Exercícios sobre raízes, caules e folhas 7º ano ciências ensino fundamental.

Raízes, caules e folhas comestíveis.
   Embora todos os vegetais abaixo sejam comestíveis, eles representam diferentes órgãos vegetais.


Identificar:
1) Identifique três raízes tuberosas.
______________________________________________________________
R. cenoura, batata-doce e rabanetes.
2) Identificar duas folhas.
______________________________________________________________
R. alface e agrião
3) Identifique dois bulbos.
______________________________________________________________
R. cebola e alho
4) Identifique dois caules subterrâneos.
______________________________________________________________
R. mandioquinha e gengibre
5) Quais desses alimentos fazem parte de sua dieta? De que modo eles são preparados?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
Resposta pessoal

6) Como é possível distinguir um caule subterrâneo de uma raiz subterrânea?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
R. Os caules subterrâneos têm gemas que emitem folhas para fora do solo, como como pode ser visto uma batata brotando.
Das raízes subterrâneas partem caules aéreos que sustentam as folhas.
7) Explique as funções das:

A) Raízes tuberosas.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
R. Fixam a planta, absorvem e acumulam nutrientes.
B) Folhas.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
R. Respiração, evaporação, transpiração e fotossíntese.

8) (UFMG) Considere o processo representado nesta figura: É INCORRETO afirmar que, para esse processo ocorrer, é preciso haver, no solo,

A) matéria orgânica.
B) oxigênio disponível.
C) suprimento hídrico.
D) temperatura adequada.
Resposta: a

9) (Unifesp) A mandioca (aipim, macaxeira) corresponde ao órgão de uma planta onde se acumulam substâncias de reserva energética que têm sua origem:

A) nas folhas, a partir da produção de hormônios vegetais.
B) nas folhas, a partir da fotossíntese.
C) nas raízes, absorvidas diretamente do solo.
D) nas raízes, por relação simbiótica com bactérias.
Resposta: b

10) (Mack) A respeito das flores, que são estruturas exclusivas das angiospermas, considere as afirmações abaixo.
I. Podem ou não ser hermafroditas.
II. Todas possuem ovário contendo um ou mais óvulos.
III. Suas partes, os verticilos, são formados de folhas modificadas.
IV. Nelas se desenvolve a fase esporofítica. Estão corretas, apenas:

A) I e II..
B) I e III..
C) II e III.
D) I e IV
Resposta: b

11) (FUVEST-2009) A relação entre produção, consumo e armazenagem de substâncias, na folha e na raiz subterrânea de uma angiosperma, encontra-se corretamente descrita em:


Resposta: b

12) As folhas são órgãos ricos em células clorofiladas. Têm, em geral a forma de finas lâminas, o que permite:

A) que um grande número de células receba a luz e realize a fotossíntese.
B) que um grande número de células receba a luz e realize a respiração.
C) que um grande número de células receba a luz e realize a transpiração.
D) que um grande número de células receba a luz e realize a excreção.
Resposta: a

Nenhum comentário:

Postar um comentário