ATIVIDADES: PLANETAS, GALÁXIAS, COMETAS E SISTEMA SOLAR 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

41.A teoria mais aceita sobre a origem da Lua afirma que ela se formou a partir de:



A) Fragmentos capturados de Marte.
B) Colisão entre a Terra e um corpo do tamanho de Marte.
C) Separação espontânea do manto terrestre.
D) Formação simultânea ao Sol.

Resposta: B
Comentário: O impacto com Theia produziu destroços que se uniram formando a Lua.


42.A heliosfera, região dominada pelo vento solar, atua como uma proteção natural contra partículas interestelares. Sua extensão:

A) Termina na órbita da Lua.
B) Atinge bem além de Plutão.
C) Situa-se entre Marte e Júpiter.
D) Coincide com o Cinturão de Kuiper.

Resposta: B
Comentário: A heliosfera se estende muito além dos planetas, formando uma bolha protetora.


43.Cometas de curto período, como o famoso Halley, possuem órbitas que os trazem ao Sistema Solar interno com frequência. Eles vêm principalmente de:



A) Cinturão de Asteroides.
B) Cinturão de Kuiper.
C) Nuvem de Oort.
D) Braço de Órion.

Resposta: B
Comentário: O Cinturão de Kuiper abriga muitos cometas de órbitas mais curtas.


44. Estrelas massivas vivem menos tempo que estrelas pequenas, embora brilhem mais. Isso ocorre porque:

A) Possuem menos combustível para consumir.
B) Consomem combustível muito mais rapidamente.
C) Não realizam fusão nuclear.
D) São mais frias internamente.

Resposta: B
Comentário: A fusão acelerada reduz seu tempo de vida, levando rapidamente a supernovas.


45. A atmosfera de Marte é extremamente fina, contribuindo para temperaturas negativas. Sua composição é dominada por:

A) Metano.
B) Oxigênio.
C) Dióxido de carbono.
D) Nitrogênio.

Resposta: C
Comentário: A atmosfera marciana tem cerca de 95% de CO₂, porém rarefeita.


46. A teoria do Big Bang descreve a origem do Universo como uma expansão a partir de um estado extremamente denso. Uma evidência observacional dessa teoria é:

A) A existência de buracos negros.
B) A radiação cósmica de fundo.
C) A formação de galáxias espirais.
D) O brilho das estrelas vermelhas.

Resposta: B
Comentário: A radiação de fundo é um eco térmico do nascimento do Universo.


47. As galáxias espirais, como a Via Láctea, possuem um bojo central repleto de estrelas velhas. Esse bojo é denominado:

A) Núcleo elíptico.
B) Barra galáctica.
C) Halo solar.
D) Disco planetário.

Resposta: B
Comentário: A barra é uma estrutura alongada que conecta o núcleo aos braços espirais.


48. O planeta Terra possui um campo magnético que desvia partículas solares. Esse campo é gerado principalmente pelo movimento:

A) Da crosta continental.
B) Do núcleo metálico líquido.
C) Das montanhas oceânicas.
D) Da atmosfera superior.

Resposta: B
Comentário: A movimentação do núcleo de ferro líquido produz o campo magnético terrestre.


49. As auroras polares ocorrem quando partículas solares interagem com a atmosfera da Terra. Elas são mais comuns nos polos porque:

A) As temperaturas são mais baixas.
B) O campo magnético concentra partículas nessas regiões.
C) A atmosfera é mais densa ali.
D) Há maior incidência de luz solar.

Resposta: B
Comentário: As linhas do campo magnético convergem nos polos, guiando partículas energéticas.


50. As galáxias podem colidir devido à gravidade, apesar da grande distância entre as estrelas. Um exemplo famoso é a futura colisão entre a Via Láctea e:

A) Andrômeda.
B) Triângulo.
C) Centauro A.
D) Tartaruga.

Resposta: A
Comentário: A galáxia de Andrômeda se aproxima e deve se fundir com a Via Láctea em bilhões de anos.

EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA SOLAR 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL.

 1. O planeta Mercúrio apresenta grandes variações de temperatura entre o dia e a noite. Essa variação ocorre principalmente porque ele:

A) Não possui atmosfera significativa.
B) Tem grande quantidade de oceanos congelados.
C) Gira muito rapidamente.
D) Reflete toda a luz solar.


2. Cometas são frequentemente chamados de “bolas de gelo sujo”, pois possuem composição formada por:

A) Hélio e hidrogênio.
B) Silicatos metálicos.
C) Gelo, poeira e materiais orgânicos.
D) Ferro puro e plasma.


3. A estrela mais próxima da Terra, depois do Sol, é fundamental para estudos sobre sistemas estelares vizinhos. Essa estrela é:

A) Betelgeuse.
B) Proxima Centauri.
C) Sírius A.
D) Régulo.


4. A Terra está localizada em uma região da Via Láctea conhecida como Braço de Órion, uma subdivisão dos braços espirais. Essa localização influencia:

A) Alta taxa de supernovas próxima ao Sol.
B) Estabilidade para formação do Sistema Solar.
C) Rotação irregular da Galáxia.
D) Desaparecimento de poeira interestelar.


5. O cinturão de asteroides marca a transição entre planetas rochosos e gigantes gasosos. Sua localização é:



A) Entre a Terra e Vênus.
B) Entre Marte e Júpiter.
C) Entre Júpiter e Saturno.
D) Depois de Netuno.


6. Saturno é famoso por seu sistema de anéis extensos. Esses anéis permanecem estáveis por longos períodos devido ao equilíbrio entre:

A) Gravidade do planeta e velocidade orbital das partículas.
B) Campo magnético do Sol.
C) Pressão atmosférica externa.
D) Força centrífuga solar.


7. O Sol é composto principalmente pelos elementos mais abundantes do Universo. Esses elementos são:

A) Ferro e níquel.
B) Hidrogênio e hélio.
C) Carbono e oxigênio.
D) Nitrogênio e argônio.


8. A formação de estrelas ocorre em regiões densas das galáxias chamadas nebulosas. Elas são compostas principalmente por:

A) Gás e poeira interestelar.
B) Corpos rochosos sólidos.
C) Ferro líquido e plasma.
D) Gelo interestelar condensado.


9. Eclipses solares ocorrem quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Esse alinhamento pode causar:



A) Bloqueio total ou parcial da luz solar.
B) Aumento da temperatura terrestre.
C) Mudança na órbita lunar.
D) Explosões solares intensificadas.


10. A presença de atmosfera é fundamental para regular a temperatura de planetas. Em Vênus, porém, essa atmosfera gera um efeito extremo porque é composta majoritariamente por:

A) Nitrogênio.
B) Hidrogênio.
C) Dióxido de carbono.
D) Hélio.

GABARITO: 

1) Resposta: A

Comentário: Sem atmosfera, Mercúrio não retém calor, causando extremos térmicos.

2) Resposta: C

Comentário: Mistura de gelo e poeira compõe o núcleo cometário, sublimando perto do Sol.

3) Resposta: B

Comentário: Proxima Centauri pertence ao sistema Alfa Centauri, o mais próximo da Terra.

4) Resposta: B

Comentário: A região tem baixa densidade estelar, facilitando a estabilidade do Sistema Solar.

5) Resposta: B

Comentário: Esta região contém milhões de rochas, restos da formação do Sistema Solar.

6) Resposta: A

Comentário: O movimento orbital impede queda, enquanto a gravidade reúne as partículas.

7) Resposta: B

Comentário: O Sol é formado majoritariamente por hidrogênio (74%) e hélio (24%).

8) Resposta: A
Comentário: Gás e poeira se condensam sob gravidade, iniciando processos estelares.

9) Resposta: A

Comentário: A sombra da Lua bloqueia a luz, gerando diferentes tipos de eclipse.

10) Resposta: C

Comentário: A alta concentração de CO₂ causa efeito estufa descontrolado.

EXERCÍCIOS SOBRE O SISTEMA SOLAR (TERRA NO ESPAÇO) ENSINO FUNDAMENTAL 9º ANOS.

 1) A massa gigantesca do Sol mantém todos os planetas em órbita por meio de sua força gravitacional. Essa força é explicada pela:

A) Lei da Inércia.
B) Gravitação Universal.
C) Lei dos Gases Ideais.
D) Termodinâmica Solar.
RESPOSTA

2) Os anéis de Urano são menos visíveis que os de Saturno, mas possuem composição semelhante. Sua pouca visibilidade deve-se principalmente à:


A) Extrema alta temperatura.
B) Pequena quantidade de gelo refletivo.
C) Rotação invertida.
D) Ausência de partículas sólidas. 
RESPOSTA

3) A cor azul característica de Urano e Netuno é explicada pela presença de determinado composto gasoso em sua atmosfera. Esse composto é:
A) Dióxido de carbono.
B) Amônia.
C) Metano.
D) Oxigênio. 
RESPOSTA

4) As ondas gravitacionais confirmadas em 2015 revolucionaram a física moderna. Elas são geradas principalmente por:
A) Emissão de luz de estrelas.
B) Colisões de objetos extremamente massivos.
C) Rotação da Terra.
D) Explosões de cometas próximos. 
RESPOSTA

5) Satélites artificiais permanecem em órbita da Terra graças ao equilíbrio entre:
A) Gravidade e velocidade tangencial.
B) Calor solar e radiação.
C) Força magnética e rotação.
D) Vórtices atmosféricos. 
RESPOSTA

6) Supernovas são explosões estelares que desempenham papel fundamental na evolução do Universo. Um dos principais impactos dessas explosões é:


A) Reduzir a temperatura local do espaço.
B) Produzir elementos químicos pesados.
C) Destruir galáxias inteiras.
D) Parar a formação de novas estrelas. 
RESPOSTA

7) O movimento retrógrado aparente observado em planetas como Marte ocorre devido a diferenças na velocidade orbital dos corpos em relação à Terra. Esse efeito é:
A) Uma inversão real da órbita.
B) Uma ilusão causada pela perspectiva.
C) Uma falha nos cálculos astronômicos.
D) Consequência da rotação solar.
RESPOSTA

8) Os braços das galáxias espirais são conhecidos por abrigar intensa formação estelar. Isso se deve principalmente à:
A) Alta concentração de poeira e gás.
B) Presença de buracos negros próximos.
C) Falta de matéria interestelar.
D) Órbita estática das estrelas.
RESPOSTA

Io, uma das luas de Júpiter, apresenta atividade vulcânica extrema. Essa atividade é causada pela:
A) Alta temperatura do Sol.
B) Força de maré produzida por Júpiter.
C) Atmosfera espessa de nitrogênio.
D) Presença de água subterrânea aquecida. 
RESPOSYA

10) Ao estudar galáxias distantes, astrônomos observam o desvio para o vermelho na luz emitida por elas. Esse fenômeno indica que:
A) As galáxias estão esfriando rapidamente.
B) O Universo está em expansão.
C) Houve redução de sua luminosidade.
D) As estrelas emitem menos energia. 
RESPOSTA

GABARITO:


Resposta 1
Alternativa B
Comentário: Newton descreveu a gravitação como força que age entre quaisquer massas.
Voltar a questão

Resposta 2
Alternativa B
Comentário: Os anéis de Urano têm menos gelo, refletindo pouca luz.
Voltar a questão

Resposta 3
Alternativa C
Comentário: O metano absorve luz vermelha e reflete luz azul, dando essa coloração.
Voltar a questão

Resposta 4
Alternativa B
Comentário: Fenômenos como fusão de buracos negros produzem ondulações no espaço-tempo.
Voltar a questão

Resposta 5
Alternativa A
Comentário: A velocidade evita queda, enquanto a gravidade impede que o objeto escape.
Voltar a questão

Resposta 6
Alternativa B
Comentário: A explosão gera elementos pesados, essenciais para planetas e vida.
Voltar a questão

Resposta 7
Alternativa B
Comentário: A Terra ultrapassa Marte, dando a impressão de que ele retrocede.
Voltar a questão

Resposta 8
Alternativa A
Comentário: Poeira e gás alimentam a formação de estrelas jovens e brilhantes.
Voltar a questão

Resposta 9
Alternativa B

Comentário: As forças de maré alongam Io, aquecendo seu interior e gerando vulcanismo.

Voltar a questão

Resposta 10
Alternativa B
Comentário: O desvio para o vermelho mostra que as galáxias se afastam, evidenciando expansão.

ATIVIDADES SOBRE SISTEMA SOLAR, GALÁXIAS E PLANETAS 9º ANOS ENSINO FUNDAMENTAL.

1) Marte tem sido um dos principais alvos de missões espaciais, devido à possibilidade de evidências de água passada em sua superfície. Uma característica marcante observada é:
A) Uma atmosfera densa e rica em oxigênio.
B) Vulcanismo ativo contemporâneo intenso.
C) Presença de calotas polares de água e CO₂.
D) Oceano global em estado líquido.

RESPOSTA

2) O movimento dos planetas ao redor do Sol foi explicado por Kepler e depois refinado por Newton. O formato da órbita planetária descrito por Kepler é:

A) Circular perfeita.
B) Elíptica.
C) Parabólica.
D) Hiperbólica.

RESPOSTA

3) A atmosfera terrestre protege a vida ao filtrar parte da radiação solar prejudicial. Essa filtragem ocorre principalmente pela ação da camada de:

A) Nitrogênio.
B) Ozônio.
C) Argônio.
D) Carbono.

RESPOSTA

4) Os gigantes gasosos possuem grande quantidade de luas e intensa atividade atmosférica. Em Júpiter, uma das características mais marcantes é:



A) Tempestade permanente conhecida como Grande Mancha Vermelha.
B) Presença de um oceano líquido na superfície.
C) Rotação mais lenta do Sistema Solar.
D) Atmosfera composta totalmente por hélio puro.
 

5) A luz das estrelas fornece informações valiosas sobre sua composição. Esse estudo é possível graças à análise:
A) Dos movimentos planetários.
B) Do espectro eletromagnético.
C) Da rotação da Terra.
D) Da massa dos planetas próximos. 

RESPOSTA

6) Netuno apresenta ventos extremamente rápidos, alguns dos mais intensos do Sistema Solar. A principal explicação para esse fenômeno está relacionada à:
A) Fraca gravidade do planeta.
B) Alta concentração de metano e dinâmica interna.
C) Proximidade com o Sol.
D) Ausência de atmosfera. 



7) A descoberta de exoplanetas ampliou a compreensão de sistemas solares além do nosso. A técnica mais usada para identificá-los consiste em:
A) Observação do brilho da Lua.
B) Medida da variação luminosa de estrelas.
C) Registro de asteroides próximos.
D) Análise de meteoros terrestres.

RESPOSTA

8) A Nuvem de Oort é considerada uma das regiões mais distantes do Sistema Solar e provável origem de cometas de longo período. Essa região é composta principalmente por:
A) Gelo e rochas congeladas.
B) Ferro e níquel.
C) Lava sólida.
D) Gás ionizado.



9) As galáxias elípticas diferem significativamente das espirais, como a Via Láctea. Uma das características mais comuns das galáxias elípticas é:


A) Alta taxa de formação de estrelas jovens.
B) Predominância de estrelas antigas e pouca poeira.
C) Presença de braços espirais bem definidos.
D) Núcleos com intensa atividade vulcânica. 


10) A inclinação do eixo da Terra é responsável pelas estações do ano. Essa inclinação provoca:
A) Variações na forma da órbita terrestre.
B) Diferenças na incidência de luz solar ao longo do ano.
C) Alteração da força gravitacional terrestre.
D) Aumento do diâmetro equatorial.



GABARITO
Resposta 1
Alternativa C
Comentário: Marte apresenta calotas polares sazonais de gelo e dióxido de carbono, sugerindo ciclos climáticos complexos.
Voltar a questão

Resposta 2
Alternativa B
Comentário: Kepler demonstrou que as órbitas são elipses, com o Sol em um dos focos.
Voltar a questão

Resposta 3
Alternativa B
Comentário: O ozônio absorve radiação UV, essencial para manutenção da vida.
Voltar a questão

Resposta 4
Alternativa A
Comentário: A Grande Mancha Vermelha é uma tempestade massiva ativa há séculos.
Voltar a questão

Resposta 5
Alternativa B
Comentário: A espectroscopia permite identificar elementos químicos pela luz emitida ou absorvida.
Voltar a questão

Resposta 6
Alternativa B
Comentário: A atmosfera rica em metano e processos internos geram ventos superiores a 2.000 km/h.
Voltar a questão

Resposta 7
Alternativa B
Comentário: O método de trânsito detecta quedas no brilho quando um planeta passa diante da estrela.
Voltar a questão

Resposta 8
Alternativa A
Comentário: A Nuvem de Oort é um reservatório de corpos gelados orbitando a grandes distâncias do Sol.

Resposta 9
Alternativa B
Comentário: Galáxias elípticas têm pouca formação estelar e são compostas por estrelas velhas.
Voltar a questão

Resposta 10
Alternativa B
Comentário: A inclinação determina quanto cada hemisfério recebe de luz solar em cada época.

Questões de Múltipla Escolha – Astros do Sistema Solar e Galáxias 8º e 9º anos do ensino fundamental.

1) A observação dos planetas do Sistema Solar revela diferenças marcantes em composição e temperatura. Júpiter, por exemplo, apresenta massa e atmosfera distintas dos planetas rochosos. A principal razão para tal diferença está associada:


A) À distância do Sol e ao rápido resfriamento inicial.
B) À rotação lenta comparada à Terra.
C) À ausência total de elementos químicos complexos.
D) À grande presença de silicatos em sua superfície.
RESPOSTA


2) A Lua influencia diversos processos naturais na Terra, especialmente os ciclos de maré. Esse fenômeno ocorre devido à interação gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol. O efeito predominante é causado pela:
A) Gravidade lunar, por estar mais próxima da Terra.
B) Atração solar, por ser o astro mais massivo.
C) Rotação terrestre acelerada pela Lua.
D) Inclinação do eixo terrestre.



3) A maior parte dos asteroides encontra-se concentrada em uma faixa do Sistema Solar que separa os planetas rochosos dos gasosos. Esse agrupamento é conhecido como:
A) Cinturão de Kuiper.
B) Cinturão de Asteroides.
C) Nuvem de Oort.
D) Zona Habitável. 



4) Ao se aproximarem do Sol, cometas desenvolvem uma extensa cauda brilhante visível a grandes distâncias. Esse fenômeno ocorre principalmente devido à:
A) Ebulição de metais pesados.
B) Sublimação de gelo e liberação de gases.
C) Ionização da cauda solar sólida.
D) Fusão nuclear interna do cometa. 



5) Plutão foi reclassificado como planeta anão devido às regras de definição planetária da União Astronômica Internacional. A característica que ele não atende é:
A) Ser esférico.
B) Executar órbita ao redor do Sol.
C) Limpar sua vizinhança orbital.
D) Compor-se de gelo e rocha.



6) Vênus possui temperaturas superficiais superiores às de Mercúrio, mesmo sendo mais distante do Sol. Esse fato ocorre principalmente devido ao seu:
A) Núcleo metálico maior que o de Mercúrio.
B) Intenso efeito estufa provocado pela atmosfera de CO₂.
C) Rápido movimento de rotação.
D) Solo altamente refletivo. 



7) A Terra situa-se em uma região do Sistema Solar onde a presença de água líquida é possível e estável. Essa área é cientificamente chamada de:
A) Cinturão de vida.
B) Zona habitável.
C) Faixa térmica.
D) Setor biogênico. 



8) O Sol é responsável por fornecer energia para a maior parte dos processos naturais na Terra. Essa energia é gerada por meio de reações que ocorrem em seu núcleo, chamadas:
A) Combustão espontânea.
B) Fusão nuclear.
C) Fissão nuclear.
D) Reações químicas metálicas. 



9) A Via Láctea, onde está localizado o Sistema Solar, apresenta estrutura típica de galáxias espirais. Em termos de morfologia, ela é classificada como:
A) Espiral barrada.
B) Elíptica pura.
C) Irregular compacta.
D) Lenticular plana.



10) O sistema de anéis mais extenso e visível do Sistema Solar pertence a Saturno. Esses anéis são compostos principalmente por:
A) Vapor pressurizado.
B) Gelo e fragmentos rochosos.
C) Ferro líquido.
D) Areia microscópica. 



GABARITO:

Resposta 1
Alternativa A
Voltar a questão 
Comentário: Gigantes gasosos se formaram longe do Sol, permitindo acumular grandes quantidades de gás antes de dissipar. 

Resposta 2
Alternativa A
Comentário: A proximidade da Lua faz sua gravidade ter maior efeito sobre as marés do que o Sol.
Voltar a questão

Resposta 3
Alternativa B
Comentário: Entre Marte e Júpiter está o cinturão de asteroides, formado por bilhões de fragmentos rochosos.
Voltar a questão

Resposta 4
Alternativa B
Comentário: O calor solar transforma gelo em gás, formando a cauda característica dos cometas.
Voltar a questão


Resposta 5
Alternativa C
Comentário: Plutão divide sua órbita com outros objetos do Cinturão de Kuiper, perdendo o status de planeta.
Voltar a questão

Resposta 6
Alternativa B
Comentário: Plutão divide sua órbita com outros objetos do Cinturão de Kuiper, perdendo o status de planeta.

Voltar a questão

Resposta 7
Alternativa B
Comentário: A atmosfera densa de CO₂ captura calor, tornando Vênus o planeta mais quente.

Voltar a questão

Resposta 8
Alternativa B

Comentário: A zona habitável é a região onde a energia solar permite água líquida, essencial à vida como conhecemos.
Voltar a questão

Resposta 9
Alternativa A
Comentário: O Sol funde átomos de hidrogênio em hélio, liberando enorme quantidade de energia.
Voltar a questão

Resposta 10
Alternativa B
Comentário: A Via Láctea tem um bojo central alongado (barrado) com braços espirais.
Os anéis saturninos são aglomerados de gelo e rocha, refletindo muita luz.
Voltar a questão