Exercícios sobre conservação, degradação e propriedades do solo 6º ao 9º anos ensino fundamental ciências.

1) Cruzada:
1) Solo adequado ao plantio da cana de-de-açúcar.
2) Camada logo acima da rocha-mãe.
3) Solo muito permeável a água.
4) Restos orgânicos decompostos.
5) Ato de revolver a terra, preparando-a para o plantio.
6) Neutralização da acidez do solo.
7) Técnica usada para lançar água em campos cultivados.
8) Solo que retém água..
9) Prática de cultivo organizado de vegetais.
10) Nas raízes dessas plantas vivem certas bactérias.
11) Camada da Terra que apareceu como consequência da ação dos ventos, chuva e variações de temperatura.
12) Seres vivos que ajudam no arejamento do solo.
13) Substância química usada na agricultura, para enriquecer o solo.


R. 1. massapé; 2. subsolo; 3. areia; 4. húmus; 5. arar; 6. calagem; 7. irrigação; 8. argila; 9. agricultura; 10. leguminosas; 11. solo; 12. minhocas; 13. adubo.

2) Uma das consequências de um desmatamento é a ________________.

A) poluição do ar.
B) erosão do solo.
C) poluição da água.
D) adubação do solo.
Resposta: b

3) Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar, todos esses fatores vão, aos poucos, desgastando as rochas e quebrando-as em pequenos grãos. Lentamente, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos (pedaços). Na formação dessas rochas, as camadas sucessivas podem cobrir, também, restos de plantas e animais, formando vestígios de seres vivos que viveram há milhões de anos. O nome desses restos, ou marcas, de organismos antigos e o tipo de rocha onde podemos encontrá-los são, respectivamente,

A) fósseis e rochas magmáticas.
B) fósseis e rochas metamórficas.
C) fósseis e rochas sedimentares.
D) minerais e rochas sedimentares.
Resposta: c

4) Relacione as colunas de acordo com as descrições abaixo.

A) Argila.
B) Húmus.
C) Areia.
D) Silte.
E) Calcário.

(      ) São partículas relativamente grandes, ficando muitos espaços entre elas, permitindo que a água passe com facilidade, formando um solo permeável.
(      ) É todo e qualquer fragmento de mineral ou rocha menor do que areia e maior do que argila.
(      ) São partículas muito pequenas e estão muito próximas umas das outras, quase não há espaço entre elas para a passagem da água, formando um solo impermeável.
(      ) É uma substância branca constituída principalmente de cálcio muito utilizado no desenvolvimento dos vegetais; é considerado um material permeável.
(      ) É resultado da decomposição de animais e vegetais no solo.
Resposta de cima para baixo: c, d, a, e, b

5) O fenômeno que causa desgaste das rochas ou do solo chama-se:

A) composição dos solos.
B) drenagem.
C) erosão.
D) rotação de culturas.
Resposta: c

6) Os solos são elementos da natureza que levam milhões de anos para se formarem. Eles são resultantes da decomposição das rochas expostas à água, aos ventos, ao calor e ao frio. É indispensável aos seres vivos, tanto animais como vegetais. No solo se produz alimentação para animais e plantas, além de servir de abrigo para vários animais. O descuido com o solo causa prejuízos ao ar, à água, aos animais, à flora, à fauna e aos seres humanos. No Brasil, como nos demais países em desenvolvimento são baixos o emprego de técnicas conservacionistas do solo. Leia as técnicas de conservação do solo.

I) Defensivos agrícolas.
II) Terraceamento.
III) Curvas de nível.
IV) Rotação de cultura.
A conservação do solo exige a implantação das:

A) técnicas II, III e IV.
B) técnicas I, II e III.
C) técnicas IV, II e I.
D) técnicas I, III e V.
Resposta: a

7) Preencha corretamente a frase abaixo.
_______________________________ também ajuda a preservar os solos: ela consiste no parcelamento da terra, fazendo o rodízio de produtos durante períodos de 2 ou 3 anos. A técnica que deve ser preenchida no espaço acima permite a reconstituição dos nutrientes do solo em cada uma das parcelas. A opção correta é:

A) associação de culturas.
B) curvas de nível.
C) rotação de solos e cultivos.
D) terraceamento.
Resposta: c

8) Veja a ilustração e complete, com seus conhecimentos sobre os impactos ambientais produzidos pela agricultura.

A padronização de cultivos, ou seja, a monocultura, causa desequilíbrios nas cadeias alimentares preexistentes, favorecendo o aparecimento de ____________________ e __________________ que se tornam _____________________ para o produto cultivado, por causa da inexistência de seus _____________________________ naturais. Em consequência, a indústria ________________________ desenvolveu vários tipos de ___________________ na tentativa de resolver o problema.
Após o preenchimento a resposta correta está na alternativa

A) insetos, ervas, pesticidas, predadores, biológica, agrotóxicos.
B) ervas, insetos, pesticidas, decompositores, química, pesticidas.
C) ervas, insetos, pragas, decompositores, biológica, pesticidas.
D) insetos, ervas, pragas, predadores, química, agrotóxicos.
Resposta: d

9) A espécie humana é a maior responsável pela exploração do planeta. Para isso, existem práticas agrícolas simples que devem ser utilizadas para a conservação do solo. Uma dessas práticas consiste na construção de obstáculos perpendiculares ao caminho da água das chuvas e da irrigação em terrenos inclinados, neste processo evita­-se a erosão. Essa prática é conhecida como:

A) Terraceamento.
B) Plantio em nível.
C) Rotação de culturas.
D) Plantio direto.
Resposta: a

10) As rochas são classificadas de acordo com sua origem. Esse tipo, em específico, é formado  quando o magma se solidifica abaixo da superfície terrestre a muitos metros de profundidade, seu aspecto é de uma rocha maciça. Estamos falando das rochas:

A) Sedimentares.
B) Vulcânicas.
C) Plutônicas.
D) Metamórficas.
Resposta: c
Para você saber mais sobre o solo assista o vídeo SOLO.
https://youtu.be/U6HHExkz2QA

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