A) ausência de material genético.
B) capacidade autorreprodução.
C) parasitismos celular obrigatório.
D) presença de núcleo bem definido.
Resposta. c
2) A ilustração mostra um representante de cada um dos cincos reinos dos seres vivos.
Esses reinos podem ser divididos em dois grupos, de acordo com algumas características específicas que apresentam.
Grupo 1: Monera
Grupo 2: Protista, Fungi. Plantae e Animalia.
A característica que separa os seres do reino Monera dos Demais reinos é a:
A) ausência de membrana plasmática.
B) ausência de membrana nuclear.
C) presença de citoplasma.
D) presença de parede celular.
Resposta. b
A) unicelulares e pluricelulares.
B) unicelulares e heterótrofos.
C) pluricelulares e autótrofos.
D) pluricelulares e heterótrofos.
Resposta: b
3) Observe as adaptações que os seres vivos abaixo apresentam:
Dentre estes seres vivos, o que possui melhores adaptações para viver em um ambiente
úmido é:
A) a gazela do deserto.
B) o lagarto geckos.
C) a helicônea.
D) o mandacaru.
Resposta: c
4) Na reprodução sexuada:
A) ocorre a união do gameta masculino e do gameta feminino, dando origem à célula-ovo,
formando-se um novo ser.
B) ocorre a divisão do corpo de um indivíduo, em que cada parte dá origem a um novo
ser.
C) ocorre a união de duas células do mesmo indivíduo, formando um novo ser.
D) ocorre a divisão de uma única célula, que dá origem a outros indivíduos.
Resposta: a
5) Com base na classificação dos seres vivos em seus reinos, numere a 1a
coluna, a dos
Reinos, de acordo com a 2a
, a das características.
( ) Tem características parecidas
com as dos vegetais, mas não tem
clorofila.
( ) São microrganismos
constituídos por uma célula, com
núcleos celulares.
( ) São todos organismos
heterótrofos e multicelulares.
( ) Seus componentes são
autótrofos e clorofilados.
( ) São microrganismos
constituídos por uma célula, sem
núcleos celulares.
Agora, com base no que ficou
acima, marque a alternativa
correta:
A) 3 - 5 - 1 - 2 – 4
B) 3 - 4 - 1 - 2 - 5
C) 5 - 3 - 1 - 2 - 4
D) 3 - 5 - 5 - 2 - 1
Resposta: a
6) Andréia e Renata, depois de muito discutirem sobre os assuntos Teia e Cadeia Alimentar,
tema da aula de Ciências, perceberam que todos os Seres Vivos estão interligados.
Entenderam, também, que todos, direta ou indiretamente, necessitam dos vegetais para
sobreviver, porque eles sintetizam seus alimentos e servem de alimento para os outros
seres. Chegaram à conclusão de que o ecossistema só pode existir se houver
A) água, luz e nutrientes para as plantas fazerem a fotossíntese.
B) água e alimento para os consumidores.
C) escassez de água.
D) apenas luz, para que os vegetais possam fazer a fotossíntese.
Resposta: a
7) Depois de estudarem muito sobre os ecossistemas brasileiros, como a Mata Atlântica, a
Floresta Amazônica, o Pantanal, a Caatinga e o Cerrado, os alunos receberam um passeio
ao Zoológico do Rio. Lá viram vários animais de outros países, mas, a pedido dos
professores que os guiavam, tinham que encontrar os animais de nosso país, os bem
brasileiros, que viviam em nossas matas ou em nossos rios. Dentre muitos animais vistos,
Mariana e Melissa foram as primeiras a enumerar corretamente os animais brasileiros.
Qual a sequência correta?
A) 1 – 2 – 3 – 6
B) 1 – 3 – 4 – 6
C) 2 – 3 – 4 – 6
D) 1 – 5 – 4 – 6
Resposta: b
8) Os cientistas estabeleceram um sistema de classificação, agrupando os seres vivos em cinco
reinos e atribuiu a eles características:
I) Seres unicelulares e procariontes, isto é, não possuem núcleo individualizado por uma
membrana em suas células; o material genético desses seres encontra-se disperso no
citoplasma.
II) Seres unicelulares e eucariontes, isto é, que possuem núcleo individualizado por uma
membrana.
III) Seres vivos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e heterotróficos; suas células
possuem parede celular;
IV) Seres pluricelulares, autotróficos e possuem tecidos especializados;
V) Engloba todos os seres vivos pluricelulares, heterotróficos e com tecidos especializados.
Suas células não possuem parede celular;
Essas características pertencem, na sequência apresentada, aos Reinos:
A) Protista, monera, animal, planta, fungo.
B) Fungo, protista, animal, planta, monera.
C) Monera, protista, fungo, planta, animal.
D) Planta, fungo, animal, protista, monera.
Resposta: c
9) Um professor de ciências começou uma aula com as seguintes perguntas:
Como o morcego enxerga na escuridão?
Os morcegos têm olhos? Eles enxergam no escuro? Como fazem para enxergarem no escuro
das cavernas? Como será que eles localizam os filhotes? Eles se comunicam?
Os morcegos enxergam normalmente apenas quando estão dentro da caverna, ou em locais
sem claridade. Utilizam um processo para orientar-se e evitar obstáculos, especialmente na
escuridão, por meio da emissão de sons de alta frequência que são refletidos por superfícies
do ambiente.
A esse processo desenvolvido pelo animal denominamos:
A) especiação seletiva.
B) adaptação.
C) seleção irradiativa.
D) interação.
Resposta: b
10) Nutrem-se da matéria orgânica do corpo de organismos mortos (ou de partes que podem se
destacar de um organismo, como pele, folhas e frutas que caem no solo), provocando a sua
decomposição.
Os seres vivos da descrição pertencem ao grupo dos:
A) Vírus
B) Fungos
C) Animal
D) Protistas.
Resposta: b
11) As necessidades de oxigênio, bem como a produção de dióxido de carbono (gás carbônico),
aumentam proporcionalmente com a massa corporal e a atividade do animal. O oxigênio
necessário à vida dos seres vivos é proveniente:
A) da respiração celular realizada pelos animais.
B) da fotossíntese realizada pelos seres clorofilados.
C) da fermentação realizada pelas plantas.
D) da decomposição da substância orgânica morta.
Resposta: b
12) O aumento da variabilidade genética é um dos mais importantes requisitos para o processo evolutivo das
espécies.
Qual dos mecanismos a seguir NÃO contribui para o aumento desta variabilidade.
A) Mutação.
B) Duplicação do material genético.
C) Seleção natural.
D) Recombinação gênica.
Resposta: c
13) Na classe dos mamíferos, é dada como algumas das características morfológicas, a presença de dentes
diferenciados e pelos no corpo.
Fonte: Ciências da natureza e suas tecnologias—Biologia 1. Adaptado.
Dos animais citados, os que se encontram nesta classe são:
A) aves.
B) cobras.
C) baleias.
D) pinguins.
Resposta: c
Gostei porém seria melhor ter um gabarito para as respostas ,assim se vc quiser responder sozinho para si mesmo ir la em baixo e corrigir, pois se não fica chato já saber a resposta antes de responder.Tente corrigir por favor, obrigada.
ResponderExcluir