Exercícios sobre solo, rochas, características, e saúde 6º ano ensino fundamental ciências.

1) Cruzadinha:
01) SERES SIMPLES, DE UMA ÚNICA CÉLULA.
02) SUBSTÂNCIAS PRODUZIDAS PELAS BACTÉRIA; ATACAM O SISTEMA NERVOSO.
03) DOENÇA CAUSADA PELO ANCILÓSTOMO.
04) PROBLEMAS DE SAÚDE MUITO SÉRIO NO BRASIL.
05) NOME DA DOENÇA CAUSADA PELA LOMBRIGA.
06) ÓRGÃO DO NOSSO CORPO EM QUE VIVEM AS LOMBRIGAS.
07) DOENÇA CUJO CAUSADOR SE MULTIPLICA EM FERIMENTOS PROFUNDOS.
08) ATACAM A PELE CAUSANDO MICOSES.

Resposta: 

2) Analise as seguintes medidas de prevenção de doenças:
I. Usar calçados para caminhar sobre o solo.
II. Usar luvas de proteção para trabalhar com o solo e com ferramentas.
III. Manter as mãos sempre limpas, principalmente ao manipular alimentos, beber água tratada e lavar bem os alimentos, principalmente hortaliças.
Faça a relação entre as medidas e as doenças que elas previnem:

(    ) Tétano.
(    ) Oxiurose.
(    ) Amarelão.
Resposta de cima para baixo: II, III, I

3) (Saresp) Uma região apresenta um solo raso, pobre, esburacado, sem vegetação. É possível afirmar que nele ocorreu:

A) Adubação.    
B) Erosão por desmatamento.     
C) Rotação de cultura.       
D) Drenagem.
Resposta: b

4) Relacione as colunas, utilizando as letras para os itens correspondentes:

A) Irrigação. 
B) Drenagem. 
C) Calagem. 
D) Adubação.
E) Aração.

(   ) Fornece nutrientes para o solo pobre. 
(   ) Neutraliza solos ácidos por meio da aplicação da cal. 
(   ) Revolve o solo para facilitar a entrada de ar. 
(   ) Rega artificial das terras por meio de canais, canos etc. 
(   ) Retira o excesso de água de solos encharcados.
Resposta de cima para baixo: d, c, e, a, b

5) Os conceitos abaixo se referem às formas de desgaste do solo: 
1 - Perda das camadas superficiais do solo 
2 - Esmagamento do solo pelo uso de máquinas agrícolas 
3 - Obstrução de um rio pela contínua e prolongada deposição de sedimentos.
Estão de acordo respectivamente 1,2,3 com:

A) Erosão, Compactação e Assoreamento 
B) Erosão, Salinização e Compactação 
C) Erosão, Salinização e Assoreamento 
D) Erosão, Compactação e Desertificação 
Resposta: a

6) Leia, atentamente, o texto: 
      Um proprietário pretendia formar uma grande plantação em suas novas terras, em parte montanhosas. Elas continham algumas nascentes e boa mata natural. Sua primeira providência foi mandar queimar toda a mata, economizando, assim, o dinheiro que seria pago para a derrubada e ganhando tempo. Dias depois, mandou passar um trator, que arrancou os tocos não queimados das árvores e removeu os restos carbonizados, jogando-os numa baixada. Em seguida, fez, nas encostas dos morros, a marcação de quadras de plantio. Ali plantou milho e, após a primeira colheita, que foi boa, todos os restos das plantas foram amontoados e queimados. Esse procedimento foi repetido durante quatro anos, quando a produção de milho caiu a menos da metade e começaram a surgir grandes fendas em toda a extensão das terras. O solo ficou exposto, ressecado e estéril. Algumas das fontes secaram completamente. As colheitas seguintes foram piorando devido ao aparecimento de insetos nocivos, como gafanhotos e lagartas, que atacavam as plantas. Para exterminá-los, foi preciso aplicar pesticidas, com grandes gastos. Vendo que não havia mais condições de plantio, o proprietário abandonou as terras, que se transformaram num capinzal cheio de cupinzeiros e formigueiros. 
Quais as atitudes do proprietário que contribuíram para a degradação do solo e da atmosfera? 

A) Desmatamentos, queimadas e aplicação de pesticidas na plantação. 
B) Adubação, remoção dos restos queimados com trator e plantação de milho. 
C) Queimadas, reflorestamento e plantio somente de milho. 
D) Recuperação das terras que se transformaram num capinzal cheio de insetos. 
Resposta: a

7) Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar, todos esses fatores vão, aos poucos, desgastando as rochas e quebrando-as em pequenos grãos. Lentamente, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos (pedaços). Na formação dessas rochas, as camadas sucessivas podem cobrir, também, restos de plantas e animais, formando vestígios de seres vivos que viveram há milhões de anos.
O nome desses restos, ou marcas, de organismos antigos e o tipo de rocha onde podemos encontrá-los são, respectivamente:

A) fósseis e rochas magmáticas. 
B) fósseis e rochas metamórficas. 
C) fósseis e rochas sedimentares. 
D) minerais e rochas sedimentares. 
Resposta: c

8) A imagem abaixo mostra um vulcão em erupção.
Em que camada da Terra se origina a lava que escapa pelos vulcões? 

A) Do núcleo. 
B) Das placas tectônicas. 
C) Do manto. 
D) Da crosta. 
Resposta: c

9) Relacione as colunas e depois assinale o item que apresenta a sequência correta: 
1. Rocha magmática.                       
2. Rocha sedimentar.                       
3. Rocha metamórfica.

(   ) Basalto
(   ) Calcário
(   ) Arenito
(   ) Granito 
(   ) Mármore

A) 1, 3, 2, 2, 3 
B) 2, 1, 1, 2, 1 
C) 1, 2, 2, 1, 3 
D) 3, 2, 2, 3, 1
Resposta de cima para baixo: c

10) Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) e depois assinale a seqüência que apresenta o item correto: 
(    ) O desmatamento acelera a erosão do solo. 
(    ) Encostas de morros sem vegetação correm maior risco de desmoronamento. 
(    ) A erosão é maior em solos cobertos pela vegetação natural do que em solos desmatados. 
(    ) A terra transportada pela água pode obstruir o fluxo dos rios. 
(    ) A queimada destrói microrganismos nocivos, sem prejudicar a fertilidade do solo. 
(    ) A queimada libera gases na atmosfera provocando a poluição do ar. 
(    ) Degraus ou terraços aumentam a velocidade de escoamento de água nas encostas. 

A) V, V, F, F, F, V, F 
B) V, F, F, V, F, V, F 
C) F, V, F, V, F, V, F 
D) V, V, F, V, F, V, F
Resposta: d

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