Exercícios sobre relações ecológicas 6º e 7º anos ciências ensino fundamental.

1) Leia o texto abaixo para responder às questões.

       Os chimpanzés são encontrados nas savanas e florestas da região central da África.
Vivem em grupos e têm uma organização social: há um "chefe", que exerce certo domínio sobre os outros.
       Alimentam-se de frutas, raízes, folhas, formigas, ovos e pequenos antílopes. Os chimpanzés usam gravetos par capturar formigas e pedras para abrir frutos. Mas eles não nascem sabendo fazer isso: a mãe mostra aos filhotes, e eles aprendem por observação e imitação. Um chimpanzé do zoológico que teve os dentes retirados passou a espremer maçãs, cenouras, laranjas e outros alimentos contra uma quina de jaula para extrair o suco e para fazer um purê com algumas frutas.
O mais interessante é que os outros chimpanzés da jaula passaram a fazer a mesma coisa.
        Há muita cooperação dentro do grupo: uma das maiores ocupações dos chimpanzés é catar piolhos uns dos outros.
        Podem ser atacados por cobras e por mamíferos, como o leopardo, mas atualmente o principal inimigo é o ser humano, que vem ameaçando a sobrevivência da espécie, não apenas pela caça mas também pela destruição do ambiente natural onde ele vive.

A) Qual o habitat do chimpanzé?
Resposta: Savanas e florestas da região central da África.

B) Indique alguns trechos do texto que se refiram ao nicho do chimpanzé?
Resposta: Vivem em grupos, alimentam-se de frutos e raízes, podem ser atacados por cobras e por mamíferos.

C) Os chimpanzés são herbívoros, carnívoros ou onívoros?
Resposta: são onívoros, porque comem tanto plantas como animais.

D) Que tipo de relação os chimpanzés formam entre si? Que tipo de relação ocorrem entre um chimpanzé e a formiga que ele come?
Resposta: os chimpanzés formam entre si uma sociedade entre as formigas que ele come é de predatismo. 

E) Quem são os predadores dos chimpanzés?
Resposta: cobras e leopardos e os seres humanos.

F) O que indica que os chimpanzés são animais bastante inteligentes?
Resposta: O fato de eles usarem gravetos para capturar formigas e pedras para abrir frutas.

2) Associe cada relação com a descrição ou exemplo respectivos.
sociedade- mutualismo- comensalismo- predatismo- parasitismo- competição.
A) Um animal come restos de comida de outro, sem prejudicá-lo, nem beneficiá-lo.
____________________________
Resposta: comensalismo

B) Um animal vive sempre em grupos com outros organismos da mesma espécie.
____________________________
Resposta: sociedade

C) Um organismo vive no corpo do outro, retirando alimento dele e provocando-lhe doenças.
Resposta: parasitismo

D) Um animal mata e devora um ser de outra espécie.
____________________________
Resposta: predatismo

E) Dois animais da mesma espécie lutam por um território onde vão se reproduzir.
____________________________
Resposta: competição

F) Dois animais de espécies diferentes se beneficiam com a relação.
____________________________
Resposta: mutualismo

3) O carrapato vive na pele do boi como mostra a imagem abaixo, sugando lhe sangue. Classifique esse tipo de relação dando as devidas justificativas.



____________________________________________________________
____________________________________________________________
Resposta: a relação existente entre o carrapato e o boi é de parasitismo porque o carrapato se instala no corpo do boi para extrair alimentos e pode lhe provocar doenças e até a morte.

4) Considere a relação ecológica entre a rêmora e o tubarão.
A) como se chama essa relação?
__________________________
Resposta: comensalismo

B) Qual o benefício que resulta da relação nesse caso?
__________________________
Resposta: A rêmora come as sobras de alimentos do tubarão.

C) Esse tipo de relação traz algum prejuízo para os envolvidos?
Resposta: não

5) Nos dois exemplos abaixo está descrito o mesmo tipo de relação.
A) Cobras se alimentam de ratos.
B) Corujas se alimentam de ratos.
Como é chamada essa relação? Justifique sua resposta.
Resposta: predatismo, porque em ambos os casos, um animal mata e devora o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário