Indique:
a) O produtor: __________________________________________________
Resposta: Planta
b) O consumidor de primeira ordem:
______________________________________________________________
Resposta: gafanhoto
c) O consumidor de segunda ordem:
______________________________________________________________
Resposta: sapo
2) Na cadeia alimentar mostrada a seguir, as setas indicam o caminho do alimento:
C: __________________________________________________
Resposta: consumidor primário ou de primeira ordem
D: __________________________________________________
Resposta: decompositores
E: __________________________________________________
Resposta: consumidor secundário ou de segunda ordem
3) Assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
( ) As planta produz substância orgânica para ela e outros seres vivos.
( ) Todos os animais são consumidores, mas sua dieta geralmente varia, sendo formada por alimento diferentes.
( ) Os produtores serve de alimento para os herbívoros, e estes servem de alimento para carnívoros.
( ) Nos ecossistemas existem somente produtores.
( ) A fotossíntese é um fenômeno biológico em que os seres vivos produzem seu próprio alimento.
( ) Nos ambientes terrestres, os principais organismos que fazem fotossíntese são os animais.
( ) Consumidores são os seres capazes de produzir o seu próprio alimento.
Resposta de cima para baixo: v, v, v, f, f, f, f
4) Considere a cadeia alimentar:
planta --------> peixe --------> ariranha ---------> Jacaré.
Podemos afirmar que:
A) A ariranha é consumidor primário.
B) O peixe é consumidor terciário.
C) O jacaré é consumidor secundário.
D) A planta é produtor.
Resposta: d
5) Responda:
a) O que é cadeia alimentar?
Resposta: cadeia alimentar são as relações alimentares que resultam em transferência de matéria e de energia de um ser vivo para outro.
b) O que é teia alimentar?
Resposta: é o conjunto de todas as cadeias alimentares interligadas, que interagem num ecossistema.
c) Explique o que são seres carnívoros.
Resposta: os seres vivos que se alimentam de animais (por exemplo: a onça).
d) Crie um esquema de cadeia alimentar iniciada por folha.
Possível resposta: Folha -------> inseto -------> mico-leão-dourado --------> gato-do-mato
6) Observe o esquema e responda:
A) Quais são os componentes físicos-químicos (abióticos)? E os componentes vivos (bióticos)?
Resposta físicos-químicos: solo, água, ar, luz
Resposta os componentes vivos: plantas, peixes, insetos, homem, aves, lobo, coelho.
B) Quais são os produtores desse ecossistema? E os consumidores?
Resposta produtores: algas, plantas.
Resposta consumidores: plantas, peixes, inseto, homem, aves, raposa, coelho.
C) Qual a importância dos fungos e das bactérias para o ecossistema do lago?
Resposta: São organismos decompositores.
D) Monte uma cadeia alimentar com os organismos mostrado no esquema.
Possíveis respostas: planta -------> coelho --------> raposa
alga -------> peixe --------> homem
7) Observe a cadeia alimentar e responda:
Fitoplâncton -------> pequenos crustáceos --------> merluza (peixe) -------> homem
A) Qual é o produtor dessa cadeia alimentar?
Resposta: fitoplâncton
B) Qual o lugar que o homem ocupa nessa cadeia alimentar?
Resposta: consumidor terciário ou consumidor de terceira ordem.
8) Suponha que num ecossistema exista a seguinte cadeia alimentar:
Algas -------> caramujos -------> lambari
Se os lambaris forem exterminados, quais serão as consequências:
A) para a população de caramujos?
Resposta: a população aumentará.
B) para as algas?
Resposta: a população de algas diminuirá.
9) Observe a teia alimentar esquematizada a seguir:
A) Que número representa o grupo dos produtores?
Resposta: 1
B) E os decompositores?
Resposta: 8
C) Represente uma cadeia alimentar em que o homem seja:
I. Consumidor secundário.
Resposta: capim -------> boi -------> homem
II. Consumidor terciário.
Resposta: capim -------> gafanhoto --------> galinha ---------> homem
Nenhum comentário:
Postar um comentário