Exercícios sobre os seres vivos, ecossistema, população e comunidade ciências 6º e 7º anos.

1) Gralha-azul é uma ave que vive nas árvores da mata de araucárias, típica da Região Sul do Brasil. Sendo o principal dispersor de sementes do pinheiro-do-paraná.
O texto indica:

A) O habitat da Gralha-azul.
B) O indivíduo, Gralha-azul.
C) A população da Gralha-azul.
D) O nicho ecológico da Gralha-azul.
Resposta. a


2) Representa o conjunto de interações dos diversos seres vivos entre si, e desses seres com fatores do ambiente físico, como luz temperatura, solo, umidade, salinidade e ar. Alimentação, busca de abrigo e respiração são algumas dessas interações. O texto esta falando sobre :

A) biodiversidade.
B) comunidade.
C) ecossistema.
D) biosfera.
Resposta: c

3) Conforme a maneira pela qual obtêm seus nutrientes, os seres vivos podem se classificados em produtores, consumidores ou decompositores. O ser humano é um animal, e os animais são seres:

A) produtores.
B) consumidores.
C) decompositores.
D) nenhuma das alternativas.
Resposta: b

4) São seres vivos que se alimentam de restos de outros seres, tais como corpos mortos de animais e vegetais, fezes e urina. Esses seres são classificados:

A) de produtor.
B) de decompositor.
C) de consumidor.
D) nenhuma das alternativas.
Resposta: b

5) (PUC-SP) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:

A) biótopo
B) ecossistema
C) biomassa
D) bioma
Resposta: b

6) (MOGI) Ao conjunto de indivíduos de diferentes espécies habitando determinada área dá-se o nome de:

A) ecossistema
B) comunidade
C) população
D) bioma
Resposta: b

7) O ambiente descrito, com inúmeros animais e vegetais, à beira de um charco de água doce que, durante o dia, sofre flutuações de temperatura, luminosidade, maior ou menor pH e até alterações de salinidade, poderá ser classificado como um exemplo de:

A) biosfera
B) biótipo
C) biomassa
D) ecossistema
Resposta: d

8) (CESCEM) São ecossistemas todos os exemplos abaixo, EXCETO:

A) uma lagoa.
B) um pasto.
C) uma colônia de corais.
D) o solo.
Resposta: c

9) Indivíduos de diversas espécies, que habitam determinada região, constituem:

A) um bioma.
B) uma sociedade.
C) uma população.
D) uma comunidade.
Resposta: d

10) Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes:

A) cinco populações.
B) seis populações.
C) duas comunidades.
D) seis comunidades.
Resposta: b

11) (UERJ) Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos. Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes

A) nichos.
B) habitats.
C) mimetismos.
D) competições.
Resposta: a

12) (UFC) Uma espécie de anfíbio apresenta fase larval aquática e onívora e fase adulta terrestre e carnívora. Nessa frase, encontramos os conceitos de:

A) teia alimentar e habitat.
B) biocenose e pirâmide de energia.
C) teia alimentar e nicho ecológico.
D) habitat e nicho ecológico.
Resposta: d

13) (PUC-RS) Em qual nível ecológico um fazendeiro que pretenda determinar a taxa anual de aumento no número de cabeças de gado de sua criação, a fim de explorá-la de maneira sustentável, irá abordar esta questão?

A) Ecossistema.
B) Comunidade.
C) População.
D) Indivíduo.
Resposta: c

Nenhum comentário:

Postar um comentário