EXERCÍCIOS SOBRE MÁQUINAS SIMPLES, PLANO INCLINADO, RODAS, ROLDANAS E ENGRENAGENS (7ª ANOS ENSINO FUNDAMENTAL).

1) Quando um objeto é apoiado sobre o plano inclinado, a força peso que o puxa em direção ao centro da Terra é dividida em duas componentes, chamadas de Px e Py, distribuídas ao longo das direções horizontal e vertical. Dessa maneira, torna-se:

A) mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é menor do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical.
B) mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é maior do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical.
C) mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é a mesma do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical.
D) mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é indiferente, maior ou menor do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical.
Resposta A

2) Apesar da força necessária para elevar um corpo sobre um plano inclinado ser menor do que a força para elevá-lo verticalmente, a energia consumida é:


A) menor, uma vez que a distância a ser percorrida também aumenta.
B) maior, uma vez que a distância a ser percorrida também aumenta
C) a mesma, uma vez que a distância a ser percorrida também aumenta.
D) menor, uma vez que a distância a ser percorrida também diminui.
Resposta C

3) A imagem abaixo é um exemplo de plano inclinado do tipo:


A) cunha.
B) parafuso.
C) rampa.
D) nenhuma.
Resposta A

4) A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada:


A) Alavanca.
B) Engrenagem.
C) Roldana.
D) Plano inclinado.
Resposta D

5) João é josé estão resolvendo como carregar um carrinho de mudanças. João quer usar uma rampa bem comprida e pouco inclinada para empurrar os móveis para dentro do caminhão. José quer uma rampa mais curta, fazendo um ângulo maior com o chão. Em que situação a força utilizada será menor?

A) Na situação indicada por josé a força será menor.
B) Na situação indicada por João a força será menor.
C) Nas duas situações, na de João e de josé as forças serão iguais.
D) Na situação indicada por josé a força será menor além do consumo de energia também menor.
Resposta B

6) Relacione o tipo de máquina simples com o seu exemplo:

l- engrenagem.
ll- alavanca.
lll- roldana.
lV- plano inclinado.

(     ) escorregador.
(     ) roda com sulco.
(     ) tesoura.
(     ) roda dentada.
A relação correta de cima para baixo é;

A) lV, lll, ll, l.
B) lll, ll, l, lV
C) lV, l, ll, lll.
D) ll, lll, lV, l.
Resposta A

7) O pedal de uma bicicleta movimenta uma roda cheia de dentes. Essa roda movimenta uma corrente, e essa corrente movimenta a roda de três, fazendo a bicicleta andar. Rodas ligadas a outras por dentes, correntes ou correias são chamadas:


A) roldanas.
B) rodas.
C) engrenagens.
D) alavancas.
Resposta C

8) A medida que aumenta o número de roldanas:


A) aumenta também o comprimento do pedaço de corda que vai ter que ser puxado.
B) diminui também o comprimento do pedaço de corda que vai ter que ser puxado.
C) continua igual o comprimento do pedaço de corda que vai ter que ser puxado.
D) pode aumentar ou diminuir o comprimento do pedaço de corda que vai ter que ser puxado.
Resposta: A

9) Em regiões montanhosas, as estradas em ziguezague, cheias de curvas, funcionam como um tipo de máquina simples. Assinale a alternativa que representa essa máquina simples:

A) alavancas.
B) engrenagens.
C) roldanas.
D) plano inclinado.
Resposta D, plano inclinado.

10) Sobre as máquinas simples procure no caça palavras (roldana, plano inclinado, engrenagem, alavanca, polia, potente, resistente, apoio, interfixa, trabalho, força, roda, corda, corrente).














Resposta pessoal:


EXERCÍCIOS SOBRE MÁQUINAS SIMPLES TIPOS DE ALAVANCAS, ROLDANAS OU POLIAS (7ª ANOS ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS).

1) As alavancas são objetos rígidos que podem ser usados para mover ou segurar corpos de difícil manuseio ou ainda muito pesados.
Relacione o tipo de alavanca com a sua descrição:

l- interfixa.
ll- inter-resistente.
lll- interpotente.

(     ) o ponto de aplicação da força potente está localizado entre o ponto de apoio e o ponto onde atua a força peso do corpo a ser movido.
(     ) o ponto de apoio fica entre os pontos onde se aplica a força potente e o ponto onde se encontra o peso do objeto a ser movido.
(     ) a força peso é aplicada entre o ponto de apoio e a força potente.

A relação correta de cima para baixo é:

A) l, lll, ll
B) ll, lll, l
C) lll, l, ll
D) ll, l, lll
Resposta C

2) As alavancas existem em diferentes configurações e são usadas para tarefas distintas, por isso é importante conhecer alguns exemplos reais dos tipos de alavancas.
Observe as imagens dos tipos de alavancas e responda as questões de 2, 3 e 4:






O carinho de mão é um exemplo de alavanca?








A) interfixa.

B) inter-resistente.
C) interpotente.
D) nenhuma.
Resposta B

3) A cabeça representa qual tipo de alavanca?













A) inter-resistente.
B) interfixa.
C) interpotente.
D) nenhuma.
Resposta B

4) A pinça é uma alavanca do tipo?







A) inter-resistente.
B) interfixa.
C) interpotente.
D) nenhuma.
Resposta C

5) Alavancas são máquinas simples capazes de multiplicar a força que é aplicada a um corpo ou objeto,
quando apoiadas em um ponto fixo. O princípio de funcionamento das alavancas foi descrito no século III a.C. pelo filósofo Arquimedes.
Sobre as alavancas podemos afirmar que:

A) Existem três tipos de alavancas, que diferem entre si de acordo com os pontos de aplicação das forças.
B) As alavancas são objetos flexíveis que podem ser usados para mover ou segurar corpos de difícil manuseio ou ainda muito pesados.
C) De acordo com o seu tamanho e os pontos onde ocorre a aplicação das forças, as alavancas são capazes de promover uma grande vantagem mecânica, isto é, dividir a intensidade da força produzida.
D) A vantagem mecânica das alavancas depende diretamente da distância entre o ponto de aplicação da força potente e o ponto de resistência. Quanto menor for essa distância, comumente chamada de “braço”, maior será o esforço necessário
Resposta A

6) São dispositivos mecânicos usados para tornar mais cômodo ou reduzir a força necessária para
deslocar objetos com um grande peso. Esse tipo de máquina simples é composta por uma ou mais rodas, que giram em torno de um eixo central e possui um sulco por onde passa uma corda ou fio flexível. A descrição faz uma referência a um tipo de máquina simples chamada:

A) cunhas.
B) rampa.
C) alavancas.
D) roldanas.
Resposta D

7) Nas roldanas fixas não verificamos uma redução no esforço necessário para movimentar um objeto. Portanto, o módulo da força motora será igual ao módulo da força resistente (peso da carga a ser transportada).
Assinale as afirmativas verdadeiras sobre roldana fixa:

l- A roldana fixa tem o seu eixo preso em algum ponto apoio.
ll- Apresenta apenas movimento de rotação.
lll- Apresenta apenas movimento de translação.
lV- Elas modificam apenas o sentido e a direção da força motora que equilibra o peso.

São verdadeiras as afirmativas:

A) l, lll
B) l, ll, lV
C) ll, lV
D) todas
Resposta B

8) A grande vantagem do uso das roldanas móveis é que:

A) aumenta o valor da força motora necessária para movimentar um determinado corpo, entretanto, um comprimento maior de corda deverá ser puxado.
B) a força motora que deve ser equilibrada encontra-se no eixo da roldana, enquanto a força resistente é aplicada no extremo livre da corda.
C) reduz o valor da força motora necessária para movimentar um determinado corpo, entretanto, um comprimento maior de corda deverá ser puxado.
D) ) equilibra o valor da força motora necessária para movimentar um determinado corpo, entretanto, um comprimento menor de corda deverá ser puxado.
Resposta C

9) Qual a força que se deve fazer para sustentar um balde de cimento com 50 kg de massa total, sabendo que a corda que sustenta passa apenas por uma roldana fixa?


A) 20 N.
B) 30 N.
C) 50 N.
D) 100 N.
Resposta C
Resposta no caso da roldana fixa, a força é igual ao peso do balde: F = 50 N.


10) Que tipo de alavanca é o pé-de-cabra, que você vê na figura, e que é usado para abrir tampas de caixotes? E o espremedor de batatas?








___________________                   ___________________

Resposta
O pé-de-cabra é uma alavanca interfixa.
O espremedor de batatas é uma alavanca inter-resistente. 
                                                    

Exercícios sobre bioética, automedicação uso de medicamentos caraterísticas e funções 6ª, 7ª, 8ª, 9ª anos ensino fundamental.

1) Os antibióticos são outro tipo de medicamento inicialmente produzido a partir de seres vivos (bactérias e fungos) e que depois passou a ser produzido em laboratório. Essas substâncias matam ou impedem a reprodução:

A) dos vermes.
B) das bactérias.
C) dos vírus.
D) dos protozoários.
Resposta B

2) Apesar das propagandas de medicamentos alertarem os consumidores com frases como: “consulte sempre seu médico”, ainda assim, algumas pessoas podem se sentirem estimuladas a usar a medicação sem consultar um médico previamente. Esta prática é chamada de:

A) automedicação.
B) auto–imunização.
C) auto–prescrição.
D) autoindicação.
Resposta A

3) Automedicação é considerada perigosa por que?

A) Entre os riscos mais frequentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o não perigo de intoxicação e resistência aos remédios.
B) Sempre que deixar de ir a uma consulta médica, estará tirando o emprego de algum profissional da medicina.
C) O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer somente consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte
D) podem acontecer efeitos prejudiciais e/ou não desejados, os efeitos colaterais, e prejudicar quem os consome.
Resposta D

4) Muitas invenções e descobertas ocorreram em função das guerras. Algumas delas tiveram consequências terríveis para a humanidade, como a bomba atômica. Outras, contudo, foram bastante positivas, como a penicilina. Após retornar dos campos de batalha da Primeira Guerra (1914-1918) ... O médico e oficial escocês que descobriu a penicilina foi:
 














A) Alexander Graham Bell.
B) Thomas Alva Edison.
C) Alexander Fleming.
D) Louis Pasteur.
Resposta C

5) Relacione os tipos de medicamentos às suas indicações corretas.

l- Antitérmicos.
ll- Anti-inflamatórios.
lll- Analgésicos.
lV- Antibióticos.

A) (   ) Impedem a reprodução de bactérias
B) (   ) Aliviam dores.
C) (   ) Diminuem a febre.
D) (   ) Combatem inflamações.

A relação correta de cima para baixo é:

A) l, lll, lV, ll
B) lV, lll, l, ll
C) lll, l, ll, lV
D) lV, ll, lll, l
Resposta B

6) Sobre a bioética é correto afirmar:

l- A Bioética discute, por exemplo, a utilização de células-tronco embrionárias em suas mais diversas problemáticas.
ll- Também é tratado por estudiosos de Bioética o respeito aos limites que devemos ter ao lidar com animais.
lll- A bioética é pautada em proibições, limites ou vetos, e muito menos na necessidade imperiosa que alguns veem de que tudo seja regulamentado, codificado e legalizado.
lV- É baseada na falta de respeito ao pluralismo moral, para ela, o que vale é o desejo livre, soberano e consciente dos indivíduos e das sociedades humanas, desde que as decisões não invadam a liberdade e os direitos de outros indivíduos e outras sociedades.
As afirmativas corretas são:

A) ll, lll, lV.
B) l, ll, lll.
C) l, ll.
D) todas.
Resposta C

7) A importância social da Bioética centra-se:

A) justamente, no fato de que ela procura evitar que a vida seja afetada ou que alguns tipos de vida sejam considerados inferiores a outros.
B) em evitar discursão, por exemplo, a utilização de células-tronco embrionárias em suas mais diversas problemáticas
C) somente ao grande desenvolvimento da Medicina e das ciências, que avançaram cada vez mais para a modificação da vida humana.
D) portanto, a essência é da liberdade, porém, sem compromisso, com responsabilidade.
Resposta A

8) Entre os diversos riscos associados ao descarte incorreto de medicamentos vencidos estão todos abaixo, exceto:

A) contaminação do solo.
B) contaminação do ar.
C) contaminação da água.
D) intoxicação dos animais.
Resposta B

9) Os medicamentos que aliviam dores são chamados:

A) Antitérmicos.
B) Anti-inflamatórios.
C) Analgésicos.
D) Antibióticos.
Resposta C

10) Efeito adverso é uma reação negativa do corpo durante ou após o uso de um medicamento. Efeito colateral é um efeito diferente daquele pretendido com o uso do medicamento, mas não é necessariamente ruim. Os medicamentos que Impedem a reprodução de bactérias são:

A) antibióticos.
B) analgésicos.
C) antitérmicos.
D) anti-inflamatórios.
Resposta A

 

 

Exercícios sobre ação das drogas no sistema nervoso e nos problemas sociais (6ª anos ensino fundamental ciências).

1) Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) podemos definir droga como toda substância, administrada por qualquer via (oral, injetável, inalação, etc.), que provoca alterações no organismo. Sendo assim, podemos entender como droga toda substância:

A) somente natural.
B) somente sintética.
C) natural ou sintética.
D) nenhuma das alternativas acima.
Resposta C

2) Sobre as drogas podemos afirmar corretamente que:

A) algumas são usadas como medicamento e, como todo medicamento, podem ser usadas sem orientação médica.
B) são também chamadas de substâncias psicoativas ou psicotrópicas.
C) uso de drogas não altera a maneira de sentir, pensar ou agir.
D) não provoca mudanças fisiológicas e alterações de comportamento, humor e cognição.
Resposta B

3) O impulso nervoso que percorre um neurônio consegue atravessar a sinapse porque, ao chegar à extremidade do axônio, provoca a liberação de substâncias químicas específicas, chamadas:

A) neurotransmissores.
B) hormônios.
C) enzimas.
D) hemoglobina.
Resposta A

4) Sobre o porque as drogas causam dependência é correto afirmar:

l- O uso regular de drogas faz o indivíduo desenvolver certa tolerância à substância psicoativa.
ll- corpo torna-se progressivamente menos sujeito a seus efeitos e, para obter a mesma sensação, são necessárias doses maiores e mais frequentes.
lll- Há drogas que estimulam as sinapses de tal forma que, com o tempo, apenas os neurotransmissores não são suficientes para garantir a passagem eficaz de impulsos nervosos.
lV- A droga passa, então, a ser “necessária” para a transmissão adequada dos impulsos nervosos.

Estão corretas as afirmativas:

A) apenas l e lV.
B) apenas l, ll e lll.
C) nenhuma.
D) todas.
Resposta D

5) As drogas podem ser classificadas de acordo com seu mecanismo de ação com o sistema nervoso central, podem ser: estimulantes, depressoras e alucinógenas.
Relacione o mecanismo de ação com cada descrição abaixo.

l- estimulantes.
ll- depressores.
lll- alucinógenas.

(    ) são aquelas que diminuem a atividade mental, reduzindo o tônus psíquico, ou seja, faz com que o cérebro funcione lentamente, reduzindo a atividade motora, a concentração e a capacidade intelectual.
(    ) são também chamadas perturbadoras são aquelas que causam confusão mental, agem modificando qualitativamente produzindo desvios de percepções de tempo e espaço, ou seja, produzem distorções no funcionamento do cérebro, como alucinações e delírios.
(    ) são aquelas que potencializam a atividade mental, ou seja, aceleram a atividade determinados sistemas neuronais, trazendo como implicação um estado de insônia e aceleração dos processos psíquicos.

A relação correta de cima para baixo é:

A) lll, l e ll
B) ll, lll e l
C) l, lll e ll
D) ll, l e lll
Resposta B

6) Identifique a alternativa que possui apenas drogas estimulantes:

A) cafeína, inalantes, cogumelo.
B) nicotina, álcool, cafeína.
C) álcool, maconha, nicotina.
D) nicotina, cafeína, anfetamina.
Resposta D

7) As drogas lícitas são aquelas permitidas por lei (para maiores de 18 anos). Isso, não quer dizer que elas não façam mal, afinal todas as drogas podem causar sérios distúrbios físicos e psíquicos. São exemplos de drogas lícitas:

A) álcool e tabaco.
B) álcool e maconha.
C) tabaco e cocaína.
D) cocaína e crack.
Resposta A

8) Sobre drogas e problemas sociais é correto afirmar:

l- Quem faz uso indevido de drogas não tem seu comportamento alterado.
ll- É comum ocorrerem problemas de relacionamento com a família e os amigos.
lll- Quando uma pessoa usa drogas, toda a sua família sofre com isso.
lV- Sob o efeito das drogas, as pessoas muitas vezes fazem coisas que fariam normalmente, como se envolver em brigas, acidentes e crimes.
Estão corretas as afirmativas:

A) apenas l, ll, lll.
B) apenas ll, lll, lV.
C) apenas ll, lll.
D) todas.
Resposta C

9) A maioria dos medicamentos, conhecidos como fármacos, também é feita de materiais sintéticos. Esses produtos são sintetizados em laboratórios e dependem de longas pesquisas científicas que testam sua eficácia e efeitos adversos e colaterais. Os medicamentos que aliviam dores são chamados de:

A) anti-inflamatórios.
B) analgésicos.
C) antitérmicos.
D) antibióticos.
Resposta B

10) Entende-se como “Efeito colateral” ao medicamento:

A) Um efeito diferente daquele pretendido com o uso do medicamento, mas não é necessariamente ruim.
B) Um efeito diferente daquele pretendido com o uso do medicamento, é necessariamente ruim.
C) uma reação negativa do corpo durante ou após o uso de um medicamento.
D) é uma reação positiva do corpo durante ou após o uso de um medicamento.
Resposta A

EXERCÍCIOS SOBRE O SENTIDO DA VISÃO PARTES DO OLHO E FUNÇÃO, PROBLEMAS DA VISÃO (6ª ANOS ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS).

1) Você sabia que muitos problemas de visão podem ser solucionados com o uso de lentes corretivas (óculos). Como conseguimos enxergar os objetos?

A) por causa da luz que reflete neles

B) por causa da luz que refrata neles.

C) por causa da luz emitida por eles.

D) por causa da luz absorvida por eles.

Resposta A

 

2) Na visão normal, a imagem se forma sob a ______________. Quando a imagem não chega corretamente na ________________ ocorre defeito de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia), que podem ser corrigidos com lentes corretoras ou cirurgia. A parte do olho que completa corretamente os espaços na frase é:

 

A) lente.

B) esclera.

C) íris.

D) retina.

Resposta D

 

3) Quando o objeto está próximo do olho, a lente muda de forma e se acomoda, mas os objetos mais distantes passam a ser vistos fora de foco, o que resulta na dificuldade de enxergar de longe a:

 

A) hipermetropia.

B) miopia.

C) presbiopia.

D) astigmatismo.

Resposta B

 

4) Para corrigir a miopia, são utilizadas lentes:

 

A) divergentes que desviam os raios luminosos e fazem com que a imagem se forme na retina.

B) convergentes, que desviam os raios luminosos e fazem a imagem se formar sobre a retina.

C) divergentes que desviam os raios luminosos e fazem com que a imagem se forme antes da retina

D) convergentes, que desviam os raios luminosos e fazem a imagem se formar depois da retina.

Resposta A

 

5) A imagem se forma depois da retina a correção ocorre através do uso de lentes convergentes, que desviam os raios luminosos e fazem a imagem se formar sobre a retina. Essa é uma das formas de corrigir:

 

A) a miopia.

B) o astigmatismo.

C) a presbiopia.

D) a hipermetropia.

Resposta D

 

6) A figura abaixo indica, para a condição, onde a imagem é formada e a correção para o

problema. Identifique a condição e o tipo de lente adequada para corrigir o problema.

 









A) hipermetropia, lente convergente

B) miopia, lente divergente

C) astigmatismo, lente divergente cilíndrica.

D) presbiopia, lente convergente.

Resposta B

 

7) Indique o nome da estrutura de número 5.



A) córnea.

B) retina.

C) cristalino.

D) esclera.

Resposta C

 

8) Leia as perguntas com atenção:

 

l- Em que região do olho são formadas as imagens?

ll- Qual estrutura envia mensagens ao cérebro?

Lll- Qual estrutura regula a quantidade de luz que penetra

nos olhos?

A relação das estruturas que responde corretamente as perguntas de cima para baixo é:

 

A) córnea, retina e íris.

B) esclera, nervo óptico e pupila.

C) nervo óptico, cristalino e esclera.

D) retina, nervo óptico e íris.

Resposta D

 

9) Relacione cada condição abaixo com uma situação de formação da imagem em relação a retina.

 

a) olho normal.

B) miopia.

c) hipermetropia.

d) astigmatismo.

 

(      ) a imagem se forma depois da retina.

(      ) a imagem se forma em diferentes posições sobre a retina.

(      ) a imagem se forma na retina.

(      ) a imagem se forma a frente da retina.

Resposta c, d, a, b

 

10) Caça palavras (miopia, astigmatismo, hipermetropia, convergente, divergente, lente, presbiopia, olho, visão, cérebro, normal).


Resposta pessoal:




Exercícios sobre visão, partes do olho identificação, características e funções 6ª anos ensino fundamental ciências.

1) Com o passar dos anos, a lente do olho vai perdendo a elasticidade. Isso resulta na dificuldade de enxergar de perto, ou seja, de pôr em foco os objetos próximos. Essa condição é conhecida como vista cansada ou:
 
A) presbiopia.
B) miopia.
C) hipermetropia.
D) astigmatismo.
Resposta A

2) “Além disso, cada vez que piscamos, certa quantidade de lágrima espalha-se sobre a superfície do olho, umedecendo e lubrificando o bulbo”. Sobre as lagrimas é correto afirmar:

A) assim como as enzimas digestivas fazem digestão de matéria orgânica.
B) são produzidas pela esclera a parte externa do olho.
C) não apresenta função ou importância para o olho é apenas um líquido que escorre quando choramos.
D) lágrimas apresentam substâncias que atacam as bactérias, protegendo os olhos contra infecções.
Resposta D

3) A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão, é através das células especializadas presentes nos olhos que conseguimos perceber o estímulo da luz. A camada externa do olho é composta de duas estruturas:

A) a retina e esclera.
B) a córnea e corpo vítreo.
C) a esclera e a córnea.
D) a pupila e a íris.
Resposta C

4) Em uma camada mais interna está a (...), a parte colorida do olho, que fica poucos milímetros atrás da córnea e é composta, majoritariamente, por fibras musculares. Sua cor varia: há pessoas de olhos castanhos, azuis, verdes, entre outras cores. A parte do olho que completa corretamente a linha pontilhada é:

A) córnea.
B) íris.
C) pupila.
D) esclera.
Resposta B

5) Local onde se forma a imagem no olho.

A) córnea.
B) retina.
C) pupila.
D) lente.
Resposta B

6) Observe a imagem a seguir:

Identifique as duas partes em destaque:

A) esclera e íris
B) retina e pupila.
C) pupila e íris.
D) pálpebra e esclera.
Resposta C

7) Órgão do sentido responsável por interpretar as mensagens.

A) bulbo.
B) cerebelo.
C) medula espinal.
D) cérebro.
Resposta D

8) Observe a anatomia do olho e indique o nome das estruturas de 1 a 7.

1 ___________________________________________

2___________________________________________

3___________________________________________

4___________________________________________

5___________________________________________

6___________________________________________

7___________________________________________

Resposta: 1 pupila, 2 esclera, 3 retina, 4 córnea, 5 lente ou cristalino, 6 nervo óptico, 7 íris

9) Na retina encontram-se cerca de 160 milhões de células sensíveis à luz. São as estruturas responsáveis pela visão do colorido das imagens:

A) cones.
B) vibriões.
C) bastonetes.
D) espirilos.
Resposta A

10) Procure as seguintes partes do olho no caça palavras abaixo: córnea, pupila, íris, humor aquoso, corpo vítreo, retina, esclera, nervo óptico e lente.




















Resposta pessoal: