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Exercícios propriedades e características da água ciências ensino fundamental. 6º ao 9º anos.

1) “Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, aproximadamente 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2,4% formam geleiras inacessíveis e apenas 0,6% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-à um bem extremamente raro e caro”.
Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria:

A) fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.
B) desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação.
C) reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, melhorar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva.
D) realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.
Resposta: c

2) Às vezes, quando está frio, logo de manhã vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão no ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido: é o orvalho. O orvalho se forma quando o vapor de água presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar. Se a temperatura estiver muito baixa, a água pode congelar sobre as superfícies frias, formando uma camada de gelo: é a geada, que pode causar prejuízos às plantações, já que o frio pode destruir folhas e frutos.
A mudança de fase que ocorre na formação da geada chama-se:

A) Ebulição.
B) Fusão.
C) Sublimação.
D) Evaporação.
Resposta: c

3) No ambiente é muito difícil encontrar água pura, em razão da facilidade com que as outras substâncias se misturam a ela. Mesmo a água da chuva, por exemplo, ao cair, traz impurezas do ar nela dissolvidas. Uma das importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver outras substâncias. A água é considerada solvente universal, porque é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas. A água é considerada um solvente universal porque?

A) dissolve líquidos apenas.
B) dissolve líquidos, sólidos e gases.
C) dissolve sólidos apenas.
D) dissolve líquidos e sólidos apenas.
Resposta: b

4) Associe as mudanças de estados físicos com os fenômenos indicados:

A) Sublimação
B) Fusão
C) Evaporação
D) Condensação

(    ) A superfície externa de uma garrafa fria torna-se molhada quando exposta ao ar.
(    ) Quando colocado sobre uma mesa, à temperatura ambiente, o gelo derrete.
(    ) O nível da água contida em um copo deixado sobre a mesa vai diminuindo aos poucos, com o passar do tempo.
(    ) O tamanho de bolinhas de naftalina colocadas em armários diminui com o decorrer do tempo.
Resposta de cima para baixo: d, b, c, a

5) (Vunesp) Comparando duas panelas, simultaneamente sobre dois queimadores iguais de um mesmo fogão, observa-se que a pressão dos gases sobre a água fervente na panela de pressão fechada é maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta. Nessa situação, e se elas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes, podemos afirmar que, comparando com o que ocorre na panela aberta, o tempo de cozimento na panela de pressão fechada será

A) menor, pois a temperatura de ebulição será menor.
B) menor, pois a temperatura de ebulição será maior.
C) menor, pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão.
D) igual, pois a temperatura de ebulição independe da pressão.
Resposta: b

6) Leia os trechos da letra da canção do compositor Guilherme Arantes.
Planeta Água 
Água que nasce na fonte serena do mundo
E abre o profundo grotão (....)
Água que o Sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas da inundação (...)
Terra, planeta água...
Terra, planeta água
Terra, planeta água
 Assinale a opção que indica a associação CORRETA entre os versos da música e os fatos do ciclo da água no nosso planeta.
Versos da música                                       fatos do ciclo da água

A) Água que o Sol evapora  --------------   EVAPORAÇÃO
B) Virar nuvens de algodão  --------------   EVAPORAÇÃO
C) Água que o Sol evapora  ---------------  EBULIÇÃO
D Virar nuvens de algodão   ---------------  SOLIDIFICAÇÃO
Resposta: a

7) Observe a gravura.

Esta questão consta de duas afirmativas. Leia-as com atenção e, depois, assinale a opção CORRETA.
1ª AFIRMATIVA: A água dos mares e rios se evapora e o seu vapor vai para a atmosfera, formando as nuvens. A condensação da água nas nuvens resulta em chuvas. A água volta, no estado líquido, pelos rios, até os mares.
2ª AFIRMATIVA: Esse ciclo de transformações da água recebe o nome de ciclo da água.

A) As duas afirmativas estão corretas.
B) As duas afirmativas estão erradas.
C) Somente a primeira afirmativa está correta.
D) Somente a segunda afirmativa está correta.
Resposta: a

8) O tratamento da água e do esgoto de uma cidade são fundamentais para a saúde da população. Na ETA (Estação de Tratamento de Água) a água captada dos lagos, rios, represas ou lençóis subterrâneos é purificada, por meio da decantação, filtração e cloração. Após isso é levada para grandes reservatórios e, daí, distribuída para as casas. Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a água proveniente do banho, da limpeza doméstica e industrial e das descargas em geral, recebe tratamento primário através da retirada de resíduos sólidos, decantação, aeração e secagem do lodo, antes de ser devolvida aos rios, lagos e mares.
Podemos afirmar que

A) a cloração funciona como processo de eliminação de microrganismos.
B) os dois processos utilizam micro-organismos na purificação da água.
C) a decantação é produzida através de mecanismo que movimenta a água.
D) em ambos os processos há formação de gás que pode ser reaproveitado.
Resposta: a

9) Todas as “águas” com denominações a seguir podem exemplificar soluções (misturas homogêneas) de sólidos em um líquido, exceto:

A) água potável.
B) água destilada.
C) água açucarada.
D) água do mar.
Resposta: b

10)  Como se chama a mudança do estado líquido para sólido?

A) solidificação.
B) transformação.
C) vaporização.
D) sublimação.
Resposta: a

11) ) Evaporação, calefação e ebulição são exemplos de: 

A) passagem do estado líquido para o gasoso. 
B) passagem do estado sólido para o gasoso. 
C) transformações que não dependem da substância e da temperatura do sistema. 
D) obtenção de substâncias puras.
Resposta: a

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