Exercícios sobre propriedades e características da ÁGUA ciências 6º ao 9º ano ensino fundamental.

1) Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água numa ETA (estação de tratamento da água).

Na etapa 2, a adição de cal, nome vulgar do óxido de cálcio, tem o objetivo de:
a) Corrigir a acidez para aumentar a eficiência no processo de floculação
b) Retirar as impurezas mais grossas.
c) Filtrar a água no final do processo.
d) Adicionar flúor para melhor saúde bucal da população.
Resposta: a

2) O ciclo da água está representado pelo esquema abaixo. Qual é o número no esquema que
representa o processo de condensação?


a) 1
b) 2
c) 3
d) 1 e 2
Resposta: 2

3) Das doenças abaixo, aquela que se adquire pela água contaminada é a:

A) cólera;
B) gripe;
C) ancilostomose;
D) meningite.
Resposta: a

4) (ENEM) A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização. Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada “água de reuso”, recomenda-se:

A) o uso doméstico, para preparo de alimentos.
B) o uso em laboratórios, para a produção de fármacos.
C) o abastecimento de reservatórios e mananciais.
D) o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas.
Resposta: d

5) (ENEM) Considerando os custos e a importância da preservação dos recursos hídricos, uma indústria decidiu purificar parte da água que consome para reutilizá- la no processo industrial. De uma perspectiva econômica e ambiental, a iniciativa é importante porque esse processo:

A) permite que toda água seja devolvida limpa aos mananciais.
B) diminui a quantidade de água adquirida e comprometida pelo uso industrial.
C) reduz o prejuízo ambiental, aumentando o consumo de água.
D) torna menor a evaporação da água e mantém o ciclo hidrológico inalterado.
E) recupera o rio onde são lançadas as águas utilizadas.
Resposta: b

6) (ENEM) No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água. Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados:

A) aumento do nível dos oceanos e chuva ácida.
B) chuva ácida e efeito estufa.
C) alagamentos e intensificação do efeito estufa.
D) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.
Resposta: d

7) Observe:


Disponível em: http://br-geo.blogspot.com/2010/04/charge-do-aquecimento-global.html Acessado em: 04.04.2012 
De acordo com a charge, o que está acontecendo?

A) Os pinguins estão em pleno sertão.
B) O aquecimento global.
C) O verão chegou ao Pólo Norte.
D) Os pinguins estão sendo extintos.
Resposta: b

A principal substância INORGÂNICA que encontramos nas células dos seres vivos é (são):

A) a água.
B) gorduras.
C) proteínas.
D) vitaminas.
Resposta: a

8) (Enem) Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em: http://www.oliberal.com.br. 
O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a:

A) filtração.
B) cloração.
C) coagulação.
D) fluoretação.
Resposta: b

9) (Uece 2015) Antes de chegar às nossas torneiras, a água que consumimos segue um longo trajeto e passa por várias etapas de tratamento. É um conjunto de processos químicos e físicos que evitam qualquer tipo de contaminação e transmissão de doenças. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dessas etapas no tratamento da água.

A) Coagulação, decantação, filtração, floculação, desinfecção e fluoretação.
B) Floculação, coagulação, filtração, decantação, fluoretação e desinfecção.
C) Desinfecção, decantação, filtração, coagulação, floculação e fluoretação.
D) Coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.
Resposta: d

10) Você tem a seguir, de forma desordenada, as etapas de tratamento da água e o que acontece em cada uma delas. Associe a 1ª coluna à sua função na segunda coluna:

Coluna I
A) cloração
B) decantação
C) floculação
D) filtração

Coluna II
(  ) Agrupar as partículas de sujeira em flocos maiores que flutuam na água.
(  ) Matar os microrganismos ainda existentes e prevenir o aparecimento de outros durante o transporte.
(  ) Separação espontânea das partículas em suspensão na água, resultando na acumulação dessas no fundo dos tanques.
(  ) Remoção de partículas muito pequenas, para clareamento da água.
Resposta de cima para baixo: c, a, b, d

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