EXERCÍCIOS SOBRE PLACAS TECTÔNICAS, TERREMOTOS E VULCÕES - CIÊNCIAS 7ª ANOS ENSINO FUNDAMENTAL.

1) Com base nestas evidências - o encaixe do contorno e a semelhança entre rochas e fósseis -, o cientista Alemão Alfred Wegener (1880 - 1930) propôs que há milhões de anos os continentes poderiam estar unidos, formando um imenso continente que ele chamou:

A) Pangeia.
B) Hipergeia.
C) Biggeia.
D) Supergeia.
Resposta: A

2) Segundo Wegener, em um dado momento a Pangeia começou a se dividir em porções menores que lentamente se movimentaram até a posição atual dos continentes. Essa ideia ficou conhecida como teoria:

A) tectônica de placas.
B) movimentação continental.
C) deriva continental.
D) tectônica global continental.
Resposta: C

3) Há sete placas maiores e várias menores todas são chamadas de placas tectônicas ou placas litosféricas. o Brasil, por exemplo está mais ou menos no centro da placa:

A) Norte-Americana.
B) Indu-Australiana.
C) Euro-Asiática.
D) Sul-Americana.
Resposta: D

4) Supõe-se que surgiram as cordilheiras dos Andes (no continente americano), dos Alpes europeus e do Himalaia (no continente asiático):


A) dos grandes tsunamis e maremotos.
B) dos choques entre placas tectônicas.
C) dos fortes terremotos.
D) das grandes erupções vulcânicas.
Resposta: B

5) Sobre placas tectônicas, terremotos e vulcões é incorreto afirmar.

A) As placas tectônicas estão em constante movimento.
B) O deslocamento de uma placa sobre outra pode provocar terremotos.
C) Terremotos têm mais chances de ocorrer em locais distantes das bordas das placas tectônicas.
D) A maioria dos vulcões ocorre nas bordas das placas tectônicas.
Resposta: C

6) Identifique o fenômeno que corresponde à descrição abaixo:

"Uma onda gigantesca se aproxima do litoral e se projeta em direção ao continente com fúria arrasadora".

A) Tsunami.
B) Erupção vulcânica.
C) Terremoto.
D) Ciclone.
Resposta: A

7) Tanto os tsunamis quanto os terremotos costumam ocorrer:

A) devido a movimentação das placas tectônicas.
B) pelo aquecimento das águas dos oceanos.
C) devido a erupções vulcânicas nos continentes, que provoca deslocamento do magma na direção do litoral.
D) em regiões situadas no centro das placas tectônicas.
Resposta: A

8) Atualmente existem seis continentes: África, Ásia, Antártida, Oceania, Europa e América. Os contornos de alguns continentes parecem se encaixar como peças de um quebra-cabeça. Por exemplo, o encaixe quase perfeito entre a costa da América do Sul e a da África. Sabemos ainda que os tipos de rocha encontrados nos planaltos brasileiros e africanos são muito parecidos como também fósseis de um mesmo tipo de animal foram encontrados em continentes que se encaixam. Veja a figura:


Com base nestas evidências foi proposto que:

A) todos os animais do passado voavam de um continente para outro.
B) as rochas eram transportadas de um continente para outro.
C) há milhões de anos os continentes poderiam estar unidos.
D) a força da natureza esculpiu os contornos dos continentes.
Resposta: C

9) Qual das descrições abaixo representa um fenômeno como o terremoto:

A) enormes massas de água vão se deslocando, formando ondas gigantescas.
B) toneladas de rochas derretidas, com temperaturas superiores a 1000 ºC, e nuvens de poeira e cinzas se espalham pela atmosfera.
C) movimentos circulares e com alta velocidade superior a 105 km/h com centenas de quilômetros de diâmetro, vai devastando tudo pela frente.
D) um som que vai se tornando cada vez mais forte. O chão treme e pode até rachar.
Resposta: D

10) Há certa coincidência entre as regiões onde ocorrem terremotos e onde há vulcões ativos. Os vulcões ativos são aqueles que entram em erupção ou que apresentam outros sinais de atividades, como emissão de fumaça. Indique a afirmativa verdadeira:

A) A parte do manto formada por rochas derretidas é chamada lava.
B) O choque entre duas placas pode formar ciclones e furacões.
C) A maioria dos vulcões ocorre nas bordas das placas tectônicas.
D) As placas tectônicas estão fixas e não se movimentam.
Resposta: C

Exercícios sobre estado físicos da matéria, nutrição, sistema solar, sol, lua e Terra (6ª anos ensino fundamental).

1) O planeta Terra deveria ser chamado de planeta Água, pois (...) de sua superfície é coberta por ela. A maior parte dessa água é salgada (97,5 %), formando os oceanos e mares e uma pe­quena porção é doce (2,5%), sendo encontrada nas águas continentais (rios, lagos, geleiras e águas subterrâneas).
O valor correto que completa a linha pontilhada é:

A) 71%
B) 97,5%
C) 2,5%
D) 50%
Resposta A

2) A água está presente na natureza em três es­tados diferentes: sólido, líquido e gasoso. Ela pode mudar de um estado físico para outro pela elevação ou redução da temperatura e também da pressão.

Observe a figura abaixo:



 









Em A, B, C a água encontra-se no:


A) sólido, líquido e gasoso.

B) líquido, gasoso e sólido.

C) gasoso, líquido e sólido.

D) líquido, sólido e gasoso.

Resposta C

3) Certamente você já deve ter estudado sobre o ciclo da água na natureza. E pode observar no seu dia a dia fenômenos da evaporação da água. Em qual situação abaixo estão ocorrendo evaporação?

A) formação do orvalho.
B) água colocada no congelador.
C) formação da neve.
D) roupa secando no varal.
Resposta D

 4) Observando a figura: qual a mudança de estado físico da água ocorre em 1?













A) fusão.

B) vaporização.

C) condensação.

D) solidificação.

Resposta: B

 5) Nas usinas hidrelétricas  _____________________ é usada para movimentar tur­binas e produzir energia elétrica. Essa energia é distribuída para nossas casas, indústrias, etc.











Completa corretamente a lacuna:

 

A) a força dos ventos.

B) a força do carvão.

C) a força das águas.

D) a força do sol.

Resposta: C

 

6) Uma alimentação adequada é aquela que fornece os nutrientes que atendem as necessidades nutricio­nais do indivíduo. A importância dos nutrientes se relaciona à manutenção das funções do organismo, ajudam na imunidade (previnem doenças), no crescimento e desenvolvimento do corpo. Eles podem ser divididos em 3 grupos com funções distintas.

Relacione o grupo com sua função correspondente:

 

GRUPO

l) Alimentos energético.

ll) Alimentos reguladores.

lll) Alimentos construtores.

 

FUNÇÃO

(       ) tem a função de construir novas células e tecido.

(       ) produzem energia para o corpo.

(       ) são aqueles que regulam e controlam as funções do organismo.

 

É correta a relação grupo e função:

 

A) ll, lll, l.

B) l, lll, ll.

C) lll, ll, l.

D) lll, l, ll.

Resposta D

 

 7) Os nutrientes agem nas células para garantir o funcionamento dos tecidos e órgãos. Para que isso ocorra, a nutrição envolve o trabalho de diversos órgão de 3 sistemas. 

Observe a figura e responda:













Os três sistemas envolvidos no trabalho da nutrição são?

A)  digestivo, o respiratório e o circulatório

B) respiratório, nervoso e o urinário.

C) circulatório, reprodutor e o digestivo.

D) digestivo, linfático e o nervoso.

Resposta: A


8) O sistema respiratório é formado por ór­gãos capazes de conduzir o ar até os pulmões, onde ocorrerá a troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico. Este processo se chama:

A) hematose e ocorre em saquinhos denominados ovócitos, que são bastante irri­gados por vasos sanguíneos.
B) fagocitose e ocorre em saquinhos denominados alvéolos, que são bastante irri­gados por vasos sanguíneos.
C) hematose e ocorre em saquinhos denominados alvéolos, que são bastante irri­gados por vasos sanguíneos.
D) eletrólise e ocorre em saquinhos denominados ovoides, que são bastante irri­gados por vasos sanguíneos.
Resposta C

9) Em seu movimento de rotação, nosso planeta gira em tor­no dele mesmo, fazendo o Sol nascer:

 

A) a leste e se pôr a sudeste de onde estamos.

B) a sudeste e se pôr a oeste de onde estamos.

C) a leste e se pôr a oes­te de onde estamos.

D) a oeste se se pôr a leste de onde estamos.

Resposta C

 

10) Sobre a lua, marque a afirmativa incorreta:


 














A) A lua é o satélite natural da Terra e não possui brilho próprio.

B) Ela possui 90% da massa da Terra.

C) Nosso satélite realiza movimentos de rotação ao redor de seu eixo.

D) A lua realiza movimento de translação ao redor do sol.

Resposta B

Exercícios sobre calor, temperatura, termodinâmica - condução, convecção e irradiação (7ª anos ensino fundamental) ciências.

1) Designa a troca de energia entre corpos:
 







A) temperatura.
B) ebulição.
C) calor.
D) equilíbrio térmico.
Resposta C

2) Caracteriza a agitação das moléculas de um corpo:

A) calor.
B) fusão.
C) temperatura.
D) densidade.
Resposta C

3) Quando os dois corpos, por meio da transferência de calor, atingem a mesma temperatura, temos:

A) precipitação.
B) equilíbrio térmico.
C) temperatura elevada.
D) mesma densidade.
Resposta B

4) A propagação de calor pode ocorrer de três maneiras: condução, convecção e irradiação.
 










Relacione o tipo de propagação com sua característica:

l- condução.
ll- convecção.
lll- irradiação.

(     ) O calor é propagado por meio de ondas eletromagnéticas, sem que seja necessário o contato entre os corpos, por exemplo, se aquecer perto de uma lareira.
(     ) A transferência de calor é dada pela agitação das moléculas, por exemplo, ao segurar uma barra de ferro e aquecer a outra extremidade, em pouco tempo, a barra inteira se aquecerá.
(     ) A transferência de calor ocorre entre líquidos e gases; é o que acontece com o aquecimento de água numa panela, onde criam-se “correntes de convecção” e a água que está próxima do fogo sobe, enquanto a que está fria desce.

Marque a relação correta de cima para baixo.

A) lll, l, ll.
B) l, ll, lll
C) lll, ll, l
D) ll, l, lll
Resposta A

5) Para medir a temperatura é necessário um aparelho chamado:

A) pluviômetro (feito de mercúrio), cujo valor da temperatura pode ser apresentado nas escalas: Celsius (°C), kelvin (K) ou Fahrenheit (°F).
B) anemômetro (feito de mercúrio), cujo valor da temperatura pode ser apresentado nas escalas: Celsius (°C), kelvin (K) ou Fahrenheit (°F).
C) barômetro (feito de mercúrio), cujo valor da temperatura pode ser apresentado nas escalas: Celsius (°C), kelvin (K) ou Fahrenheit (°F).
D) termômetro (feito de mercúrio), cujo valor da temperatura pode ser apresentado nas escalas: Celsius (°C), kelvin (K) ou Fahrenheit (°F).
Resposta D

6) Por definição física, a sensação térmica trata-se de uma percepção do ar, a qual pode diferir muito da temperatura real. São fatores que alteram a transferência de energia (calor) entre o meio ambiente e o corpo.

l) umidade relativa do ar.
ll) densidade atmosférica.
lll) velocidade de propagação do vento.

Alteram a transferência:

A) somente l, lll.
B) somente ll.
C) nenhum.
D) todos.
Resposta D

7) Máquinas térmica são dispositivos que absorvem calor de uma fonte e convertem-no parcialmente em energia mecânica. Sobre as máquinas térmicas podemos afirmar:

A) Máquinas térmicas são capazes de converter totalmente o calor proveniente de uma fonte térmica em energia mecânica – cinética ou potencial.
B) Nenhuma máquina térmica é perfeita, ou seja, mesmo a melhor máquina térmica já inventada jamais poderia ter um rendimento igual a 100%.
C) Em todas as máquinas térmicas, há somente uma fonte quente.
D) Os refrigeradores, ou máquinas frigoríficas, são máquinas térmicas invertidas.
Resposta B

8) Os conceitos físicos são importantes na construção de dispositivos criados a fim de facilitar a vida do ser humano. A garrafa térmica é um desses dispositivos, e tem como princípio:














A) elevar a temperatura dos fluidos, os processos de transferência de energia térmica.
B) conservar a temperatura dos fluidos, os processos de transferência de energia térmica.
C) diminuir a temperatura dos fluidos, os processos de transferência de energia térmica.
D) equilibrar a temperatura dos fluidos, os processos de transferência de energia térmica.
Resposta B

9) Ao cozinhar, utilizamos colheres de alumínio, ou algum outro metal, para mexer a comida. Quando as esquecemos dentro da panela é quase impossível pegá-las novamente sem o auxílio de uma luva, caso o objeto seja todo de metal. Tal fato ocorre em razão da:














A) convecção.
B) irradiação.
C) condução.
D) nenhuma.
Resposta C

10) O ideal é não deixar a colher dentro da panela ou utilizar uma colher que tenha cabo de plástico, madeira ou até mesmo sejam totalmente feitas dos materiais citados (plástico – madeira), pois eles:

A) não são bons condutores térmicos, logo, não aquecem tanto quanto o metal.
B) são bons condutores térmicos, logo, não aquecem tanto quanto o metal.
C) não são bons condutores térmicos, logo, aquecem tanto quanto o metal.
D) são bons condutores térmicos, logo, aquecem tanto quanto o metal.
Resposta A

Exercícios sobre transformação de energia, eletricidade e consumo consciente (8ª anos ensino fundamental ciências).

1) Sobre a eletricidade marque as afirmativas verdadeiras:

l) O sistema nervoso, por exemplo, só funciona por causa de impulsos elétricos que passam de célula a célula.

ll) As batidas do coração também funcionam por meio de descargas elétricas.

lll) Como se vê, a eletricidade é um fenômeno artificial.

lV) Os nossos corpos são dotados de eletricidade.

V) O homem inventou a eletricidade e desenvolveu formas de usá-la.

São verdadeiras:
A) Somente l, lll, lV, V.
B) Somente ll, lll lV.
C) Somente l, ll, lV.
D) somente ll, V
Resposta C

2) Eletricidade é o movimento, usualmente de elétrons, produzido a partir de dois pontos de um condutor. Em termos gerais, é a área da Física que estuda os fenômenos causados pelo trabalho das cargas elétricas. Em relação a eletricidade é correto afirmar:

A) Assim como os demais fenômenos da natureza, a eletricidade sempre existiu, muito tempo antes de a humanidade surgir.
B) Os raios, por exemplo, são os fenômenos elétricos que produziram a maior parte de todo o oxigênio da atmosfera terrestre.
C) Os raios têm origem somente em nuvens que se eletrizam pelo atrito.
D) As ligações químicas que formaram as primeiras moléculas de água do planeta Terra, por exemplo, são produto da repulsão elétrica entre cargas, descrita matematicamente pela Lei de Proust.
Resposta A

3) O primeiro relato documentado de uma observação de fenômenos elétricos foi do filósofo grego (...). Ele percebeu que, quando esfregado em tiras de couro, o âmbar (uma resina vegetal fóssil) tinha a capacidade de atrair pequenos objetos, como folhas secas.

Filósofo grego que completa a linha pontilhada:

A) Platão.
B) Tales de Mileto.
C) Benjamin Franklin.
D) Aristóteles.
Resposta B

4) ____________ utilizou um acumulador de cargas elétricas preso a um fio condutor que mantinha presa uma pipa, durante uma tempestade, constatando, assim, que os raios eram fenômenos elétricos.



A lacuna na frase completa corretamente com:

A) Albert Einstein.
B) Thomas Edison.
C) Alexander Graham Bell.
D) Benjamin Franklin.
Resposta D

5) Relacione alguns dos principais acontecimentos que marcaram a história da eletricidade ao seu inventor:

l) Inventou a lâmpada.

ll) Havia inventado a primeira pilha.

lll) Descobriu a indução eletromagnética.

lV) O telefone foi inventado.

(        ) Michael Faraday.
(        ) Alexander Graham Bell.
(        ) Thomas Edison.
(        ) Alessandro Volta.
A relação correta de cima para baixo é:

A) ll, lll, l, lV.
B) lV, ll, lll, l.
C) ll, lV, l, lll
D) lll, lV, l, ll
Resposta D

6) Em 1800, o italiano Alessandro Volta (1745-1827) construiu um equipamento capaz de produzir corrente elétrica continuamente. Esse aparelho ficou conhecido como:

A) lâmpada de Volta
B) lanterna de Volta.
C) pilha de Volta.
D) transformador de Volta.
Resposta C

7) A pilha é um exemplo de:

A) resistor elétrico.
B) receptor elétrico.
C) condutor elétrico.
D) gerador elétrico.
Resposta D
 
8) Todas são dicas que você pode utilizar para reduzir sua conta de energia elétrica, exceto:

A) Mantenha os aparelhos da tomada.
B) Diminua o uso do ar-condicionado.
C) Use a geladeira de forma consciente.
D) Reduza o tempo dos banhos.
Resposta A

9) A potencia de determinada televisão é de 170 watss. Sabendo que ela fica ligada, em média, 4 horas por dia, qual o consumo mensal de energia elétrica em quilowatts-horas? (Questões 9 e 10)

A) 14,7 KWh.
B) 18, 2 KWh.
C) 20, 4 KWh.
D) 25, 8 KWh.
Resposta C

Resolução:
4 horas diárias
4 x 30 = 120 horas mensais.
Temos que:
t = 120 horas mensais
P = 170
k = (120 x 170) / 1000
k = 20400 / 1000
k = 20,4 KWh


10) Quanto se paga de energia elétrica com essa televisão sabendo que o preço do quilowatt-hora é de 25 centavos?

A) 5,10 reais por mês.
B) 4, 5 reais por mês.
C) 8, 30 reais por mês.
D) 10, 17 reais por mês.
Resposta A
Resolução: 20, 4 x 0,25 = 5, 10 reais por mês.


EXERCÍCIOS SOBRE FONTES DE ENERGIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS (8ª ANOS ENSINO FUNDAMENTAL) CIÊNCIAS.

1) A temperatura média na superfície da Terra tem aumentado de forma acelerada nas últimas décadas. Há muitas evidências de que isso esteja ocorrendo devido à intensificação do:

A) efeito estufa.
B) efeito na camada de ozônio.
C) efeito nos terremotos.
D) efeito da inversão térmica.
Resposta A

2) A intensificação do efeito estufa provoca uma série de desequilíbrios no ambiente, como:

A) desmatamento.
B) intensificação de terremotos.
C) derretimento de geleiras.
D) queimadas.
Resposta C

3) A alteração de correntes atmosféricas e oceânicas tem como principal consequência desequilíbrios ainda maiores nos climas regionais e global, provocando eventos climáticos extremos. Sobre as alterações de correntes atmosféricas e oceânicas é correto afirmar:

l) provoca ondas de forte calor ou frio.
ll) provoca secas e inundações mais frequentes.
lll) provoca ciclones e furacões mais intensos.
lV) provoca alteração do volume de chuvas em muitas regiões.

São corretas as seguintes afirmativas:

A) l, lll, lV.
B) lll, lV.
C) nenhuma.
D) todas.
Resposta D

4) Geleira em processo de derretimento na Groenlândia.


 Sobre a imagem podemos concluir, que se refere:

A) aproximação da Terra ao sol.
B) intensificação do efeito estufa.
C) a solidificação das águas oceânicas.
D) quantidade excessiva de sal na água.
Resposta B

5) A partir da identificação das alterações climáticas regionais e globais provocadas por atividades humanas, especialistas de vários países vêm realizando encontros e debates com o objetivo de firmar acordos para:

A) limitar e reduzir a emissão de gás carbônico outros gases que também intensificam o efeito estufa.
B) impor mudanças e fechamentos de indústrias poluidoras que intensificam o efeito estufa.
C) montar estratégias para acabar de vez com os gases do efeito estufa.
D) limitar áreas de plantio e evitar com isso queimadas e desmatamento uma das principais causas do efeito estufa.
Resposta A

6) Qual das fontes de energia escolher para limitar e reduzir a emissão de gás carbônico?


A) solar.
B) gás natural.
C) nuclear.
D) carvão.
Resposta A

7) Todas são exemplos de energias renováveis exceto:

A) Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios.
B) Solar - obtida pelo calor e luz do sol.
C) Eólica - derivada da força dos ventos.
D) Energia Nuclear- que necessita urânio e tório para ser produzida.
Resposta D

8) Transformação das fontes de energia: As fontes de energias são encontradas na natureza em estado bruto, e para serem aproveitadas economicamente, devem passar por um processo de transformação e armazenamento. Água, o sol, o vento, o petróleo, o carvão, o urânio são canalizados pelo ser humano em centros de transformação tais quais:

Relacione o centro de transformação ao procedimento correspondente:

l- Usinas Hidrelétricas.

ll- Refinarias de Petróleo.

lll)- Usinas Termoelétricas.

lV- Coquerias.

(         ) através da queima do carvão mineral e do petróleo, obtém-se energia.
(         ) o petróleo é transformado em óleo diesel, gasolina, querosene, etc.
(         ) o carvão mineral é transformado em coque, que é um produto empregado para aquecer altos fornos da siderurgia e indústrias.
(         ) a força da queda d’água faz girar as turbinas e assim convertida em eletricidade.

A correspondência correta de cima para baixo é:

A) l, ll, lV, lll
B) lll, ll, lV, l
C) ll, lll, l, lV
D) lll, lV, l, ll
Resposta B

9) Energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos.

Das várias fontes de energia apresentadas a baixo, são consideradas renováveis:

l) Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios.

ll) Solar - obtida pelo calor e luz do sol.

lll) Petróleo - Combustíveis fósseis:

lV) Eólica - derivada da força dos ventos.

V) Geotérmica - provém do calor do interior da terra.

Vl) Urânio - Energia Nuclear

Vll) Biomassa - procedente de matérias orgânicas.

Vlll) Mares e Oceanos - natural da força das ondas.

A) apenas dois tipos são renováveis.
B) apenas quatro tipos são renováveis.
C) apenas seis tipos são renováveis.
E) todos são renováveis.
Resposta C

10) Nas (...) a força da queda d’água faz girar as turbinas e assim convertida em eletricidade.

O centro de transformação que completa corretamente a linha pontilhada na frase é:

A) Coquerias.
B) Usinas Termoelétricas.
C) Refinarias de Petróleo.
D) Usinas Hidrelétricas.
Resposta D