Exercícios sobre sentidos (fonação, tato, olfato, gustação, visão, audição) 8º ano ciências ensino fundamental.

1) Cruzada científica:
Horizontais:
1) Órgão que pertence tanto ao sistema digestivo como ao sistema respiratório.
2) Som articulado.
3) Nome dado ao som produzido pela vibração do ar contido na laringe.
4) Posição em que se encontra o ádito da laringe durante a inspiração e a expiração.
5) Entrada de ar nos pulmões.
6) Movimento respiratório durante o qual a voz humana é produzida.
7) Produto da vibração das cordas vocais.

Vertical em destaque:__________________________
Resposta. 1- faringe; 2- voz; 3- ressonância; 4- aberto; 5- inspiração; 6- expiração; som.
vertical- fonação

2) Os sentidos fundamentais do corpo humano são:

A) digestão, respiração, audição, olfato e visão.
B) audição, respiração, visão, reprodução e olfato.
C) tato, gustação, olfato, audição e visão.
D) respiração, visão, gustação, olfato e circulação.
Resposta: c

3) Relacione cada corpúsculo da pele ao seu respectivo estímulo ambiental.

A) Corpúsculo de Meissner.
B) Corpúsculo de Krause.
C) Corpúsculo de Ruffini.
D) Corpúsculo de Paccine.

(        ) frio.
(        ) pressão.
(        ) tato.
(        ) calor.
A relação correta de cima para baixo é:

A) B - A - C - D.
B) A - D - B - C.
C) C - B - A - D.
D) B - D - A - C.
Resposta: d

4) O órgão da gustação é:

A) o nariz.
B) o olho.
C) a língua.
D) a orelha.
Resposta: c

5) Observe o esquema:

http://chc.org.br/tem-cheiro-de-quimica/

O ser humano tem olfato pouco desenvolvido, quando comparado com outros animais. Apesar disso, somos capazes de distinguir milhares de odores diferentes. Para que possamos sentir o cheiro das coisas a matéria deve-se apresentar no estado:

A) líquido.
B) gasoso.
C) sólido.
D) condensado.
Resposta: b

6) Vestíbulo, canais semicirculares e cóclea pertencem a:

A) orelha externa.
B) orelha média.
C) orelha interna.
D) orelha média e a interna.
Resposta: c 

7) Quando olhamos um objeto a imagem se forma:

A) na retina.
B) na esclerótica.
C) no nervo óptico.
D) conjuntiva.
Resposta: a

8) Os olhos são formados por materiais muito delicados. Por isso precisam de proteção. As cavidades ósseas onde estão alojados constituem sua principal estrutura de proteção. Mas existem também outros elementos de proteção. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os meios de proteção dos olhos da 1ª com as funções listadas na 2ª.

1) pálpebras.
2) cílios.
3) sobrancelhas.
4) glândulas lacrimais.

(      ) produz um líquido chamado lágrima, este lubrifica e limpa o globo ocular.
(      )  estão presos a pálpebras e protegem os olhos contra poeira.
(      ) contribuem para evitar a entrada de objetos estranhos nos olhos.
(      ) formam uma espécie de barreira contra, por exemplo, o suor que escorre da testa.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

A) 4, 2, 1, 3
B) 2, 3, 4, 1
C) 2, 4, 3, 1
D) 4, 2, 3, 1
Resposta: a

9) A audição é a capacidade de ouvir sons. Os órgãos da audição são:

A) os olhos.
B) as papilas.
C) as orelhas.
D) células olfatórias.
Resposta: c

10) A labirintite é um distúrbio no labirinto. Pode ser decorrente de problemas circulatórios, inflamatórios causada por microrganismos, estresse, hipertensão, diabetes, etc. Os sintomas incluem perda da noção:

A) do sabor dos alimentos.
B) do cheiro dos alimentos.
C) da cor dos objetos.
D) do equilíbrio do corpo.
Resposta: d

Exercícios sobre balanceamento de equações químicas 9º ano ciências fundamental.

1) Faça o balanceamento das equações químicas indicadas a seguir:

A)        KBr        ------->       Br2    +       K

B)        N2   +       O2  ------->        NO

C)        N2     +      Ca   -------->      Ca3N2

D)        NCl3  -------->       N2    +        Cl2

E)        I2   +       P4    ------->       PI5

F)        CaCl2   +          Na2SO4   -------->         NaCl   +  CaSO4

G)        N2  +        H2     -------->         NH3

H)        Cl2   +         KI     ------->           KCl   +        I2

I)         Na   +          O2     -------->        Na2O

J)         HBr    ------>         H2   +         Br2

K)        H2  +        N2  ------->  NH3

2) Responda.
Que coeficientes completam corretamente as equações químicas abaixo?

A)       CaCl2    +    Na2SO4  -------------> ________ NaCl    +     CaSO4

B)       H2   +    Cl2   -------------> _________ HCL

C)       N2    +  ______ H2   ------------->   2NH3

D)      Cl2    +   2KI   ------------>  _________ KCl    +   I2

E)      Na2O    +   _________ HCL   --------------->  ________ NaCl   +  H2O

3) Balanceie as equações a seguir:

A)      Al +      O2 ---------->       Al2O3

B)       Fe +     H2O ---------->      FeO2 +     H2

C)       P +       O2 ----------->        P2O5

D)       CaO +      P2O5 ----------->      Ca3(PO4)2

GABARITO
Questão 1

a)   2     KBr        ------->       Br2    +    2   K

b)        N2   +       O2  ------->     2   NO

c)        N2     +    3  Ca   -------->      Ca3N2

d)     2   NCl3  -------->       N2    +     3   Cl2

e)    10    I2   +       P4    ------->     4  PI5

f)        CaCl2   +          Na2SO4   -------->   2     NaCl   +  CaSO4

g)        N2  +    3   H2     -------->     2   NH3

h)        Cl2   +     2    KI     ------->       2    KCl   +        I2

i)      4   Na   +          O2     -------->     2   Na2O

j)       2  HBr    ------>         H2   +         Br2

k)      3  H2  +        N2  ------->   2 NH3

GABARITO
QUESTÃO 2

a)      CaCl2    +    Na2SO4  ------------->  2  NaCl    +     CaSO4

b)       H2   +    Cl2   ------------->  2 HCL

c)       N2    +   3 H2   ------------->   2NH3

d)      Cl2    +   2KI   ------------>    2  KCl    +   I2

e)      Na2O    +    2  HCL   --------------->   2   NaCl   +  H2O

GABARITO
Questão 3

a)   4   Al +    3  O2 ---------->    2   Al2O3

b)       Fe +   2  H2O ---------->      FeO2 +   2  H2

c)   4    P +   5    O2 ----------->    2    P2O5

d)    3   CaO +      P2O5 ----------->      Ca3(PO4)2

4)  (PAAE2013) A água pode ser decomposta em gás hidrogênio e gás oxigênio, e esta decomposição pode ser dada por uma equação.
 A equação que representa a reação descrita é:

A) H2O (l) -----> H2O (v).

B) H2O (s) -----> H2O (l).

C) 2H2 + O2 -----> 2H2O.

D) 2H2O -----> 2H2 + O2.
Resposta: d

5) (PAAE2013) Numa reação química, ocorre sempre conservação da massa, pois os átomos envolvidos na transformação são conservação. Quando queima, é sinal de que ele reage com oxigênio do ar, formando gás carbônico e água. Se 23 g de álcool reagem completamente com 48 g de oxigênio, formando 44 g de gás carbônico e x g de água.
A massa de água formada, a partir da reação descrita, é:

A) 13,5 g.
B) 27 g.
C) 36 g.
D) 54 g.
23 g + 48 g = 44 g + x
23 g + 48 - 44 = x
x = 27 g
Resposta: 27 g água

6) (PAAE2013) O aço é um mineral formado por uma liga de ferro e carbono. O ferro reage com o gás oxigênio do ar e enferruja. A ferrugem é o óxido de ferro Fe2O3. Um fragmento de palha de aço exposto ao ar fica avermelhado, devido à formação do óxido de ferro.
Após a formação da ferrugem na palha de aço em um sistema fechado, a massa final será.

A) igual a inicial, porque o oxigênio do ar que reage faz parte do sistema.
B) maior que a inicial, porque houve formação de uma nova substância.
C) menor que a inicial, pois certa quantidade de oxigênio foi consumida.
D) nula, porque ocorreu consumo do ferro, assim como de oxigênio do ar.
Resposta: a

7) Demonstre a aplicação da Lei de Lavoisier na reação abaixo:
Mg + 1/2O2  --------> MgO
Massas atômicas (O = 16,     Mg = 21)
Resposta:  reagentes Mg + 1/2 O2
21 + 1/2 . 2 . 16 ⇒ 21 + 16 = 37
Produto MgO;
21 + 16 = 37
Massa total do sistema, antes da reação, foi igual à massa do sistema depois da reação.

Exercícios sobre reações químicas (Lei de Lavoisier e Lei de Proust) ciências 9º ensino fundamental.

1) Dadas as massas atômicas, calcule a massa molecular:
N = 14              C = 12             F = 19            O = 16            Ca = 40          Si = 28

A) NO     _________________
Resposta: 14 + 16 = 30

B) CO2   _________________
Resposta: 12 + (2 x 16) = 44

C) CaF2   _________________
Resposta: 40 + (2 x 19) = 78

D) SiF4   _________________
Resposta: 28 + (4 x 19) = 104

2) Calcule as massas dos reagentes e produtos envolvidos nas reações a seguir, segundo a Lei de Lavoisier:

A)  30 g  Ca    +    X            2Br    →   150 g  CaBr2
Resposta:
30 + x = 150
x = 150 - 30
x = 120 g


B)     X         2H   +     10 g S     →    11,25 g H2S
Resposta:
x + 10 = 11,25
x = 11,25 - 10
x = 1,25 g

C)  12 g C   +   32 g  2O     →     X            CO2
Resposta:
12 + 32 = x
44 = x
x = 44 g


D) 119 g 2KBr     →    X Br2    +   39 g 2K
Resposta:
119 = x + 39
119 - 39 = x
80 = x
x = 80 g

E)  X              CaCl2    +    28,4 g Na2SO4   →  23,2 g  2NaCl   +   27,2 g CaSO4
Resposta:
x + 28,4 = 23,2 + 27,2
x = 23,2 + 27,2 - 28,4
x= 27 g



F) 105 g Cl2    +    498 g 2KI   →   X            2 KCl   +    381 g I
Resposta: 
105 + 498 = x + 381
105 + 498 - 381 = x
222 = x
x = 222 g

3) Dentre os fatores abaixo, assinale os que podem contribuir para acelerar uma reação química:

A) (  ) resfriamento.
B) (  ) aumento da quantidade de água na solução.
C) (  ) aquecimento.
D) (  ) redução na luminosidade.
E) (  ) aumento de concentração dos reagentes.
F) (  ) diminuição da umidade.
Resposta: c, e,

4) Classifique os processos abaixo como exotérmicos e endotérmicos.
A) Cozimento de pizza em forno à lenha.
Resposta: endotérmico. 


B) Uma lâmpada incandescente acesa.
Resposta: exotérmico.

C) Evaporação do álcool.
Resposta: endotérmico.


D) Congelamento de alimentos.
Resposta: exotérmico


5) Encontre a massa molecular dos seguintes compostos:
A) H2O2 (água oxigenada)
Resposta: 2 x 1 + 2 x 16 = 34


B) H2SO4 (ácido sulfúrico)
Resposta: 2 x 1 + 32 + 4 x 16 = 98


C) NaOH (hidróxido de sódio)
Resposta: 23 + 16 + 1 = 40


D) Ca(OH)2 (hidróxido de cálcio)
Resposta: 40 + 2 x 16 + 2 x 1 = 74


E) SO2 (dióxido de enxofre)
Resposta: 16 + 2 x 32 = 64


F) C6H12O6 (glicose
Resposta: 6 x 12 + 12 x 1 + 6 x 16 = 180

6) Lei conhecida como Lei de conservação da massa:

A) Lei de Proust.
B) Lei de galileu Galilei.
C) Lai de Lavoisier.
D) Lai de Dalton.
Resposta: c

7) A Lei de Proust, muito importante na química, é conhecida como:

A) Lei das proporções definidas.
B) Lei do primeiro modelo atômico.
C) Lei da quântica moderna.
D) Lei de conservação da massa.
Resposta: a

Exercícios sobre reações químicas (Lai de Lavoisier e Lei de Proust) 9º ano ciências ensino fundamental.

1) Calcule o valor de x nas seguintes equações químicas abaixo:
a)  A       +         B         +            C       →             D
     7,1 g           13,2 g               0,89 g                    X

X= ______________________
7,1 + 13,2 + 0,89 = 21,19 g
Resposta: 21.19 g

b) A        +         B        →           C           +         D
 48,5 g               X                    37,45 g             15,9 g    

X= _______________________________
48,5 + x  = 37,45 + 15,9
x = 37,45 + 15,9 - 48,5
x = 4, 85 g
Resposta: 4,85 g

2) Calcule as massas moleculares das substâncias reagentes e das substâncias resultantes nas duas equações abaixo. Para isso, utilize as seguintes massas atômicas:
H = 1
S = 32
O = 16
Zn = 65
Cl = 35,5
Na = 23

Os valores das massas atômicas foram arredondados para facilitar os cálculos.
A) H2SO4             +             Zn   →    ZnSO4          +          H2

__________________________            _________________________
(2 x 1) + 32 + (4 x 16) + 65                  65 + 32 + (4 x 16) + (2x1)
            163                                                       163
Resposta: 163 = 163

B) HCl             +            NaOH    →      NaCl        +         H2O

__________________________              _________________________
1 + 35,5    +  23 + 16 + 1                         23 + 35,5 + (2 x 1) + 16
            76,5                                                          76,5
Resposta: 76, 5 = 76,5

3) Responda:
a) 32g de enxofre reagem completamente com ferro, formando 88 g de sulfeto de ferro.
      S         +         Fe      ➝       FeS
    32 g                   x                 88 g
considerando a lei da conservação da massa, qual a massa de ferro que reagiu?
X= __________________
32 + x = 88
x = 88 -32
x = 56
Resposta: 56 g

4) De acordo com a lei das proporções fixas, uma molécula de água contém 16 g de oxigênio e 2 g de hidrogênio. Quantos gramas de oxigênio e de hidrogênio existem em 54 g de H2O?
18 g     ➝   16 g
54 g     ➝    x g de oxigênio
18 g . x = 864 g
x = 864 g / 18 g
x = 48 g
Resposta: em 54 g  de H2O há 48 g de oxigênio e 6 g de hidrogênio.
   
5) Qual é a proporção em que cálcio e enxofre estão combinados na formação do CaS?
Dados: massas atômicas Ca = 40;    S = 32
Ca          40 g          20 g            10 g           5 g
ー    ⇒    ー      ⇒    ー      ⇒     ー      ⇒     ー
S           32 g           16 g            8 g             4 g
Resposta: cálcio e enxofre estão combinados na proporção de 5 partes de cálcio para 4 partes de enxofre.

6) Qual é a proporção em que hidrogênio e oxigênio estão combinados na formação do H2O?
Dados: massas atômicas O = 16;   H = 1
 H2         2 g           1 g
ー    ⇒    ー      ⇒    ー
O           16 g           8 g
Resposta: hidrogênio e oxigênio estão combinados na proporção de 1 parte de hidrogênio para 8 partes de oxigênio.

7) Qual a proporção em massa de O2 e S na formação do SO2?
Dados: massas atômicas O = 16;       S = 32
S            32 g          16 g            8 g             4 g           2 g         1g
ー    ⇒    ー      ⇒    ー      ⇒     ー      ⇒     ー      ⇒    ー     
O2         32 g           16 g            8 g             4 g           2 g         1g

Resposta: enxofre e oxigênio estão combinados na proporção de 1 parte de oxigênio para 1 parte de enxofre.

8) Que massas de oxigênio e de enxofre são necessárias para se obter 124 g de SO2?
Dados: massas atômicas O = 16;       S = 32
  SO2       32 + (2 x 16) = 64 g
           
64 g      ➝   32 g
124       ➝   x g de oxigênio
64 g . x = 3968 g
x = 3968 g / 64 g
x = 62 g
124 - 62 = 62
Resposta: 64 g  de oxigênio e 64 g de enxofre.

9) Sabendo que a reação ocorre na proporção 2 g de hidrogênio reagem com 16 g de oxigênio gerando 18 g de água, qual a massa de água formada na queima de 20 kg de gás hidrogênio?
2 g + 16 g = 18 g
2 g            ➝    18 
20000 g     ➝    x g

2 x = 360000 g
x = 360000 g / 2
x = 180000 g
x = 180 kg
Resposta: formaram-se 180 kg de água
Outra possível forma de resposta: a massa de oxigênio é 8 vezes a massa de hidrogênio. Se a massa de hidrogênio é igual a 20 kg, a massa de oxigênio deve ser 160 kg. Assim, formam-se 160 + 20 = 180 kg de água;

10) Utilizando 106,5 g de cloro, constatamos que foram produzidos 109,5 g de ácido clorídrico.
Qual a massa de hidrogênio utilizada?
H + 106,5 Cl → 109,5 g HCl
x  + 106,5 = 109,5
x = 109,5 - 106,5
x = 3 g
Resposta: 3 g de hidrogênio.

11) Utilizando 4 g de hidrogênio, verificamos que foram produzidos 146 g de ácido clorídrico. Qual a massa de cloro utilizada?

4 H + Cl → 146 g HCl
4  + x = 146
x = 146 - 4
x = 142 g
Resposta: 142 g de cloro

Exercícios sobre mamíferos 7º ano ciências ensino fundamental.

1) A pedido do professor de ciências, Ana Maria elaborou uma lista de alterações presentes no corpo de animais homeotérmicos - mamíferos e aves - que lhes permitem manter a temperatura corporal constante. As seguintes características constam na lista:

I. Pelos
II. Penas.
III. Glândulas sudoríparas.
IV. Camada subcutânea de gordura.
Estão corretas as características:

A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) I, II, III e IV.
Resposta: d

2) Os ornitorrincos vivem na Austrália e são animais difíceis de observar, pois se escondem em túneis na beira dos rios e só são ativos no início do dia e ao anoitecer. No século XIX, eles quase foram extintos, pois sua pele era muito utilizada na confecção de casacos.
Alguns consideram os ornitorrincos meio esquisitos. Eles são ovíparos e têm bico e os filhotes lambem o leite que escorre nos pelos do ventre da mãe, Já que as glândulas mamárias não têm mamilos. Das características citadas no texto acima,  as que permitem incluí-los na classe dos mamíferos são:

A) serem ovíparos e terem pele.
B) terem bico e filhotes.
C) terem glândulas mamárias e pelos.
D) esconder-se em túneis e viverem na beira dos rios.
Resposta: c

3) Cães e gatos, por exemplo,praticamente não transpiram. Principalmente nos dias quentes, é comum ver gatos lambendo os pelos. Nesses dias, também é comum ver cães ofegantes; nessa situação eles aumentam muito o ritmo respiratório, chegando a bafejar cerca de 300 vezes por minutos, além de produzir uma saliva muito aquosa. A importância desses comportamentos para os gatos e cães, principalmente em dias quentes é:

A) Contribuir para a manutenção da temperatura do corpo.
B) Contribuir para a limpeza dos pelos.
C) Contribuir para a lubrificação dos pelos.
D) Contribuir para a atração no acasalamento.
Resposta: a

4) Sobre os mamíferos é correto afirmar que:

A) O peixe-boi pertence a ordem dos cetáceos.
B) Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar.
C) O ornitorrinco e o gambá é são marsupiais.
D) Os quirópteros representados pela equidna é um animal placentário.
Resposta: b

5) Os mamíferos são assim chamados porque a sua principal característica é a presença de:

A) Glândulas uropigianas.
B) Glândulas sebáceas.
C) Glândulas sudoríparas.
D) Glândulas mamárias.
Resposta: d

6) Os mamíferos têm respiração:

A) branquial.
B) traqueal.
C) pulmonar.
D) cutânea.
Resposta: c

7) Pertencem a este grupo os cangurus, os coalas, os gambás e as cuícas:

A) Monotremados.
B) Marsupiais.
C) Sirênios.
D) Carnívoros.
Resposta: b

8) O sistema urinário dos mamíferos é formado pelos seguintes órgãos:

A) rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
B) rins, ureteres e cloaca
C) rins, bexiga urinária, reto e uretra.
D) rins, cloaca
Resposta: a

9) "A hibernação contribui para a sobrevivência do animal no inverno rigoroso, quando o alimento que ele consome não é facilmente obtido e a manutenção da temperatura do corpo exigira um elevado metabolismo, com alto consumo de alimento". Dentre os mamíferos abaixo quais apresentam essa capacidade que contribui para sua sobrevivência:

A) tamanduá-bandeira e tatu.
B) morcegos e lobo.
C) marmota e hamsters.
D) urso e elefante.
Resposta: c

10) O coração dos mamíferos, como os das aves, tem:

A) um átrio e um ventrículo.
B) dois átrios e dois ventrículos.
C) dois átrios e um ventrículo.
D) somente dois átrios.
Resposta: b

11) Os mamíferos têm, em geral:

A) pele rica em queratina e recoberta por pelos.
B) pele rica em queratina e recoberta por penas.
C) pele rica em queratina e recoberta por escamas, placas ou carapaças.
D) pele úmida pobre em queratina e sem escamas.
Resposta: a

Exercícios sobre vertebrados ( aves e mamíferos, anfíbios, répteis) ciências ensino fundamental.

1) A quais classes de vertebrados pertencem os animais representados na figura?


A) peixes e aves.
B) répteis e anfíbios.
C) mamíferos e aves.
D) aves e répteis.
Resposta: c

2) (UNIVALE-MG) Assinale a alternativa abaixo que não corresponde a uma característica das
aves:

A) Ausência de bexiga urinária.
B) Coração com dois átrios e dois ventrículos.
C) Homeotermia.
D) desenvolvimento interno.
Resposta: d

3) (UEMS) Animais com corpo geralmente coberto com pelos mudados periodicamente, glândulas
sudoríparas, homeotérmicos:

A) Aves
B) Anfíbios
C) Mamíferos
D) Répteis
Resposta: c

4) Substitua as letras pelas palavras-chaves adequadas.


A) As capivaras são animais A, pois têm o corpo recoberto por B. Durante o período de gestação, seus filhotes são alimentados por meio da C e quando nascem são alimentados durante certo período pelo leite das D.
Resposta:A mamíferos, B pelos, C placenta, D glândulas mamárias 

5) As aves como os mamíferos são animais homeotérmicos. O que significa dizer que:

A) A temperatura do corpo praticamente não varia com as mudanças de temperatura do meio ambiente.
B) A temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do meio ambiente.
C) A temperatura do corpo varia somente nas estações mais frias como o inverno.
D) A temperatura do corpo das aves e mamíferos permitem classificá-los na mesma classe.
Resposta: a

6) Peixes e alguns anfíbios são animais consumidos pelos seres humanos como alimento. Entre os répteis, existem também alguns exemplos de animais dos quais podemos nos alimentar. A alternativa abaixo que cita animais consumidos pelos seres humanos, pertencentes, às três classes na ordem que aparecem no texto é:

A) jacaré, surubim, rã.
B) rã, tartaruga, tambaqui
C) cobra, pirarucu, tatu.
D) surubim, rã, tartaruga.
Resposta: d

7) As tartarugas marinhas são ovíparas. Elas produzem centenas de óculos. Depois de fecundação, os ovos são enterrados em ninhos cavados na areia da praia e abandonados, sendo chocados com o calor dos raios solares. As tartarugas marinhas são representantes da classe:

A) dos peixes.
B) dos mamíferos.
C) dos répteis.
D) das aves.
Resposta: c

8) Jacarés e crocodilos podem viver de 25 a 40 anos e habitam regiões tropicais, geralmente às margens dos rios. No Brasil só existem jacarés. Eles são encontrados na Amazônia e no Pantanal Mato-Grossense. Esse réptil, pertence a ordem dos:

A) crocodilianos.
B) quelônios.
C) escamados.
D) jacarenos.
Resposta: a

9) A pele seca, sem glândulas e rica em queratina. O corpo é recoberto de por penas, estruturas encontradas exclusivamente nesse grupo de animais chamado de:

A) mamíferos.
B) aves.
C) répteis.
D) anfíbios.
Resposta: b

10) (PUC-RS) Observar as características anatômicas abaixo relacionadas:
1. Corpo coberto com pele seca e queratinizada.
2. Esqueleto completamente ossificado.
3. Coração com dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos.
4. Respiração pulmonar.
5. Temperatura corporal variando de acordo com o ambiente.
6. Ovos adaptados para o desenvolvimento em terra.
Com estas características, podemos identificar o grupo:

A) dos anfíbios.
B) dos répteis.
C) dos peixes.
D) das aves.
Resposta: b

11 (UFLA) Presença de coluna vertebral, respiração pulmonar, fecundação interna, ovo com casca
dura e homeotermia, são características relativas à classe:

A) Aves.
B) Répteis.
C) Mamíferos.
D) Anfíbios.
Resposta: a

12) (OSEC-SP) A ausência de bexiga urinária e a eliminação contínua de fezes pode ser
considerada (em aves) uma adaptação a(ao):

A) homeotermia.
B) postura de ovos.
C) pecilotermia.
D) voo.
Resposta: d

Exercícios sobre vertebrados, aves, anfíbios,mamíferos e peixes ciências 7º ano ensino fundamental.

1) Assinale apenas a afirmativa verdadeira:

A) os peixes são vertebrados homeotérmicos.
B) tubarão e raia são peixes ósseos.
C) nos animais ovíparos, a fecundação é externa.
D) os peixes, em geral possuem forma hidrodinâmica.
Resposta: d

2) Assinale apenas a afirmativa verdadeira:

A) as aves e mamíferos possuem pulmões.
B) os anfíbios realizam fecundação interna.
C) anfíbios adultos possuem apenas respiração pulmonar.
D) os répteis dependem da água para a reprodução.
Resposta: a

3) Assinale apenas a afirmativa verdadeira:

A) dinossauros e homens conviveram no passado.
B) todas as serpentes são peçonhentas.
C) aves são os únicos vertebrados com o corpo coberto de penas.
D) os mamíferos marinhos, como os golfinhos e as baleias, respiram por brânquias.
Resposta: c

4) Assinale apenas a afirmativa verdadeira:

A) os mamíferos são os únicos vertebrados que possuem pelos pelo corpo.
B) as aves e os répteis são os únicos vertebrados que voam.
C) os peixes possuem o corpo coberto de penas.
D) as aves são vertebrados pecilotérmicos.
Resposta: a

5) A quais classes de vertebrados pertencem os animais representados nas figuras?
a) __________________________________________

b) __________________________________________
Resposta: a. mamíferos
b. aves

6) Representa característica exclusiva das aves:

A) pelos
B) respiração pulmonar.
C) circulação fechada.
D) penas.
Resposta: d

7) Relação ecológica entre aves e mamíferos, como o boi, o rinoceronte e o elefante. Os pássaros alimentam-se de parasitas que vivem na pele desses animais: o anu por exemplo, come carrapatos do gado bovino. Assim, o pássaro consegue alimento e o mamífero se livra dos parasitas.

A) parasitismo.
B) mutualismo.
C) predatismo.
D) comensalismo.
Resposta: b

8) Sobre as aves é correto afirmar que:

A) As aves não possuem bexiga urinária.
B) As aves não possuem rins.
C) As aves não possuem siringe.
D) As aves não possuem audição.
Resposta: a

9) Grupo de animais de pele seca e impermeável com bastante queratina, recoberta de escamas, placas ou carapaças bem protegidos contra a desidratação:

A) aves
B) mamíferos.
C) répteis.
D) anfíbios.
Resposta: c

10) Pertencem a ordem dos urodelos:

A) rãs e salamandras.
B) pererecas e tartarugas.
C) sapos e cecílias.
D) tritões e salamandras.
Resposta: d

11) As cecílias ou cobras-cegas são anfíbios sem patas, com o corpo alongado semelhante ao de uma cobra. Os olhos são atrofiados, e o sentido mais importante é o tato. A maioria vive enterrada no solo úmido dos trópicos, mas algumas são aquáticas. As cecílias formam a ordem:

A) dos urodelos.
B) dos ápodes.
C) dos anuros.
D) dos cecilianos.
Resposta: b

12) A reprodução dos anfíbios é (A) e produz um (B), que sofre (C) e origina um indivíduo adulto.
Os termos que completam corretamente a frese estão na alternativa:

A) (A) interna, (B) girino, (C) mutação.
B) (A) externa, (B) pupa, (C) evolução.
C) (A) externa, (B) girino, (C) metamorfose.
D) (A) interna, (B) alevino, (C) mutação.
Resposta: c

Exercícios sobre vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) ciências 7º ano fundamental.

1) Veja a lista de animais e depois responda as questões:


A) Classifique cada animal em um dos grupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
B) Em que grupo encontramos a moela, um estômago que tem a função de triturar os alimentos?
C) Em que grupos há coluna vertebral?
D) Quais os grupos são homeotérmicos?
E) Quais os grupos são pecilotérmicos?
F) Quais animais possuem pelos no corpo?
G) Qual deles tem uma fase larvar chamada girino?
H) Quais respiram por brânquias na fase adulta?
I) Quais são capazes de voar.
J) Quais possuem glândulas sudoríferas e mamárias?
K) Quais põem ovos com casca no ambiente terrestre?
L) Quais não possuem pulmões?

Resposta: a
Coelho: mamífero
Cavalo-marinho: peixe
Sardinha: peixe
Elefante: mamífero
Mico-leão-dourado: mamífero
Truta: peixe
Sabiá: ave
Lagartixa: réptil
Salamandra: anfíbio
Jararaca: réptil
Onça: mamífero
Pinguim: ave
Ema: ave
Lagarto: réptil
Baleia: mamífero
Garoupa: peixe
Gambá: mamífero

Resposta: b
No grupo das aves
Resposta: c
Todos os grupos (aves, mamíferos, peixes, réptil, anfíbios)
Resposta: d
O grupo das aves e dos mamíferos.
Resposta: e
O grupo dos peixes, répteis e anfíbios.
Resposta: f
Mamíferos (coelho, elefante, mico-leão-dourado, onça, gambá, baleia em pelo menos uma faze da vida)
Resposta: g
Grupo dos anfíbios (salamandra)
Resposta: h
Grupo dos peixes (cavalo-marinho, sardinha, truta,garoupa).
Resposta: i
O grupo das aves (não são todas que tem a capacidade de voar) e alguns mamíferos (como o morcego).
Resposta: j
O grupo dos mamíferos (coelho, elefante, mico-leão-dourado, onça, gambá, baleia em pelo menos uma faze da vida)
Resposta: k
O grupo dos répteis e aves (lagartixa, lagarto, jararaca, sabiá, pinguim, ema)
Resposta: l
O grupo dos peixes (cavalo-marinho, sardinha, truta,garoupa).

2) (PUC-RS) Instruções: responder à questão com base nas características abaixo.

1. Presença de coluna vertebral.
2. Fecundação interna com cópula.
3. Respiração pulmonar.
4. Embrião protegido por ovo com casca dura.
5. Temperatura corporal estável.
Pelas características acima, esse ser deve pertencer ao grupo:

A) das aves.
B) dos mamíferos.
C) dos anfíbios .
D) dos peixes.
resposta: a

3) (UFPA) Além dos mamíferos, os animais que apresentam coração com quatro cavidades e circulação sanguínea do tipo completa, sem qualquer mistura entre sangue venoso e arterial, são:

A) os répteis.
B) os peixes ósseos.
C) as aves.
D) os anfíbios.
Resposta: c

4) As aves apresentam asas e penas para voar. As asas e as penas não são as únicas estruturas responsáveis pelo voo das aves. A outra estrutura, além das asas e das penas, que também é responsável pelo voo:

A) o pescoço, devido a ser longo.
B) as patas, por serem finas.
C) o bico, devido à penetração aerodinâmica.
D) o esterno, que tem forma de quilha e facilita o voo.
Resposta: d

5) O filo Chordata agrupa exemplos de organismos bastante diversificados. Entretanto, seus representantes apresentam algumas características morfológicas em comum, pelo menos em alguma fase do desenvolvimento. Das características abaixo, aquela que NÃO é comum a todos os Chordata é:

A) fendas branquiais.
B) tubo nervoso dorsal.
C) notocorda.
D) respiração pulmonar.
Resposta: d

6) O nome da classe já indica uma das características exclusivas dos mamíferos: as fêmeas possuem:

A) pelos.
B) glândulas mamárias.
C) glândulas sebáceas.
D) glândulas sudoríparas.
Resposta: b

7) Nos campos existem também alguns mamíferos que não são grandes corredores, mas têm os membros anteriores adaptados para cavar a terra, como os tatus dos campos cerrados brasileiros.
Os tatus pertencem a ordem dos:

A) Roedores.
B) Primatas.
C) Desdentados.
D) Carnívoros.
Resposta: c

8) Mico-leão-dourado, um primata. encontrado na mata Atlântica, esteve seriamente ameaçado de extinção no Brasil, pela devastação do seu habitat e por ser muito caçado como animal de estimação. Graças a trabalho desenvolvido, por exemplo, em Reservas Biológicas, como a de Poço das Antas (RJ), sua população vem se recuperando. Mas a ameaça de extinção continua, segundo alertam os pesquisadores.
A classe e a ordem do Mico-leão-dourado encontram-se respectivamente em:

A) mamíferos e primatas.
B) perissodáctilos e anfíbios.
C) primatas e aves.
D) mamíferos e roedores.
Resposta: a

9) Cutia-preta, um mamífero roedor. As cutias são herbívoras; várias espécies desses animais podem se encontradas em matas brasileiras, como o cerrado, a mata Atlântica e a floresta Amazônica.
Na cadeia alimentar a cutia-preta é classificada como:


A) produtor.
B) consumidor.
C) decompositor.
D) produtor e consumidor.
Resposta: b

Exercícios sobre (sentidos) audição, tato, olfato, visão e gustação ciências ensino fundamental ( 7º e 8º anos)

1) Marque x relacionando corretamente as estruturas a sua parte correspondente:

Resposta: orelha externa (pavilhão auditivo, canal auditivo); orelha média (bigorna, estribo, martelo); orelha interna (canais semicirculares, cóclea). Observação: o canal auditivo agora é chamado de meato acústico externo.

2) Responda?
A) O que é e onde se situa o tímpano?
Resposta: é uma membra circular e elástica que separa a orelha média da orelha externa. Situa na orelha média.

B) Quais são os ossos da orelha média que comunicam a membrana timpânica com a membrana da janela oval?
Resposta: martelo, bigorna e estribo.

C) O que é otite?
Resposta: é um grupo de doenças inflamatórias da orelha média. Os dois principais tipos são a otite média aguda (OMA) e otite média com efusão (OME). A OMA é uma infecção súbita que geralmente se apresenta com dor na orelha.

D) O que é labirintite?
Resposta: uma desordem do equilíbrio do corpo humano Tal desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza na orelha interna.

3) Relacione os órgãos dos sentidos da coluna I de acordo com cada estrutura e presente na coluna II.

Órgãos
Coluna I
A) Orelha.
B) Olho.
C) Nariz.
D) Língua.

Estruturas.
Coluna II
(        ) Papilas linguais.
(        ) Células olfatórias.
(        ) Íris.
(        ) Cristalino.
(        ) Pavilhão auricular.
(        ) Membrana timpânica.
(        ) Tuba auditiva.
Resposta de cima para baixo: d, c, b, b, a, a, a

4) Observe o esquema:

O trajeto que as vibrações sonoras percorrem até serem transformadas em impulsos nervosos, é:

A) 6, 5, 1, 4 e 7.
B) 7, 2, 5 e 6.
C) 1, 2, 3, 5 e 6.
D) 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Resposta: c

5) A orelha é o órgão responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. Ela é composta de três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. Observe o esquema abaixo:


Agora, substitua os números pelos termos adequados:
Resposta: 8, pavilhão auricular; 5 meato acústico externo, 1 membrana timpânica; 2 ossículos da orelha; 3 canais semicirculares; 7 cóclea; 4 nervo auditivo; 6 tuba auditiva.

6) Relacione corretamente as divisões da orelha com suas estruturas correspondentes:

A) Orelha externa:
B) Orelha média.
C) Orelha interna.

(  ) é composta de três estruturas preenchidas por líquido: canais semicirculares, vestíbulo e cóclea.
(  ) é formada pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo.
(  ) é composta da membrana timpânica, de um conjunto de três ossículos e da tuba auditiva.
Resposta de cima para baixo: c, a, b

7) Por que não enxergamos invertido, já que as imagens são formadas de forma invertida sobre a retina?

A) O bulbo se encarrega de interpretar as imagens.
B) Os canais semicirculares se encarregam de interpretar as imagens.
C) O cérebro se encarrega de interpretar as imagens.
D) O nervo auditivo se encarrega de interpretar as imagens.
Resposta: c

8) Apesar de apresentar estruturas que lhes conferem proteção natural, os olhos necessitam de muitos cuidados, pois são delicados e estão expostos a muitos perigos. São cuidados com os olhos que devemos ter, apenas em:

A) Estudar ou trabalhar em locais mal iluminados, ou com excesso de luminosidade, dar preferência a leitura a luz direta do sol.
B) Usar óculos ou mesmo óculos escuros e lentes sem orientação médica.
C) Assistir televisão mantendo uma distância mínima de 1,5 m da tela.
D) Aproximar bem o livro ou revista dos olhos mantendo uma distância de 5 a 10 centímetros do rosto.
Resposta: c

9) A pele é o órgão do tato. Na pele existe tipos de receptores sensoriais. Essas estruturas contêm fibras nervosas que se organizam formando corpúsculos sensoriais. Esses corpúsculos são sensíveis a determinados estímulos do ambientais. A dor é percebida por:

A) Terminações nervosas livres.
B) Corpúsculo de Paccini.
C)  Corpúsculo de Meissner.
D) Corpúsculo de Krause.
Resposta: a

10) No ato de beber ou comer, qualquer sabor estranho ou cheiro é um aviso de que o alimento pode estar estragado. Esses dois sentidos estão intimamente ligados. Juntos, constituem um sistema de vigilância dos produtos que entram no corpo.

Os sentidos referidos no texto são:

A) visão e olfato.
B) gustação e audição.
C) visão e audição.
D) olfato e gustação.
Resposta: d

Exercícios sobre sentidos audição, visão, tato, gustação, olfato 7º e 8º anos ciências ensino fundamental.

1) Loteria auditiva:

Faça 8 pontos: marque um x no quadrinho acima correspondente à afirmativa correta, para cada caso:

1) A orelha média se comunica com a faringe através:

A) da tuba auditiva.
B) da cóclea.
C) do pavilhão auditivo.
Resposta: a

2) Martelo, bigorna e estribo são três ossinhos situados na orelha:

A) externa.
B) média.
C) interna.
Resposta: b

3) A membrana do tímpano fica entre:

A) a cóclea e o nervo vestíbulo-coclear.
B) a orelha externa e a média.
C) a orelha média e a interna.
Resposta: b

4) Se uma pessoa ficar sem as aurículas:

A) ela ficará surda.
B) ela perderá a direção do som.
C) ela não sofrerá alterações na audição.
Resposta: b

5) São importantes para a noção de equilíbrio:

A) janela oval.
B) membrana timpânica.
C) canais semicirculares.
Resposta: c

6) A orelha interna é um órgão importante:

A) somente para a audição.
B) somente para o equilíbrio.
C) tanto para o equilíbrio, como para a audição.
Resposta: c

7) A transmissão das mensagens entre a orelha interna e o cérebro e realizada:

A) pelo nervo óptico.
B) pelo nervo vestíbulo-coclear.
C) pela tuba auditiva.
Resposta: b

8) A pressão dentro da orelha média é controlada através:

A) do nervo vestibular-coclear.
B) tuba auditiva.
C) da membrana da janela oval.
Resposta: b


2) Quando você roda rapidamente em torno se si mesmo, a endolinfa adquire também um movimento de rotação juntamente com os otólitos. Nesse caso você perde a noção de verticalidade, podendo ficar tonto e até mesmo cair no chão. A estrutura da orelha associada ao equilíbrio do corpo, é:

A) canais semicirculares.
B) tuba auditiva.
C) membrana timpânica.
D) cóclea.
Resposta: a

3) Em relação a poluição sonora que enfrentamos comumente é correto afirmar que:

A) O ruído fraco pode alterar o ritmo cardíaco e, consequentemente, a pressão arterial.
B) O limite de intensidade de som que podemos suportar, sem muito danos, é de 100 decibéis.
C) Abaixo de 40 decibéis você já esta enfrentando poluição sonora capaz de provocar surdez progressiva, lesão da orelha, descoordenação, irritabilidade e outras pertubações nervosas.
D) O som muito forte, além de causar surdez, também prejudica o sistema neural.
Resposta: d

Exercícios sobre sentidos humanos visão, olfato, gustação, audição e tato 7º ano e 8º anos ciências fundamental.

1) Cruzada:
Horizontais:
1) Líquido transparente que banha o cristalino, a íris e a face interna da córnea.
2) Função que nos permite enxergar a reconhecer os objetos que nos cercam.
3) Orifício situado na íris.
4) Receptor interno de visão.
5) Porção achatada da coroide, onde se situa a pupila.
6) Defeito da visão caracterizado pela formação da imagem antes da retina.
7) Membrana externa do olho.
8) Membrana interna do olho, onde é formada a imagem dos objetos.
9) Camada intermediária do olho.
10) Dispositivo que se utiliza na correção dos defeitos da visão.
11) Líquido que preenche a maior parte da cavidade do globo ocular.
12) Corpo ovalado banhado pelo humor aquoso.
13) Outro nome dado às lentes convergentes.

Vertical em destaque:
Defeito da visão caracterizado pela formação da imagem depois da retina.



Resposta: 1 humor aquoso; 2 visão; 3 pupila; 4 cérebro; 5 íris; 6 miopia; 7 esclerótica; 8 retina; 9 coroide; 10 lentes; 11, humor vítreo; 12 cristalino;  13 côncavas
Vertical: hipermetropia

3) Relacione cada estrutura do olho a sua função correspondente:

A) retina
B) cristalino
C) pupila

(    ) funciona como uma lente convergente.
(    ) orifício da íris que permite a entrada da luz no globo ocular.
(    ) anteparo que contém células fotorreceptoras para a formação da imagem.
Resposta de cima para baixo: b, c, a

4) Os cinco sentidos são:

A) nariz, mão, orelha, olho, língua.
B) visão, audição, tato, paladar e olfato.
C) som, luz, sabor, amargo e doce.
D) visão, mãos, luz, audição e amargo.
Resposta: b

5) A orelha externa é formada pelo(a):

A) membrana timpânica e tuba auditiva.
B) pavilhão auditivo e conduto auditivo.
C) vestíbulo e caracol.
D) janela oval e janela redonda.
Resposta: b

6) A membrana timpânica tem forma circular. A orelha média limita-se com a orelha interna por meio de dois orifícios, providos de membrana, chamados janela oval e janela redonda. A caixa timpânica possui 3 ossinhos denominados:

A) martelo, bigorna e estribo.
B) bigorna, falange e vértebra.
C) estribo, carpo e sacro.
D) martelo, bigorna e vômer.
Resposta: a

7) É parte da orelha média que se comunica com a faringe e que tem a função de manter o equilíbrio entre a pressão atmosférica e a pressão do ar existente no interior da orelha:

A) a pavilhão auditivo.
B) conduto auditivo.
C) membrana timpânica.
D) tuba auditiva.
Resposta: d

8) Os quimiorreceptores ou receptores químicos, no ser humano, são encontrados na membrana olfativa e na superfície da língua. A estrutura situada na superfície da língua e que se encontra relacionada com o sentido da gustação, é:

A) corpúsculos.
B) esclerótica.
C) papilas.
D) endolinfa.
Resposta: c

9) Observe a gravura:



Complete a frase seguindo a orientação da gravura acima:
Os corpúsculos de ________________________ encarregam-se da sensação do tato propriamente dito; Os corpúsculos de __________________________ são encarregados da percepção da pressão; os corpúsculos de _________________________ são responsáveis pela percepção de calor e os corpúsculos de ______________________ são responsáveis pela percepção do frio.
Resposta: Meissner, valter-Paccini, Ruffini, Krause

10) Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(      ) Os sistemas sensoriais do ser humano compreendem o tato, olfato, gustação, audição e visão.
(      ) Os receptores neurais da pele são comumente chamados corpúsculos táteis.
(      )  As terminações neurais livres são responsáveis somente pela percepção da pressão.
(      ) O globo ocular pode ser considerado um receptor de estímulos externo.
(      ) O bulbo é o receptor interno, que interpreta  o impulso neural transformando-o em percepção de algo.
(      ) Corpúsculos táteis são sensíveis aos estímulos excessivos de diversas origens, seja eles térmicos, mecânicos ou químicos.
(      ) O sentido do tato é percebido pela pele.
(      ) Os corpúsculos táteis têm atividades sensoriais não específicas.
Resposta de cima para baixo: v, v, f, v, f, v, v, f 

Exercícios sobre sistema sensorial (sentidos) visão, audição, tato ciências 8º ano ensino fundamental.

1) O defeito da visão, apresentado na figura abaixo é:


A) miopia
B) astigmatismo
C) hipermetropia
D) presbiopia
Resposta: c

2) Relacione as colunas:

(A) miopia               (      ) ocorre uma deformação da córnea, o que provoca um desvio da imagem.
(B) hipermetropia   (      ) as imagens se formam antes da retina.
(C) astigmatismo    (      ) as imagens se formam depois da retina.
Resposta de cima para baixo: c, a,b

3) Complete indicando a correção do defeito da visão:

A) Uma pessoa com miopia precisa usar lente _____________________
B) Uma pessoa com hipermetropia precisa usar lente ______________________
C) Uma pessoa com astigmatismo precisa usar lente ______________________ 
Resposta: a, divergente; b , convergente; c, cilíndricas

4) A função do tato é possível pela existência, na pele, de

A) glândulas sudoríparas.
B) folículo piloso.
C) poro sudoríparo.
D) corpúsculos sensíveis ao contato.
Resposta: d

5) (UFC-CE) No homem, os canais semicirculares, órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio, estão localizados na:

A) orelha interna.
B) orelha média.
C) na medula.
D) orelha externa.
Resposta: a

6) (Unisa-SP) A cóclea é um órgão sensitivo responsável por:

A) audição.
B) visão.
C) tato.
D) olfato.
Resposta: a

7) A membrana externa do olho, de cor branca, opaca e resistente é chamada

A) coroide.
B) esclera.
C) retina.
D) conjuntiva.
Resposta: b

8) (Uff) Quando se menciona a “cor dos olhos” de uma pessoa está se fazendo referência à coloração da estrutura do globo ocular denominada:

A) pupila.
B) cristalino.
C) córnea.
D) íris.
Resposta: d

9) Os olhos permitem a captação de estímulos luminosos, enquanto as orelhas permitem a captação de estímulos sonoros. Em relação a esses órgãos dos sentidos, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.

A) Enquanto a córnea, a pupila e o tímpano são estruturas dos olhos, os maiores ossos do corpo humano pertencem às orelhas.
B) As papilas gustativas fazem parte dos olhos, e as orelhas estão divididas em externas, médias e internas.
C) As orelhas captam os estímulos sonoros por meio do nervo óptico.
D) Enquanto a íris controla a entrada da luz nos olhos, a membrana timpânica vibra com as ondas sonoras.
Resposta: d

10) (UECE) As estruturas anatômicas, canais semicirculares e utrículo, estão relacionadas com a função de equilíbrio nos seres humanos. Tais estruturas localizam-se:

A) na coluna vertebral.
B) no orelha interna.
C) no hipotálamo.
D) no cerebelo.
Resposta: b

Exercícios sobre sentidos, visão, audição, tato, olfato ciências ensino fundamental 7º e 8º anos.

1) Identifique, na imagem do olho humano,as estruturas associadas às seguintes expressões:

A) o "branco do olho". _______________________________________
B) a cor dos "olhos". ________________________________________
C) a "menina dos olhos". _____________________________________
Resposta:  a - esclerótica; b - íris; c - pupila.

2) Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

A) (       ) Os corpos que emitem luz própria são chamados iluminados.
B) (       ) O cristalino funciona como uma lente divergente.
C) (       ) A curvatura do cristalino pode sofrer variações.
D) (       ) A camada externa do globo ocular é a retina.
E) (       ) A pupila é o orifício da iris.
F) (       ) A abertura da pupila é sempre fixa ( do mesmo tamanho ).
G) (      ) A coroide situa-se entre a esclerótica e a retina.
H) (      ) A ligação entre a retina e o cérebro é feita pelo nervo óptico.
I) (       ) A imagem que se forma no olho é invertida em relação ao objeto.
J) (       ) A íris serve para controlar a intensidade de luz que penetra no olho.
Resposta de cima para baixo: f, f, v, f, v, f, v, v, v, v

3) Quando uma pessoa não sente bem o cheiro dos alimentos, o sabor deles:

A) não é alterado
B) tornam-se mais doce.
C) também fica modificado.
D) ficam mais saborosos.
Resposta: c

4) Quando um indivíduo está resfriado, ele:

A) sente melhor o sabor dos alimentos.
B) sente melhor o cheiro dos alimentos.
C) não sente bem nem o cheiro nem o sabor dos alimentos.
D) sente bem o cheiro e o sabor dos alimentos.
Resposta: c

5) (FUVEST) O esquema mostra algumas estruturas presentes na cabeça humana.

O nervo cócleo-vestibular compõe-se de dois conjuntos de fibras nervosas: o nervo coclear, que conecta a cóclea ao encéfalo, e o nervo vestibular, que conecta o sáculo e o utrículo ao encéfalo. A lesão do nervo vestibular deverá causar perda de:

A) audição.
B) equilíbrio.
C) olfato.
D) paladar.
Resposta: b

6) Parte do orelha interna responsável pela audição:

A) Cóclea.
B) Nervo auditivo.
C) Todas as alternativas.
D) Canais semicirculares.
Resposta: a

7) A visão é um dos sentidos mais importantes para o homem. Assinale a alternativa correta sobre a estrutura do olho humano:

A) a córnea é pigmentada e dá a cor do olho.
B) a íris é contrátil e recobre o cristalino.
C) cones e bastonetes situam-se na esclerótica.
D) o humor aquoso preenche todo o globo ocular.
Resposta: b
8) Tipos de células sensíveis à luz encontrados na retina:

A) cones e bastonetes.
B) cones e íris.
C) bastonetes e pupila.
D) íris e pupila.
Resposta: a

9) É caracterizada, geralmente, pelo fato de a pessoa que a possui confundir o verde com o vermelho:

A) Hipermetropia.
B) Miopia.
C) Daltonismo.
D) Astigmatismo.
Resposta: c

10) Que medidas você pode tomar para cuidar da sua audição?

A) Evitar locais muito barulhentos e não ouvir música com o som muito alto.
B) Frequentar locais muito barulhentos e não ouvir música com o som muito alto.
C) Evitar locais muito barulhentos e ouvir música com o som muito alto.
D) Frequentar locais muito barulhentos e ouvir música com o som muito alto.
Resposta: a

Exercícios sobre sentidos visão e audição, olfato tato 7º e 8º anos ciências ensino fundamental.

1) Relacione com um traço cada ilustração à palavra correspondente:

Resposta: A normal; B míope; C hipermétrope

Agora complete as frases:

A) No olho míope a imagem se forma ______________________ da retina.
B) No olho hipermétrope a imagem se forma _____________________da retina.
C) No olho normal a imagem se forma na __________________.
Resposta:  a) antes             b) depois         c) retina

2) Assinale a alternativa correta:
a) Os corpos que imitem luz própria são chamados iluminados.
b) A abertura da pupila é sempre fixa ( do mesmo tamanho ).
c) A imagem que se forma no olho é invertida em relação ao objeto.
d) A camada externa do globo ocular é a retina.
Resposta: c

3) Responda:
O que é astigmatismo?
R. Deformação da córnea, o que provoca um desvio da imagem.
A correção pode ser feita com lentes cilíndricas.

4) Preencha o crucigrama de acordo com as informações sobre as anomalias que mais comumente afetam a visão.
1) Lus que permite constituir a imagem de um corpo.
2) Lentes que corrige a miopia.
3) Nervo que transporta até o cérebro os estímulos luminosos.
4) Anomalia caracterizada pela formação da imagem antes da retina.
5) Doença caracterizada por uma dilatação do globo ocular devido ao aumento da pressão intra-ocular.
6) É o oposto da miopia, isto é, anomalia que ocorre quando a imagem é formada depois da retina.
7) Anomalia causada pelo envelhecimento do cristalino, que perde a capacidade de acomodar a imagem exatamente sobre a retina.
8) Tipo de lentes usadas na correção de hipermetropia.
9) Anomalia hereditária geralmente caracterizada pelo fato de apessoa confundir o verde com o vermelho.
10) Estrutura do globo ocular, quando fica opaco, origina a catarata.
11) Anomalia devida à falta de paralelismo dos globos oculares.
12) Anomalia da visão que consiste em um dos olhos funcionar pior que o outro.



Resposta: 1 refletida; 2 divergentes; 3 óptico; 4 miopia; 5 glaucoma; 6 hipermetropia; 7 presbiopia; 8 convergentes; 9 daltonismo; 10 cristalino; 11 estrabismo; ambliopia.

5) Sentido que permite ao ser humano perceber a forma, a superfície, o volume e a temperatura dos corpos, as sensações de pressão, dor é prazer sexual:

A) olfato.
B) tato.
C) visão.
D) audição.
Resposta: b

6) O sentido do olfato permite que você sinta o cheiro das substâncias. Entretanto, esse sentido é quase rudimentar no ser humano, em comparação com os outros animais. O receptor externo do olfato é:

A) o cérebro.
B) a cóclea.
C) a papila fungiforme.
D) membrana olfativa.
Resposta: d

7) Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(      ) As pessoas que fumam muito têm a sensibilidade olfativa diminuída.
(      ) As pessoas gripadas têm sua sensibilidade gustativa diminuída.
(      ) A orelha interna é também chamada de caixa do tímpano.
(      ) A retina é a membrana mais externa do globo ocular.
(      ) O cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente biconvexa, localiza atrás da íris.
(      ) A miopia é uma anomalia caracterizada pela formação da imagem antes da retina.
(      ) O sabor salgado é sentido mais intensamente na região mediana e lateral da língua.
(      ) A perda do sentido da gustação é chamada de angina.
Resposta de cima para baixo: v, v, f, f, v, v, v, f

8) A perda do sentido da gustação chama-se:

A) ageusia.
B) cegueira.
C) surdez.
D) anosmia.
Resposta: a

9) Quando olhamos um objeto a imagem formada na retina fica:

A) invertida em relação ao objeto.
B) normal em relação ao objeto.
C) na transversal em relação ao objeto.
D) paralela em relação ao objeto.
Resposta: a

10) Em relação a visão humana o trajeto da luz emitida por um objeto até a retina é:

A) pupila,cristalino, córnea, humor aquoso, humor vítreo, retina.
B) humor aquoso, cristalino, pupila, humor vítreo, córnea, retina.
C) córnea, pupila, humor aquoso, cristalino, humor vítreo, retina.
D) cristalino, pupila, córnea, humor aquoso, humor vítreo, retina.
Resposta: c

Exercícios sobre os cinco sentidos humanos ciências ensino fundamental 7º e 8º anos.

1) Escreva nos quadrinhos os nomes dos meios transparentes do globo ocular:
Resposta: 1 humor aquoso; 2 cristalino; 3 humor vítreo; 4 córnea

2) Responda:
a) O que é conjuntivite?
Resposta: Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva e da superfície interior da pálpebra.  A conjuntiva é a camada exterior da parte branca do olho. O sintoma mais evidente é a vermelhidão do olho, sendo também comum a ocorrência de dor, ardor e prurido. O olho afetado pode também lacrimejar ou custar a abrir durante a manhã. A parte branca do olho pode-se apresentar inchada. O prurido é mais comum nos casos causados por alergias. A conjuntivite pode afetar apenas um ou ambos os olhos. A causa infecciosa mais comum é por viral.

3) Cite cuidados com a visão.
Resposta: evitar estudar ou trabalhar em lugares mal iluminados ou com excesso de luminosidade, não usar óculos sem recomendação médica, ao assistir à televisão, manter-se a distância mínima de 1,5 m da tela, não aproximar nem afastar demais o livro ou revista dos olhos, se entrar um cisco em seu olho, lave-o cuidadosamente com água, não usa colírios sem recomendação médica, nunca olhe diretamente para o sol etc.

4) Anomalia caracterizada pela formação da imagem antes da retina:

A) miopia.
B) hipermetropia.
C) presbiopia.
D) daltonismo.
Resposta: a

5) É o oposto da miopia, isto é, anomalia que ocorre quando a imagem é formada depois da retina:

A) presbiopia.
B) astigmatismo.
C) estrabismo.
D) hipermetropia.
Resposta: d

6) Abertura da íris que controla a entrada de luz para o interior do globo ocular:

A) cristalino.
B) íris.
C) pupila.
D) retina.
Resposta: c

7) Membrana mais interna do globo ocular, onde se formam as imagens:

A) esclerótica.
B) retina.
C) córnea.
D) pálpebras.
Resposta: b

8) Sobre as estruturas que protegem o globo ocular, julgue V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(     ) As lagrimas formam uma camada protetora na superfície do globo ocular que o protege contra a desidratação.
(     ) As glândulas lacrimais produzem as lagrimas, que são constituídas principalmente de água, sais minerais, amônia, ureia e cloreto de sódio.
(     ) Os cílios são encontrados nas bordas das pálpebras,  sua função é proteger os olhos.
(     ) As sobrancelhas ou supercílios correspondem a um conjunto de pelos existentes logo abaixo do nariz, sua função é impedir que o suor escorra para a boca.
(     ) As pálpebras são duas estruturas que protegem o globo ocular contra objetos estranhos e contra a desidratação.
(     )  A conjuntiva ocular é uma membrana delgada que reveste a região anterior do globo ocular e a superfície interna das pálpebras sua inflamação provoca a meningite.
A relação correta das afirmativas com julgamento verdadeiro ou falso de cima para baixo é:

A) V, F, V, V, F, V
B) F, F, F, V, V, F
C) V, F, V, F, V, F
D) F, F, V, F, F, V
Resposta: c

9) A língua possui regiões especiais para receber as impressões dos quatro sabores fundamentais.
Cada sabor é sentido com maior intensidade em determinada região da língua, assim podemos afirmar corretamente que:

A) na ponta, o doce é percebido com maior intensidade.
B) o sabor salgado é sentido na base da língua.
C) nas bordas, o amargo é melhor sentido.
D) o sabor azedo ou ácido é sentido na região mediana e lateral da língua.
Resposta: a

10) Através dos sentidos, o ser humano se relaciona com o meio ambiente e com os seus semelhantes. O receptor interno que interpreta o impulso neural transformando-o em percepção de alguma coisa, é:

A) cerebelo.
B) bulbo.
C) medula espinal.
D) cérebro.
Resposta: d

11) A orelha interna ou labirinto é dividida em 2 partes:

A) vestíbulo e caracol.
B) janela oval e janela redonda.
C) tuba auditiva e faringe.
D) pavilhão auditivo e conduto auditivo.
Resposta: a