Exercícios sobre propriedades do solo, poluição e erosão 6º ano ciências fundamental.

1) Andando pela rua, você ve um conjunto com quatro latas de lixo:
Bem ao lado está um saco de lixo aberto, que alguém descuidado não se preocupou em separar. Selecione o lixo, escrevendo para cada cor da lata o nome de cada resíduo apropriado:
    Pilhas                            Jornal                                    Papelão
                      Fita adesiva                            Espelho
                                        Caderno                                         Pregos

R. Azul; caderno, jornal e papelão          Verde; espelho
Amarelo; pilhas e pregos                       Vermelho; fita adesiva 

2) Assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas:

A) (         ) A giárdia é um protozoário que ataca o intestino humano.
B) (         ) O Ancylostoma causa uma verminose conhecida como febre amarela.
C) (         ) O Ascaris se transmite pela penetração da larva através da pele humana.
D) (         ) O bacilo do tétano vive em condições anaeróbias (ausência de oxigênio).
E) (         ) A anemia é um dos sintomas da ascaridíase.
Resposta de cima para baixo. V, F, F, V, F

3) Técnica de combate à erosão que consiste na alternância do cultivo de vegetais no solo, chama-se: 

A) curvas de nível. 
B) rotação de cultura. 
C) degraus. 
D) terraços.
Resposta: b

4) Quando o solo está pobre em nutrientes recomenda-se fazer: 

A) aração 
B) adubação 
C) calagem 
D) irrigação 
Resposta: b

5) As minhocas são boas para as plantas por que: 

A) ajudam na aração do solo cavando túneis. 
B) tornam o solo mais encharcado. 
C) deixam o solo pobre em nutrientes. 
D) retiram do solo sais minerais.
Resposta: a

6) Com a falta de vegetação do solo e a força das correntezas das chuvas ou rios faz com que o solo se desloque provocando:

A) compactação do solo.        
B) erosão no solo.
C) reflorestamento do solo.
D) fertilização do solo.
Resposta: b

7) Muitos microrganismos, especialmente fungos e bactérias, são componentes naturais dos solos, responsáveis pelas putrefações e outras transformações químicas das mais variadas substancias neles presentes. De algumas espécies de bolores que vivem nos solos, foram extraídos vários antibióticos, é o caso da estreptomicina e da terramicina, importantes no combate a vários tipos de infecções. A penicilina, descoberta pelo médico e pesquisador escocês Alexander Fleming em 1929 também é produzida por um tipo de bolor. Pela leitura desse trecho, você percebe que o solo tem uma parte viva fundamental para manter suas características. Baseando-se nesta informação, assinale a alternativa correta: 

A) queimadas excessivas podem destruir a parte biótica (microrganismos, fungos, vermes e outros seres), responsáveis pela decomposição da matéria orgânica e devolução dos sais minerais. 
B) Queimadas e desmatamentos não interferem na fertilidade do solo, apesar de matarem os seres vivos que vivem ali. 
C) O solo é constituído apenas pela parte mineral, água e ar. Os seres vivos não fazem parte da constituição do solo. 
D) A parte orgânica do solo é constituída pelos restos de matéria orgânica, sendo que as queimadas não interferem em nada. 
Resposta: a

8) Seu Waldir é produtor rural. Como ele está querendo aumentar sua produção, comprou um terreno vizinho ao seu, abandonado há muito tempo. No entanto, o solo desse terreno era compactado, pobre em sais minerais e, além disso, muito seco. Identifique as técnicas agrícolas que seu Waldir deve utilizar para cada problema encontrado no seu novo terreno, nessa ordem: 

A) Rotação de culturas, adubação e drenagem. 
B) Drenagem, rotação de cultura e irrigação. 
C) Irrigação, drenagem e adubação.  
D) Aração (mexer a terra), adubação e irrigação.
Resposta: d

9) Relacione os tipos de solo às suas características. 

(1) Solo Arenoso. 
(2) Solo Argiloso. 
(3) Solo Humífero.

A) (  ) Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água (permeável). 
B) (  ) Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas (muito permeável). 
C) (  ) Contém muita argila, é úmido e barrento ( pouco permeável).
Resposta de cima para baixo: 3,1, 2

10) “Um caldo negro, resultado da decomposição do lixo, que pode conter produtos tóxicos e contaminar o solo e a água. ” Trata-se do: 

A) bolor. 
B) microrganismos. 
C) suco digestivo. 
D) chorume.
Resposta: d

11) Leia o cartaz abaixo e depois responda a questão assinalando um X nas alternativas corretas.
Se alguém jogasse os objetos abaixo em um terreno em que ninguém passasse, e eles lá ficassem por cem anos, o que estaria lá, após esse tempo? 
A) ( ) um copo de vidro. 
B) ( ) um fio de varal feito de náilon. 
C) ( ) um pneu de carro. 
D) ( ) uma garrafa de plástico. 
E) ( ) uma folha de papel. 
F) ( ) uma camiseta de algodão.
Resposta: a, c, d

Um comentário: