EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO CIÊNCIAS 7º e 8 º ANOS ENSINO FUNDAMENTAL.

1) Veja se você consegue identificar as estruturas do sistema digestório. Siga as letras e escreva o nome dessas estruturas.
A ________________________________________
Resposta: boca

B_________________________________________
Resposta: glândula salivar

C_________________________________________
Resposta: esôfago

D_________________________________________
Resposta: fígado

E_________________________________________
Resposta: estômago

F_________________________________________
Resposta: vesícula biliar

G_________________________________________
Resposta: pâncreas

H_________________________________________
Resposta: intestino delgado

I__________________________________________
Resposta: intestino grosso

J__________________________________________
Resposta: reto

2) Responda às questões:
A) Em que órgão é produzido o ácido clorídrico?
Resposta: estômago

B) Qual o órgão produz a bile e onde é armazenada?
Resposta: fígado; na vesícula biliar

C) Indique em que órgão pode se manifestar cada uma das seguintes doenças:

cirrose _____________________________________________________
Resposta: fígado

apendicite __________________________________________________
Resposta: apêndice

3) Você acaba de comer um pão delicioso. A digestão do amido componente do pão, começa:

A) na boca.
B) no estômago.
C) no intestino delgado.
D) no intestino grosso.
Resposta: a

4) Observe a seqüência abaixo.
(Bolo de milho + café com leite) ----> boca -----> faringe ----> esôfago ----> estômago ----> intestino ----> tecido muscular ----> (Caminhada)
O ato de caminhar, assim como qualquer outra atividade exercida por nós (até mesmo pensar), depende da energia que obtemos através dos alimentos. Assim, o processo de digestão dos alimentos, transporte e absorção dos nutrientes é essencial à nossa sobrevivência.
A absorção dos nutrientes ocorre:

A) Na boca.
B)Na faringe.
C)No estômago.
D) No intestino.
Resposta: d
.
5) Os alimentos fornecem ao organismo nutrientes necessários para sua sobrevivência e desenvolvimento. Os nutrientes - proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais - atuam de diversas maneiras no organismo. De acordo com sua atuação ou função podem ser classificados em construtores, energéticos, reguladores e mistos. Leia o texto e observe o gráfico. Nas últimas décadas, verificou-se um aumento de taxa de obesidade em todo o planeta, que trouxe consigo outras doenças. Preocupado com o aumento da obesidade esses distúrbios alimentares em crianças e adolescentes, a pesquisadora Gabriela Halpern resolveu avaliar a quantidade e o conteúdo de comerciais de alimentos veiculados nos horários direcionados ao público infanto-juvenil. Gabriela, gravou durante 30 dias, a propaganda de três emissoras da TV aberta. Veja o gráfico a classificação dos alimentos anunciados.

Com relação aos resultados obtidos nessa pesquisa, podemos afirmar que comerciais veiculam principalmente os alimentos:

A) construtores, com proteínas, que contribuem para o crescimento infantil.
B) reguladores, com vitaminas e sais minerais que mantêm o corpo saudável.
C) energéticos, com açúcar, que contribuem para a obesidade infantil.
D) mistos, excelentes para o desenvolvimento por serem plásticos e energéticos.
Resposta: c

6) De acordo com as indicações das quantidades de porções de cada tipo de alimento da pirâmide alimentar brasileira, podemos afirmar que:
I) é saudável ingerir maior quantidade de carboidratos do que de lipídios.
II) no consumo diário, os alimentos ricos em proteínas carnes, ovos, peixes etc. devem ser evitados.
III) as hortaliças, das quais devem se consumidas de 4 a 5 porções diárias, são fontes de vitaminas;
IV) as leguminosas, que no prato do brasileiro comumente são representados pelo feijão, devem se consumidos regularmente.
As afirmativas que completam corretamente o texto são:

A) I, II, III.
B) I, III, IV.
C) I, II, IV.
D) II, III, IV.
Resposta: b

7) (Fameca) A hepatite C é mais agressiva do que as hepatites A e B. O microrganismo responsável pela doença apresenta três genótipos diferentes, e muitas pesquisas têm sido feitas para se chegar a uma vacina. Cerca de 80% dos portadores desenvolvem a forma crônica da doença que, se não houver tratamento, pode evoluir para cirrose e câncer do fígado. As hepatites A, B e C:

A) são transmitidas por água contaminada por esgoto e causadas por bactérias.
B) são causadas por protozoário esporozoário e transmitidas por vetor.
C) provocam a destruição do sistema imunológico e interferem na produção de anticorpos.
D) interferem na digestão de gorduras e são causadas por vírus.
Resposta: d

8) (PUC-RS) Ao nos alimentarmos de uma salada de alface, digerimos as células vegetais e utilizamos seus componentes como fonte de nutrientes. A ________ da célula vegetal, no entanto, não será digerida, por ser constituída de ________, um carboidrato formado por moléculas de ________.

A) membrana plasmática amido glicose.
B) parede celular celulose glicose.
C) membrana celular maltose amido.
D) parede celular celulose amido.
Resposta: b

9) (PUC - SP) O suco gástrico contém a enzima pepsina que atua sobre:

A) proteínas, quebrando ligações entre moléculas de glicose.
B) proteínas, quebrando ligações entre moléculas de aminoácidos.
C) gorduras, quebrando ligações entre moléculas de ácidos graxos e glicerol.
D) gorduras, quebrando ligações entre moléculas de aminoácidos.
E) carboidratos, quebrando ligações entre moléculas de glicose.
Resposta: b

10) (ALFENAS) O pâncreas, além da função endócrina, tem função exócrina, secretando suco pancreático para o duodeno. O suco pancreático possui enzimas importantes na digestão de proteínas, gorduras e amido. Quais são estas enzimas, respectivamente?

A) pepsina, lípase e amilase.
B) quimotripsina, lipase e amilase.
C) tripsina, lípase e maltase.
D) tripsina, lactase e sacarase.
Resposta: b

Nenhum comentário:

Postar um comentário