Exercícios: identificando estruturas da flor, fruto e semente 7º ano ensino fundamental ciências.

1) Ricardo, embaralhou sem querer  alguma fichas contendo as principais fases da reprodução de uma planta do grupo das angiospermas.


Qual das alternativas completa o esquema acima em que Ricardo deve deixar a fichas novamente?

A) Fruto (semente), germinação, flor, fecundação.
B) Flor, fecundação, fruto (semente), germinação.
C) Flor, fruto (semente), germinação, fecundação.
D) Fruto (semente), fecundação, flor, germinação.
Resposta: b.


2) (UEBA) Na semente de feijão aberta, desenhada a seguir, as setas I e II representam, respectivamente:

A) cotilédones e endosperma.
B) endosperma e embrião.
C) cotilédones e embrião.
D) cotilédone e estróbilo.
Resposta: c


3) Quando falamos da casca do fruto, estamos mencionando a seguinte estrutura:

A) endocarpo.
B) mesocarpo.
C) epicarpo.
D) endosperma.
Resposta: c

4) (UFF RJ)
“Pinheiro me dá uma pinha
pinha me dá um pinhão
menina me dá um beijo
que te dou meu coração”
As partes do pinheiro citadas nesta estrofe popular referem-se, respectivamente:

A) à inflorescência e ao fruto.
B) ao cone masculino e ao caroço.
C) ao cone feminino e à semente.
D) ao fruto e à semente.
Resposta: c

5) (FUVEST SP) O pinhão, estrutura comestível produzida por pinheiros da espécie Araucaria angustifolia, corresponde a que parte da planta?

A) Cone (estróbilo) masculino repleto de pólen.
B) Cone (estróbilo) feminino antes da fecundação.
C) Fruto simples sem pericarpo.
D) Semente envolta por tegumento.
Resposta: d

6) (UEL) Observe: O esquema a seguir representa uma flor de angiosperma.

Assinale a alternativa que associa corretamente os algarismos do esquema com as letras da lista a seguir.
a. formação de grãos de pólen
b. deposição dos grãos de pólen
c. fecundação
d. transformação em fruto

A) I-a, II-d, III-b, IV-c.
B) I-b, II-a, III-c, IV-d.
C) I-c, II-d, III-a, IV-b.
D) I-c, II-b, III-d, IV-a.
Resposta: c

7) (Cefet-MG) Analise a imagem:

Os pseudofrutos são estruturas suculentas que contêm reservas nutritivas e originam-se do desenvolvimento de partes da flor que são diferentes do ovário. NÃO é classificado como pseudofruto o que está indicado pela seta de número:

A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
Resposta: b

8) (UECE) As flores são responsáveis pela reprodução nas fanerógamas e para isso apresentam estruturas relacionadas à reprodução, como o androceu e o gineceu, que são, respectivamente,um conjunto de

A) carpelos e sépalas.
B) espículas e sépalas.
C) estames e carpelos.
D) pétalas e estames.
Resposta: c

9 (UECE) O Reino Vegetal é formado por diferentes tipos de plantas. Nesse Reino, a principal característica que diferencia samambaias e cajueiros é:

A) a presença de xilema e de floema.
B) a ocorrência de alternância de gerações.
C) o desenvolvimento de sementes.
D) a presença de diferentes tipos de clorofila em seus cloroplastos.
Resposta: c

10) (UNIFOR) O esquema abaixo mostra uma flor de Angiosperma.


Nessa flor, o gineceu e o androceu estão representados, respectivamente, por:

A) I e II
B) IV e III
C) II e III
D) IV e II
Resposta: b

Nenhum comentário:

Postar um comentário