Exercícios sobre ecologia, cruzadinha e relações ecológicas 6º e 7º anos ciências ensino fundamental.

1) Cruzada científica:

1) Nome dado a variedade de espécies ou indivíduos e sua abundância nos ecossistemas.
2) É formada por todos os lugares da terra onde pode existir vida.
3) Relação entre espécies diferentes, na qual um dos seres é beneficiados, e o outro não é afetado.
4) É o conjunto de todas as populações de uma região.
5) É uma relação entre espécies diferentes, na qual ambos os seres são beneficiados.
6) Organismo que representam o primeiro nível da cadeia alimentar. Eles fazem a fotossíntese e iniciam o fluxo, o caminho de energia no ecossistema.
7) De acordo com o tipo de alimento que ingerem, podem ocupar diferentes posições nas cadeias alimentares.
8) Representa o local na natureza onde uma espécie vive.
9) Tipo de relação em que um ser vive à custa de outro, o  hospedeiro.
10) Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.


RESPOSTA: 1 biodiversidade, 2. biosfera. 3, comensalismo. 4, comunidade. 5, mutualismo. 6, produtores, 7, consumidores. 8, habitat. 9, parasitismo. 10, ecologia.

2) (Fatec) “Nos estuários brasileiros desenvolve-se um ecossistema que apresenta plantas típicas como Rhizophora sp com raízes escora e Avicennia sp com pneumatóforos, características que lhes permitem melhor fixação e obtenção de O2 no solo lodoso deste ambiente.” O texto se refere a:

A) cerrado.
B) floresta de araucária.
C) mangue
D) caatinga.
Resposta: c

3) (PUC - PR) Em uma floresta ocorrem três espécies de árvores, igualmente bem sucedidas e numerosas. Essas árvores constituem:

A) Três populações.
B) Um ecossistema.
C) Duas comunidades.
D) Três comunidades.
Resposta: a

4) (UECE) Assinale a alternativa que representa o ecossistema no qual há a maior diversidade de espécies.

A) Floresta temperada.
B) Caatinga.
C) Cerrado.
D) Floresta tropical.
Resposta: d

5) (UEPB) No ambiente marinho, a região que se estende dos 200 m aos 2000 m de profundidade, onde a luz não penetra, é:

A) rica em fitoplâncton.
B) local de intensa atividade fotossintetizante.
C) onde vivem animais sustentados pela matéria orgânica da superfície.
D) onde vivem os grandes cardumes.
Resposta: c

6) (VUNESP) A capacidade de certos organismos realizarem a fotossíntese possibilita

A) a ocorrência de vida no fundo escuro dos oceanos, uma vez que as algas ali existentes realizam a fotossíntese.
B) o acúmulo de CO2 na atmosfera, uma vez que a fotossíntese é um processo produtor desse gás.
C) a existência dos vários ecossistemas, uma vez que os níveis tróficos das cadeias alimentares dependem direta ou indiretamente dos produtores.
D) a liberação de O2 durante a noite, pois é na fase escura da fotossíntese que esse gás é produzido.
Resposta: c

7) A associação de bactérias que vivem na pança de mamíferos ruminantes, com esses animais, é classificada como:

A) Comensalismo.
B) Inquilinismo.
C) Parasitismo.
D) Mutualismo.
Resposta: d

8)  (UFMG) Para proteger os ovos das galinhas, o homem mata o gambá. A relação ecológica que se estabelece entre o homem e o gambá, denomina-se:

A) Competição.
B) Mutualismo.
C) Parasitismo.
D) Predação.
Resposta: d

9) (PUC-MG) Não é relação harmônica intra-específica:

A) Sociedade.
B) Colônia.
C) Canibalismo.
D) Mutualismo.
Resposta: d

10) Os predadores são eficientes na captura de presas em virtude da presença de adaptações morfofuncionais, tais como:

A) ventosas nas tênias.
B) mau cheiro no gambá.
C) coloração na esperança.
D) língua comprida no tamanduá.
Resposta: d

11) A relação entre o homem e lombrigas é equivalente à relação observada entre:

A) orquídeas e árvores.
B) cipó-chumbo e árvores.
C) cupins e flagelados.
D) pássaro-palito e crocodilo.
resposta: b

Nenhum comentário:

Postar um comentário