Exercícios sobre água e verminoses. 6º e 7º anos ciências ensino fundamental.

1) Algumas verminoses são transmitidas pela ingestão acidental de ovos de vermes, presentes em terra e águas contaminadas por fezes humanas. Esses ovos microscópicos também podem estar em alimentos não lavados. Um exemplo de parasita desse tipo é a:

A) bactéria.
B) esquistossomo.
C) lombriga.
D) ameba.
Resposta. c

2) Na falta de instalações sanitárias adequadas, os ovos contaminam a água e os vegetais, que podem ser ingeridos pelo porco ou pelo boi. Formam-se então larvas que se instalam nos músculos do boi ou do porco. Quando uma pessoa come carne contaminada, crua ou malcozida ( cozimento destrói o cisticerco), a larva atinge seu intestino delgado, onde se desenvolve provocando uma doença chamada:
Observe o ciclo do parasita.

A) esquistosomose.
B) amarelão.
C) ascaridíase.
D) teníase.
Resposta. d

3) Observe a gravura:

Ela está diretamente relacionada com o seguinte fator:

A) Falta de água potável.
B) Falta de rede de esgoto.
C) Habitação precária.
D) Falta de educação sanitária.
Resposta. d

4) (UFAL) A figura abaixo está relacionada a uma doença humana causada por um verme platelminto, cujo ciclo vital envolve um tipo de hospedeiro intermediário (porco ou boi), e no hospedeiro definitivo são produzidas as proglótides.
A doença de que trata a questão consta na alternativa: 

A) Esquistossomose. 
B) Teníase. 
C) Malária. 
D) Amebíase. 
Resposta: b

5) (UEPB) No início do século passado, Monteiro Lobato criou o Jeca-Tatu, personagem que representava o brasileiro da zona rural, descalço, malvestido e portador de verminose. Jeca é magro, pálido e preguiçoso, sendo estas características decorrentes da verminose. Monteiro Lobato afirmava que “Ele não é assim, ele está assim”, e “Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina”.
Assinale a alternativa que informa o nome do parasita, modo de transmissão e profilaxia.

A) Ascaris lumbricoides; ingestão de alimentos e de água contaminados por ovos; saneamento básico, lavar os alimentos, beber água filtrada e fervida. 
B) Schistosoma mansoni; penetração das larvas presentes na água através da pele; tratamento dos doentes, controle da população de planorbídeos, saneamento ambiental. 
C) Ancylostoma duodenale; penetração ativa de larvas através da pele humana; saneamento básico, evitar contato da pele com solos contaminados por larvas do parasita, utilização de calçados. 
D) Ancylostoma brasiliensis; penetração ativa através das mucosas; evitar contato da pele com as larvas do parasita. 
Resposta: c

6) (UNIMONTES MG) O Ascaris lumbricoides é um parasita comumente conhecido como lombriga intestinal que infecta os seres humanos e, mais frequentemente, as crianças; aloja-se normalmente no intestino delgado e, às vezes, dirige–se para outras partes do corpo. Seu comprimento pode variar de 15 a 25cm. As alternativas abaixo apresentam quatro filos. Analise-as e assinale a que CORRESPONDE ao filo pertencente ao Ascaris.

A) Nematoda. 
B) Protozoa. 
C) Platyhelminthes. 
D) Acantocephala.
Resposta:a

7) (PUC-SP) Na tira de quadrinhos, faz-se referência a um verme parasita. Sobre ele, foram feitas cinco afirmações. Assinale a única CORRETA.

A) Apresenta simetria bilateral, corpo cilíndrico e amplo celoma. 
B) Várias espécies desse verme, que utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo, têm o porco como hospedeiro intermediário. 
C) É o verme causador da esquistossomose no ser humano. 
D) Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermediário, podendo apresentar cisticercose.
Resposta: d

8) (UFPE) A esquistossomose observada no Brasil, causada pelo Schistosoma mansoni, é uma doença grave e debilitante. Na fase crônica, ocorre inflamação do fígado e do baço, além da típica ascite (barriga d'água). Na profilaxia dessa doença é importante: 
1) construir redes de água e esgoto. 
2) exterminar o caramujo hospedeiro. 
3) evitar o contato com águas possivelmente infestadas por cercárias. 
4) combater as oncosferas e os cisticercos. 
Está(ão) correta(s): 

A) 1, 2, 3 e 4 
B) 2 apenas 
C) 2 e 4 apenas 
D) 1, 2 e 3 apenas
Resposta: d

9) (UFG-GO) A Organização Mundial de Saúde recomenda aos seus estados membros que desenvolvam políticas públicas de prevenção e tratamento das parasitoses. Dentre essas políticas, a fiscalização sanitária em abatedouros e açougues promove uma medida de prevenção à 

A) filariose. 
B) teníase. 
C) leishmaniose. 
D) esquistossomose. 
Resposta: b

10) (MACKENZIE) As verminoses representam um grande problema de saúde, principalmente nos países subdesenvolvidos. A falta de redes de água e de esgoto, de campanhas de esclarecimento público, de higiene pessoal e de programas de combate aos transmissores, leva ao aparecimento de milhares de novos casos na população brasileira. Dentre as verminoses humanas causadas por nemátodos, citam-se, corretamente, 

A) teníase, ascaridíase e ancilostomose. 
B) filariose, ancilostomose e ascaridíase. 
C) esquistossomose, ascaridíase e ancilostomose. 
D) esquistossomose, filariose e oxiurose. 
Resposta: b

Nenhum comentário:

Postar um comentário