Exercícios sobre sistema nervoso 7º e 8º anos Ciências ensino Fundamental.

1) (UFT-TO) Pesquisas recentes com jovens entre 14 anos e 19 anos –classes A e B –apontam que boa parte deles revela um padrão de consumo de álcool considerado de risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
É INCORRETO afirmar que, entre as possíveis consequências do uso abusivo e prolongado do álcool, se inclui:

A) alteração da função hepática.
B) alteração dos batimentos cardíacos.
C) aumento da capacidade de concentração.
D) aumento da potência sexual.
Resposta: c

2) Responda:
A) Qual a função dos nervos?
Resposta: Os nervos fazem as ligações entre o sistema nervoso central e os demais órgãos do corpo.

B) Quais são as partes do sistema nervoso central?
Resposta: É formada pelo encéfalo e pela medula espinhal.

C) Do que é formado o sistema nervoso periférico?
Resposta: Compreende o conjunto dos nervos e gânglios nervosos.

D) Quais são os órgãos do encéfalo que possuem substância cinzenta por fora e branca por dentro?
Resposta: cérebro, cerebelo,

E) Em qual órgão se situa os centros da memória, do raciocínio e da consciência?
Resposta: Cérebro

F) Qual é o órgão que funciona como centro nervoso dos atos reflexos?
Resposta: A medula espinhal.

G) O que são atos reflexos?
Resposta: São ações involuntárias e coordenadas pelos órgãos do sistema nervoso central.

H) O que são meninges?
Resposta: As meninges são três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo e a medula espinhal são protegidos pelo crânio e pela coluna vertebral. Mas nem o encéfalo nem a medula espinhal mantêm contato direto com as estruturas ósseas que os protegem.

I) Que tipo de agentes podem causar a meningite?
Resposta: Vírus, bactérias, fungos e outros parasitas.

J) Como a meningite é transmitida?
Resposta: A transmissão geralmente ocorre por micróbios liberados no ar por pessoas que são portadoras do parasita mas não apresentam a doença ( os portadores sãos).

K) Quais os sintomas da meningite?
Resposta: Além de febre, dor de cabeça intensa e vômitos, os músculos da nuca ficam rígidos, impedindo que a pessoa encoste o queixo no peito. A doença pode levar à morte ou provocar surdez, cegueira ou retardo mental.

3) Graças à coordenação exercida pelos sistemas endócrino e nervoso, nosso organismo pode reagir rapidamente a estímulos captados pelos órgãos dos sentidos. Na situação de fuga apresentada no quadrinho, a respiração e os batimentos cardíacos:
(A) permanecem iguais, pois somente os músculos das pernas sofrem estímulos para a fuga.
(B) diminuem, pois assim o sistema nervoso processa informações com mais eficiência.
(C) aumentam, pois isso causa maior oxigenação do cérebro e dos músculos.
(D) não sofrem alterações, pois o sistema nervoso não atua sobre eles.
Resposta: c

4) “Meu coração bate forte por você”
A aceleração dos batimentos cardíacos, associada à emoção pelo afeto que sentimos por alguém, é um belo exemplo de integração entre os sistemas que compõem nosso organismo. Nesse exemplo de sensação, considerando as partes envolvidas (coração e cérebro, principalmente), podemos reconhecer uma ação conjunta dos sistemas
A) Circulatório e nervoso.
B) Excretor e respiratório.
C) Nervoso e digestório.
D) Reprodutor e excretor.
Resposta: a

5) Quando, acidentalmente, coloca-se a mão em uma superfície quente, ela é retirada imediatamente. A retirada da mão ocorre porque um sistema do corpo humano foi capaz de receber, analisar e responder ao estímulo representado, nesse caso, pelo calor.
Esse sistema é o
A) cardiovascular.
B) endócrino.
C) nervoso.
D) tegumentar.
Resposta: c

6) Às vezes, colhendo uma rosa, podemos espetar o dedo em seus espinhos, imediatamente nosso organismo reage, retirando a mão.

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Essa reação é:

A) Um ato reflexo, uma reação rápida, automática e involuntária.
B) Um reflexo, uma reação condicionada que resulta de aprendizagem.
C) Uma ação voluntária, a informação é transmitida ao cérebro, que analisa e elabora a resposta.
D) Um ato reflexo, uma reação vagarosa, calculada e voluntária.
Resposta: a

Um comentário:

  1. SEMPRE USO AS ATIVIDADES DE CIÊNCIA NA PELE PARA MONTAR MINHA AVALIAÇÕES DE CIÊNCIA. SÃO ÓTIMAS.

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