corpo em forma de anéis.
B- presença de pernas articuladas.
C- corpo formado basicamente por cabeça, pé e massa visceral.
D- presença de sistema ambulacrário.
A alternativa que associa corretamente as duas colunas é:

A) I - A, II - C. III - B, IV – D
B) I - B, II - C. III - D, IV – A
C) I - C, II - D. III - B, IV – A
D) I - D, II - A. III - B, IV – C
Resposta: a

8) Ao preparar um cardápio de bodas de prata de um casal, uma família serviu pratos com variados frutos do mar, entre eles: polvo, ostras, lulas e mariscos. Qual é a classificação destes animais?

A) Todos são do filo Cnidário e das classes Moluscos e Cefalópodes.
B) Todos são do filo dos Moluscos e das classes Bivalves e Gastrópodes.
C) Todos são do filo dos Anelídeos e das classes Oligoqueta e Poliqueta.
D) Todos são do filo dos Moluscos e das classes Bivalves e Cefalópodes.
Resposta: d

9) Observe a figura do animal abaixo.

A que filo ele pertence?

A) Anelídios.
B) Moluscos.
C) Artrópodes.
D) Nematelmintos.
Resposta: c

10) (UFCG PB) Uma coleção zoológica de três animais (insetos, aracnídeos e crustáceos) foi montada a partir da coleta desses espécimes em seus ambientes. Os coletores tiveram dificuldades quanto à identificação devido à diversidade obtida. Mesmo assim, os separaram pelas características principais de cada grupo. Seguindo essa metodologia, numere a coluna da direita de acordo com a esquerda: 
1. Insetos 
2. Aracnídeos 
3. Crustáceos 

( ) Quatro pares de pernas
( ) Três pares de pernas
( ) Dois pares de antenas
( ) Um par de antenas
( ) Não apresentam antenas
( ) Apêndices locomotores

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência numérica CORRETA: 

A) 2 – 1 – 3 – 1 – 2 – 3. 
B) 1 – 2 – 3 – 3 – 2 – 2. 
C) 3 – 1 – 1 – 3 – 2 – 3. 
D) 2 – 2 – 3 – 1 – 3 – 1. 
Resposta: a

Nenhum comentário:

Postar um comentário