Exercícios sobre moluscos identificando estruturas e características Ciências 7º ano ensino fundamental.

1) Observe a figura:
Tente identificar as estruturas indicadas do molusco representado na figura e, responda:


A) Qual é o nome da estrutura indicada pelo número 1?

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Resposta: concha

B) Em que moluscos a estrutura indicada pelo número 1 está ausente ou é muito rudimentar?
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Resposta: polvo, lula, lesma 

C) Qual é o nome da estrutura indicada pelo número 2?
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Resposta: pé

D) Qual a função dessa estrutura?
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Resposta: locomoção

E) Como a estrutura de número 2 está transformada nos cefalópodes?
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Resposta: em tentáculos

F) Como se chama a estrutura indicada pelo número 3? Qual a sua função?
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Resposta: Rádula. É uma língua com dentes de quitina; serve para raspar algas e outros alimentos de rochas.

2) (UNIFESP-2007) Esta é a turma do Bob Esponja:

Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrelado-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos respectivamente:

A) esponja-do-mar, estrela-do-mar, lula e caranguejo.
B) esponja-do-mar, lula, caranguejo e estrela-do-mar.
C) estrela-do-mar, esponja-do-mar, caranguejo e lula.
D) estrela-do-mar, lula, caranguejo e esponja-do-mar.
Resposta: b

3) Associe o Filo às suas características e assinale a alternativa que dê a correspondência CORRETA.
1. Mollusca                     ( ) Exoesqueleto quitinoso e pernas articuladas
2. Annelida                     ( ) Cordão nervoso dorsal e fendas faríngeas
3. Arthropoda                 ( ) Cutícula quitinosa e clitelo
4. Chordata                    ( ) Manto e rádula

A) 3 - 4 - 2 - 1
B) 3 - 4 - 1 - 2
C) 4 - 3 - 2 - 1
D) 4 - 1 - 2 - 3
Resposta: a

4) (PUC - SP-2006) Um restaurante apresenta o seguinte cardápio:
I. casquinha de siri.
II. salada de rúcula e agrião com lascas de queijos camembert e roquefort.
III. risoto de frutos do mar, contendo lula, marisco e camarão.
Considerando-se apenas os componentes descritos em I, II e III, é correto afirmar que fazem parte daquele cardápio:

A) artrópodes, moluscos, algas e fungos.
B) artrópodes, moluscos, fungos e angiospermas.
C) artrópodes, protocordados, algas e angiospermas.
D) moluscos, protocordados, algas e fungos.
Resposta: b

5) (UEMG-2007) Considere o esquema corporal de um animal representado na ilustração a seguir:
São características do grupo representado por esse animal, EXCETO:

A) Ausência de segmentação corpórea.
B) Presença de revestimento formado pelo manto.
C) Tubo digestório incompleto.
D) Sistema circulatório aberto.
Resposta: c

6) (ETEs-2007) A Esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma, verme que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.
Veja nas ilustrações a seguir o ciclo do Schistosoma e algumas das atividades humanas que facilitam a propagação da doença.
 
Assinale a alternativa que contém conhecimentos, hábitos e atitudes relacionados à disseminação da doença.
Resposta: e

7) (UFPR-2009) O caramujo gigante africano (Achatina fulica) foi introduzido no Brasil em meados dos anos 80 para ser usado como alimento. Entretanto, foi descoberto posteriormente que este molusco pode ser vetor de nematóides que podem causar sérias doenças. Além da questão sanitária, este animal causa um desequilíbrio em nossos ecossistemas devido ao seu sucesso reprodutivo e de adaptação ao nosso ambiente. No litoral do Paraná, devido a grande população deste caramujo, pode ser considerado como praga. Em contrapartida, são cada vez mais raros os registros de ocorrência de caramujos do gênero Megalobulimus, típicos de nossa região. Várias ações educativas têm sido desenvolvidas para eliminação da espécie exótica, entretanto é importante conhecer as diferenças entre as espécies, no intuito de evitar que a população elimine a espécie nativa.
A partir das informações apresentadas, considere as seguintes afirmativas:
1. O caramujo africano está dizimando o nativo por transmitir o nematóide causador da doença.
2. A diminuição da ocorrência do Megalobulimus em nada está relacionada a infestação do Achatina fulica, uma vez que são espécies que não competem pelo mesmo nicho ecológico.
3. Os nematóides são um grupo de protozoários que podem causar, entre outras doenças, a meningite e a malária.
4. Os impactos ecológicos causados pelo Achatina fulica fazem com que esta espécie exótica seja considerada também como uma espécie invasora.
Assinale a alternativa correta.

A) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
B) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
C) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Resposta: b

8. Um exemplo de molusco bivalve é:

A) o polvo
B) o marisco
C) a minhoca
D) a lula
Resposta: b

9) A palavra gastrópode quer dizer...

A) animais com concha, como os caracóis, lesmas e mexilhões.
B) animais com pés na cabeça, como o polvo e a lula.
C) animais com pés no estômago, como caramujos, lesmas e caracóis.
D) seres vivos dotados de estômagos químicos e físicos (mecânicos).
Resposta: c

10) Um exemplo de molusco sem concha é o...

A) polvo, um cefalópode.
B) marisco, um bivalve.
C) caracol, um gastrópode.
D) mexilhão, um univalve.
Resposta: a

11) (UECE) Nos moluscos, o órgão constituído de uma membrana epidérmica, que possui glândulas
responsáveis pela secreção da concha é o (a):

A) rádula
B) papo
C) manto
D) pé
Resposta: c

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