Composição do ar:
1) Associe estes três gases com as frases a seguir:
GÁS NITROGÊNIO GÁS OXIGÊNIO GÁS CARBÔNICO
A) Gás utilizado na respiração __________________________.
Resposta: gás oxigênio
B) Sua presença é indispensável para que haja combustões. _______________________
Resposta: gás oxigênio
C) Gás presente no ar em pequena proporção (0,03%). _________________________
Resposta: gás carbônico
D) Gás mais abundante no ar. ________________________
Resposta: gás nitrogênio
2) Responda:
A) Que gás as plantas produzem na respiração?
Resposta: gás carbônico.
B) Que gás as plantas produzem na fotossíntese?
Resposta: gás oxigênio
C) Quando as plantas respiram?
Resposta: dia e noite
D) Quando as plantas fazem fotossíntese?
Resposta: durante o dia na presença da luz.
3) Em parques de diversão é comum as crianças pedirem um daqueles balões, cheio com gás que sempre tende a subir. Algum tempo depois, ao enchê-lo novamente, usando o ar dos pulmões, o balão não sobe mais.
Responda:
A) Que gás é usado nesses balões?
Resposta: o gás hélio
B) Por que depois de enchido com ar dos pulmões, o balão não sobe mais?
Resposta: porque o ar dos pulmões é mais denso que o hélio e tão denso quanto o ar atmosférico.
4) Relacione as expressões I, II e III com as situações a seguir.
I. Aumento de gás carbônico.
II. Diminuição de gás oxigênio.
III. Aumento de gá oxigênio.
A) ( ) fotossíntese.
B) ( ) queima de derivados do petróleo.
C) ( ) fogueira.
D) ( ) churrasqueira acesa.
Resposta de cima para baixo: a) III; b) I e II c) I e II d) I e II
COMBUSTÃO COMBURENTE COMBUSTÍVEL
A) Substância que pega fogo. ______________________
B) Ocorre produção de gás carbônico. _________________________
C) Gás indispensável às combustões. __________________________
Resposta:
a) combustível
b) combustão
c) comburente
6) Observe a experiência feita pela aluna Carla, no laboratório de ciências de sua escola.
Depois que Carla colocou água no funil, a chama da vela se movimentou. Isso aconteceu porque
A ) o ar misturado na água se separou.
B ) a rolha impediu a saída da água e do ar.
C ) a água empurrou o ar, provando que o ar existe.
D ) o ar empurrou a água, provocando seu deslocamento.
Resposta: c
7) Observe o gráfico. Ele representa a composição de 100 litros de ar seco na troposfera.
- Quadrados pintados de cinza escuro: 78% de um tipo de gás.
- Quadrados brancos: 21% de outro gás.
- O único quadrado cinza: menos de 1% de um grupo de outros gases. Sobre os tipos de gases e sua quantidade em relação a 100 litros de ar, podemos afirmar que
A ) o gás em menor quantidade é o gás oxigênio.
B ) o gás em maior quantidade é o gás nitrogênio.
C ) o gás em maior quantidade é o gás carbônico.
D ) o gás em maior quantidade é o gás oxigênio.
Resposta: b
8) Observe com bastante atenção o esquema abaixo.
Agora, marque a opção correta.
A) A planta 1 está realizando a fotossíntese: consome gás carbônico e elimina gás oxigênio.
B) A planta 2 está realizando a respiração: consome gás carbônico e elimina gás oxigênio.
C) A planta 1 está realizando a respiração: consome gás carbônico e elimina gás oxigênio.
D) A planta 2 está realizando a fotossíntese: consome gás carbônico e elimina gás oxigênio.
Resposta: a
9) Veja a charge abaixo.
Ela mostra que o equilíbrio da atmosfera (a camada de ar que envolve a Terra) foi alterado pela ação do homem. Podemos dizer que os gases que provocam o aquecimento global são
A) o gás metano e o gás carbônico.
B) o gás oxigênio e o metano.
C) o gás carbônico e o oxigênio.
D) o gás carbônico e o nitrogênio.
Resposta: a
10) ) Não se pode pegar ou ver o ar, mas sabemos que ele existe. Através de suas propriedades é possível comprovar a sua existência. O ar é matéria e ocupa todo o espaço do ambiente que não exista outra matéria. O ar, quando sofre pressão , passa a ocupar menor espaço. Isso ocorre em razão de uma propriedade. A alternativa que apresenta esta propriedade é
A) elasticidade.
B) pressão atmosférica.
C) expansibilidade.
D) compressibilidade.
Resposta: d
lixo
ResponderExcluirÓtimas atividades, parabéns.
ResponderExcluir