Exercícios sobre características dos reinos e seus representantes vírus, fungos, moneras, protistas, plantas e animais 7º ano ciências.

1) A ilustração mostra sintomas de uma doença muito comum no período do inverno. O que caracteriza o grupo de seres vivos no qual o agente causador da doença está classificado é:
A) ausência de material genético.
B) capacidade autorreprodução.
C) parasitismos celular obrigatório.
D) presença de núcleo bem definido.
Resposta. c

2) A ilustração mostra um representante de cada um dos cincos reinos dos seres vivos.
Esses reinos podem ser divididos em dois grupos, de acordo com algumas características específicas que apresentam.
Grupo 1: Monera
Grupo 2: Protista, Fungi. Plantae e Animalia.
A característica que separa os seres do reino Monera dos Demais reinos é a:

A) ausência de membrana plasmática.
B) ausência de membrana nuclear.
C) presença de citoplasma.
D) presença de parede celular.
Resposta. b

3) Os primeiros seres vivos da Terra viviam em um ambiente bem diferente do atual, quentíssimo e sem oxigênio. Os primeiros seres vivos do planeta eram

A) unicelulares e pluricelulares. 
B) unicelulares e heterótrofos. 
C) pluricelulares e autótrofos. 
D) pluricelulares e heterótrofos.
Resposta: b

3) Observe as adaptações que os seres vivos abaixo apresentam:
Dentre estes seres vivos, o que possui melhores adaptações para viver em um ambiente úmido é: 

A) a gazela do deserto. 
B) o lagarto geckos. 
C) a helicônea. 
D) o mandacaru.
Resposta: c

4)  Na reprodução sexuada: 

A) ocorre a união do gameta masculino e do gameta feminino, dando origem à célula-ovo, formando-se um novo ser. 
B) ocorre a divisão do corpo de um indivíduo, em que cada parte dá origem a um novo ser. 
C) ocorre a união de duas células do mesmo indivíduo, formando um novo ser. 
D) ocorre a divisão de uma única célula, que dá origem a outros indivíduos.
Resposta: a

5) Com base na classificação dos seres vivos em seus reinos, numere a 1a coluna, a dos Reinos, de acordo com a 2a , a das características.
( ) Tem características parecidas com as dos vegetais, mas não tem clorofila. 
( ) São microrganismos constituídos por uma célula, com núcleos celulares. 
( ) São todos organismos heterótrofos e multicelulares.
( ) Seus componentes são autótrofos e clorofilados.
( ) São microrganismos constituídos por uma célula, sem núcleos celulares.
 Agora, com base no que ficou acima, marque a alternativa correta: 

A) 3 - 5 - 1 - 2 – 4 
B) 3 - 4 - 1 - 2 - 5 
C) 5 - 3 - 1 - 2 - 4 
D) 3 - 5 - 5 - 2 - 1
Resposta: a

6) Andréia e Renata, depois de muito discutirem sobre os assuntos Teia e Cadeia Alimentar, tema da aula de Ciências, perceberam que todos os Seres Vivos estão interligados. Entenderam, também, que todos, direta ou indiretamente, necessitam dos vegetais para sobreviver, porque eles sintetizam seus alimentos e servem de alimento para os outros seres. Chegaram à conclusão de que o ecossistema só pode existir se houver 

A) água, luz e nutrientes para as plantas fazerem a fotossíntese. 
B) água e alimento para os consumidores. 
C) escassez de água. 
D) apenas luz, para que os vegetais possam fazer a fotossíntese.
Resposta: a

7) Depois de estudarem muito sobre os ecossistemas brasileiros, como a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, o Pantanal, a Caatinga e o Cerrado, os alunos receberam um passeio ao Zoológico do Rio. Lá viram vários animais de outros países, mas, a pedido dos professores que os guiavam, tinham que encontrar os animais de nosso país, os bem brasileiros, que viviam em nossas matas ou em nossos rios. Dentre muitos animais vistos, Mariana e Melissa foram as primeiras a enumerar corretamente os animais brasileiros.
Qual a sequência correta? 

A) 1 – 2 – 3 – 6 
B) 1 – 3 – 4 – 6 
C) 2 – 3 – 4 – 6 
D) 1 – 5 – 4 – 6 
Resposta: b

8) Os cientistas estabeleceram um sistema de classificação, agrupando os seres vivos em cinco reinos e atribuiu a eles características: 
I) Seres unicelulares e procariontes, isto é, não possuem núcleo individualizado por uma membrana em suas células; o material genético desses seres encontra-se disperso no citoplasma. 
II) Seres unicelulares e eucariontes, isto é, que possuem núcleo individualizado por uma membrana. III) Seres vivos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e heterotróficos; suas células possuem parede celular; 
IV) Seres pluricelulares, autotróficos e possuem tecidos especializados; 
V) Engloba todos os seres vivos pluricelulares, heterotróficos e com tecidos especializados. Suas células não possuem parede celular; Essas características pertencem, na sequência apresentada, aos Reinos: 

A) Protista, monera, animal, planta, fungo. 
B) Fungo, protista, animal, planta, monera. 
C) Monera, protista, fungo, planta, animal. 
D) Planta, fungo, animal, protista, monera.
Resposta: c

9) Um professor de ciências começou uma aula com as seguintes perguntas: Como o morcego enxerga na escuridão? Os morcegos têm olhos? Eles enxergam no escuro? Como fazem para enxergarem no escuro das cavernas? Como será que eles localizam os filhotes? Eles se comunicam? Os morcegos enxergam normalmente apenas quando estão dentro da caverna, ou em locais sem claridade. Utilizam um processo para orientar-se e evitar obstáculos, especialmente na escuridão, por meio da emissão de sons de alta frequência que são refletidos por superfícies do ambiente. A esse processo desenvolvido pelo animal denominamos: 

A) especiação seletiva. 
B) adaptação. 
C) seleção irradiativa.
D) interação.
Resposta: b

10) Nutrem-se da matéria orgânica do corpo de organismos mortos (ou de partes que podem se destacar de um organismo, como pele, folhas e frutas que caem no solo), provocando a sua decomposição. Os seres vivos da descrição pertencem ao grupo dos: 

A) Vírus 
B) Fungos 
C) Animal 
D) Protistas.
Resposta: b

11) As necessidades de oxigênio, bem como a produção de dióxido de carbono (gás carbônico), aumentam proporcionalmente com a massa corporal e a atividade do animal. O oxigênio necessário à vida dos seres vivos é proveniente: 

A) da respiração celular realizada pelos animais. 
B) da fotossíntese realizada pelos seres clorofilados. 
C) da fermentação realizada pelas plantas. 
D) da decomposição da substância orgânica morta.
Resposta: b

12) O aumento da variabilidade genética é um dos mais importantes requisitos para o processo evolutivo das espécies.
Qual dos mecanismos a seguir NÃO contribui para o aumento desta variabilidade. 

A) Mutação. 
B) Duplicação do material genético. 
C) Seleção natural. 
D) Recombinação gênica.
Resposta: c

13) Na classe dos mamíferos, é dada como algumas das características morfológicas, a presença de dentes diferenciados e pelos no corpo. Fonte: Ciências da natureza e suas tecnologias—Biologia 1. Adaptado. Dos animais citados, os que se encontram nesta classe são: 

A) aves. 
B) cobras. 
C) baleias. 
D) pinguins.
Resposta: c

Um comentário:

  1. Gostei porém seria melhor ter um gabarito para as respostas ,assim se vc quiser responder sozinho para si mesmo ir la em baixo e corrigir, pois se não fica chato já saber a resposta antes de responder.Tente corrigir por favor, obrigada.

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