O QUE É? pus, roxo causado por pancada. ciências fundamental.


O PUS

       Muitos leucócitos morrem devido às substâncias tóxicas liberadas pelas bactérias. O acúmulo de leucócitos mortos juntamente com células lesadas e microrganismos destruídos forma o pus, que pode aparecer em uma ferida na pele ou em uma espinha em que houve uma infecção.
Os glóbulos brancos são também chamados leucócitos. Leukos significa 'branco'.

O ROXO DEPOIS DE UMA PANCADA

        Você certamente já bateu a perna ou outra parte do corpo. Deve então ter percebido uma mancha amarelada nessa região depois de algum tempo. A cor amarela que aparece na pele algum tempo depois de uma pancada ou traumatismo é causada pela quebra da hemoglobina que vazou junto com as hemácias dos vasos sanguíneos rompidos. Primeiro aparece uma cor azulada ou negra, "ROXA" que vem do acúmulo de sangue venoso na região. A cor amarela aparece mais tarde, depois que a hemoglobina decompôs e se transformou em bilirrubina.



O EXAME DE SANGUE

       Um deles, o hemograma, permite saber, por exemplo, se a pessoa está com anemia, caracterizada pela diminuição no número de hemácias ou na quantidade de hemoglobina. Outros exames permitem diagnosticar o nível de glicose no sangue. Uma taxa muito elevada dessa substância pode ser sinal da doença chamada diabete. Há ainda exames que indicam doenças como AIDS e a sífiles, por exemplo.
As hemácias também são chamadas glóbulos vermelhos ou eritrócitos. Eritros significa 'vermelho'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário